Rogers Stirk Harbor + Partners projetam torre comercial metálica em Shenzhen

Rogers Stirk Harbour + Partners, juntamente com AUBE Conception, ganharam o concurso de arquitetura para o projeto da Torre Qianhai Financial Holdings, um edifício comercial de uso misto no centro do distrito de Qianhai em Shenzhen, China. Com 220 m de altura, a torre revestida de chapa metálica bronze incluirá um lobby com pé direito triplo, um átrio central e terraços abertos, todos elevados e apoiados em quatro colunas monumentais.

Rogers Stirk Harbor + Partners projetam torre comercial metálica em Shenzhen - Imagem 1 de 5Rogers Stirk Harbor + Partners projetam torre comercial metálica em Shenzhen - Imagem 2 de 5Rogers Stirk Harbor + Partners projetam torre comercial metálica em Shenzhen - Imagem 3 de 5Rogers Stirk Harbor + Partners projetam torre comercial metálica em Shenzhen - Imagem 4 de 5Rogers Stirk Harbor + Partners projetam torre comercial metálica em Shenzhen - Mais Imagens

Às quatro mega colunas construídas a partir do pavimento térreo contrastam com a retilinearidade da torre e permitem que a laje primária seja elevada três pavimentos acima do nível da rua, criando um espaço público de fluxo livre no térreo. Para promover ainda mais o senso de comunidade, os arquitetos incluíram um novo parque, lojas de varejo subterrâneas e conexões com o metrô no projeto.

Os três terraços com pé direito triplo estão integrados à torre, como "vilas verticais" que emolduram a vista das montanhas, da baía de Qianhai e do rio. Cada terraço foi projetado de forma orgânica e escultural, com acabamento metálico associado à vista enquadrada: um tom de cobre para a margem do rio, prata para a baía e ouro para as montanhas. A cobertura da torre apresenta uma estrutura de vidro reflexivo, que refrata a luz do sol e projeta feixes de luz suaves até seis pavimentos abaixo, através de um átrio central. À noite, essas palhetas refletem a luz vinda do interior, criando uma claraboia na cobertura.

"Nossa proposta traz uma escala humana e uma identidade externa a um edifício alto e elegante no centro da cidade, da rua ao céu. Expandindo nossa experiência, este edifício discreto compreende um espaço de trabalho simples e flexível voltado para o futuro, ao lado de espaços focais expressivos e dinâmicos que, juntos, servirão às comunidades locais de trabalho nos próximos anos. O térreo é inteiramente dedicado a espaços ativos e acessíveis para todos; um compromisso com o domínio público que se estende além da pegada do prédio em um parque vizinho. Um marco para o cidadão e para a cidade".- Ivan Harbor, sócio sênior, RSHP

Rogers Stirk Harbor + Partners projetam torre comercial metálica em Shenzhen - Imagem 2 de 5
Cortesia de Rogers Stirk Harbour + Partners (RSHP)

De acordo com Simon Tonks, Associado Sênior da RSHP, o projeto oferece uma abordagem flexível e sustentável, com uma solução de eficiência energética e funcional para o tecido da cidade. O edifício priorizará a saúde pública com um sistema de fachada respirável, naturalmente ventilado, espaços de planta aberta e espaços comunitários internos e externos com pé direito triplo, que atendem a uma era pós-pandêmica, que promove a conexão dos indivíduos com o exterior.

Rogers Stirk Harbor + Partners projetam torre comercial metálica em Shenzhen - Imagem 4 de 5
Cortesia de Rogers Stirk Harbour + Partners (RSHP)

Em outra competição organizada pelo Aeroporto de Shenzhen, o RSHP e o China Northeast Architectural Design & Research Institute (CNADRI) venceram a competição para projetar o Terminal 4 do Aeroporto Internacional Bao'an, em Shenzhen, China. O projeto vencedor oferecerá um novo edifício de 400.000 m² com conexões para a infraestrutura de transporte existente e nova, bem como um espaço que promove a interação e o bem-estar dos passageiros, ao mesmo tempo, em que mantém um ambiente pós-pandêmico seguro.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Rogers Stirk Harbor + Partners projetam torre comercial metálica em Shenzhen" [Rogers Stirk Harbour + Partners Design Elevated Metallic Commercial Tower in Shenzhen] 05 Jul 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963802/rogers-stirk-harbor-plus-partners-projetam-torre-comercial-metalica-em-shenzhen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.