Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos

Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 2 de 23Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 3 de 23Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 4 de 23Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 5 de 23Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Mais Imagens+ 18

Você moraria em uma casa construída em uma fábrica? A evolução tecnológica no projeto e produção arquitetônica está trazendo mudanças inegáveis na maneira como pensamos e construímos a arquitetura. A possibilidade de materializar uma casa através de um sistema de peças fabricadas industrialmente em uma área fora do canteiro final da obra abriu a porta para muitos arquitetos investigarem e experimentarem novos materiais e tecnologias alimentados pela fabricação digital.

Algumas das principais razões para o desenvolvimento crescente dessas indústrias são provavelmente as vantagens que elas oferecem em termos de custos e tempos de produção, além de outros aspectos relevantes, como a baixa exigência de mão-de-obra ou ainda a possibilidade de minimizar o desperdício. A incorporação da automação dentro destes processos arquitetônicos também tem desempenhado um papel fundamental: seja na fase de projeto (através da incorporação de softwares paramétricos ou programas que permitem simular o comportamento dos materiais), ou na fase de construção (com fabricação digital utilizando robôs, drones, impressoras 3D ou máquinas CNC), a automação permitiu a melhoria das etapas de desenvolvimento das obras, apresentando vantagens significativas em relação à otimização dos recursos, maior precisão na execução das tarefas e maior controle para a redução de falhas e imprevistos.

Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 13 de 23
Utilización de robots para construir módulos estructurales de madera en la ETH . Image Cortesía de ETH Zurich

Uma das formas mais comuns de incorporar métodos digitais e processos automatizados no desenvolvimento de um projeto talvez seja a pré-fabricação. Através dela, os arquitetos podem ter certos componentes e subsistemas de seus projetos produzidos (em série ou de forma personalizada) por fábricas especializadas que serão encarregadas de desenvolvê-los usando ferramentas com um grau mais elevado de tecnificação. Estes componentes serão então transferidos para seu destino final, onde serão montados para dar forma à obra. É necessário esclarecer que os graus de pré-fabricação também variam, desde sistemas produzidos completamente em fábricas, que são então transportados até seu local final em sua totalidade, com sua forma final e até mesmo todos os acabamentos internos e externos (esta possibilidade depende do tamanho final da obra) ou segmentados em módulos ou peças (e montados no destino quase como se fossem móveis da marca IKEA); até sistemas parcialmente pré-fabricados, que podem então, no canteiro, ser combinados com outros métodos de construção in-loco.

Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 12 de 23
Interior de una fábrica de construcción modular. Image Cortesía de Modular Building Institute (MBI)

Para fornecer uma visão técnica e material deste tipo de arquitetura, apresentamos uma seleção de 10 projetos de residências permanentes e temporárias (de escritórios e abrigos até habitações) na América Latina, com seus respectivos detalhes construtivos:

Argentina

Ateliê de madeira / Berzero Jaros

  • Localização: Córdoba, Argentina
  • Ano: 2018

"A obra foi pré-fabricada em oficina e logo montada no local. O sistema de apoio é resolvido por meio de delicadas pranchas que se deslocam pelo terreno, evitando o contato da madeira com a umidade do solo. A estrutura principal de vigas e pilares de madeira rígida foi proposta em Grapia de 3”x 4” simplificando o sistema a uma única secção. Toda a estrutura é envolvida por placas fenólicas de 18 mm revestidas em Araucária, criando uma superfície contínua sobre a face externa (...)"

Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 15 de 23
Ateliê de madera / Berzero Jaros. Image © Constanza Otero
Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 6 de 23
Ateliê de madera / Berzero Jaros. Image

Casa em Delta / Matías Cosenza Arquitecto

  • Localização: Belén de Escobar, Argentina
  • Ano: 2019

"À excessão da base, a casa foi pré-fabricada em uma fábrica a cerca de 20 km de distância, em local de fácil acesso, o que facilitou o controle e o andamento da obra, pois não estava exposta ao clima. A pré-fabricação foi realizada com painéis industriais de madeira do tipo SIP, esses painéis 244 x 122 são os que modulam toda a casa para evitar desperdícios. São painéis fáceis de transportar devido ao peso e tamanho, além de ter bom isolamento térmico servindo como parede principal. Na fábrica, foi realizada a construção completa da casa, e cada painel foi rotulado antes da desmontagem."

Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 18 de 23
Casa em Delta / Matías Cosenza Arquitecto. Image © Bruto Estudio
Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 7 de 23
Casa em Delta / Matías Cosenza Arquitecto. Image

Residência Hüga / Grandio

  • Localização: Córdoba, Argentina
  • Ano: 2019

"Hüga é uma residência que pode ser instalada em um dia (sem a necessidade de obras preliminares como fundações). Para a fabricação da Hüga foi escolhido um sistema de moldes e formas de polímeros leves, especificamente projetado para poder construir a "casca estrutural" da casa em um tempo de construção muito curto.  O tamanho e o peso da casa mobilizou a equipe para desenvolver junto com especialistas, a engenharia para a montagem em carros/caminhões, sua transferência e posterior entrega no lote de destino."

Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 17 de 23
Casa Hüga / Grandio. Image © Gonzalo Viramonte
Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 9 de 23
Casa Hüga / Grandio. Image

Brasil

Refúgio São Chico / Studio Paralelo

  • Localização: São Francisco de Paula, Brasil
  • Ano: 2007

"A casa foi pensada a partir de uma lógica estrutural simples, com módulos de 1.20 x 1.20m estruturada por perfis metálicos (steel frame) sobre laje em concreto armado. Isso permitiu, por um lado, agilidade na construção - diminuindo o tempo de trabalho em canteiro - e facilitou o controle sobre o processo construtivo, pois a estrutura metálica foi toda executada em um galpão em Porto Alegre, a 100 km do terreno. Depois de duas semanas, todos os módulos de paredes e fechamentos estavam sendo transportados para sua montagem final no terreno."

Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 16 de 23
Refúgio em São Chico / Studio Paralelo. Image © Eduardo Aigner
Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 11 de 23
Refúgio em São Chico / Studio Paralelo. Image

Minimod / MAPA

  • Localização: Maquiné, Brasil
  • Ano: 2013

"MINIMOD nasce de uma lógica sistemática. Sua portabilidade é essencial para sua flexibilidade externa nômade. Sua produção em série pré-fabricada emprega a tecnologia do sistema steelframe e permite ao cliente a definição de seu programa de necessidades, a escolha dos acabamentos e opções de automação. Dependendo da composição dos módulos, podem-se abrigar diversos usos que vão desde um compacto refúgio de final de semana, pequenos showrooms para eventos, até programas mais amplos e elaborados, como hotéis e pousadas."

Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 14 de 23
Minimod / MAPA. Image © Leonardo Finotti
Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 4 de 23
Minimod / MAPA. Image

Chile

Casa FENIX / Equipo UTFSM

  • Localização: Valparaíso, Chile
  • Ano: 2015

"Os habitantes puderam propor a distribuição dos espaços para suas casas através de módulos prefabricados  em escala, devidamente identificados. Posteriormente, os arquitetos interpretaram as necessidades peculiares de cada família, e essas foram consideradas no desenho final. A estrutura principal fica aparente, e foi prefabricada em madeira. Ela fica envolta pelo piso, cobertura e muros, com diferentes materiais locais provenientes de nossa indústria. O envoltório opaco da habitação foi calculado para adaptar-se eficientemente à zona climática específica da latitude de Valparaíso"

Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 21 de 23
Casa FENIX / Equipo UTFSM. Image © María Cirano
Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 2 de 23
Casa FENIX / Equipo UTFSM. Image

Casa Amarela / Alejandro Soffia

  • Localização: Pucon, Chile
  • Ano: 2019

"Optei pela pré-fabricação como estratégia para construir meus projetos, mas também para aproveitar suas virtudes durante o processo de desenho. Neste projeto, o sistema não é utilizado apenas no aspecto construtivo da casa, mas também na forma de pensá-la e desenhá-la. Parte-se da ideia de que a criação de um sistema pré-fabricado que tenha um bom projeto arquitetônico, pode reproduzir essa qualidade quantas vezes forem necessárias, conservando todos os benefícios clássicos da pré-fabricação, como acelerar o processo de construção, ter mais controle sobre a qualidade dos elementos de construção e controle da redução de custos."

Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 20 de 23
Casa Amarela / Alejandro Soffia. Image © Juan Durán Sierralta
Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 8 de 23
Casa Amarela / Alejandro Soffia. Image

Uruguai

Casa REPII / VivoTripodi

  • Localização: Canelones, Uruguai
  • Ano: 2018

"A construção de projetos em locais remotos ou de difícil acesso, faz atentar em muitas ocasiões contra o estado natural do lote, o envio de materiais, o controle sobre a obra, entre outras coisas. A construção modular pré-fabricada ajuda a mitigar estes fatores, já que a casa se constrói em um entorno fechado, alheio a fatores climáticos, próxima a todo tipo de fornecimento material e, em geral, próximo ao escritório de arquitetura ou ao cliente para logo ser enviada (por caminhão) a seu destino final, o terreno, em repouso semi-permanente. A intervenção no terreno foi mínima e seu estado natural foi alterado minimamente mantendo sua essência natural. Uma paisagem grata."

Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 19 de 23
Casa REPII / VivoTripodi. Image © Marcos Guiponi
Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 10 de 23
Casa REPII / VivoTripodi. Image

Casa Luanda / Fábrica de casas

  • Localização: José Ignacio, Uruguai
  • Ano: 2020

"A Fábrica de casas responde à necessidade do cliente de não ter obra, optando por uma baixa incidência no lugar e na paisagem. Localizada na orla da mata nativa, é quase um objeto, uma caixa que integra à paisagem. Esta madeira foi escolhida para permitir a sua oxidação de forma natural, é um material que verá o tempo passar sem a necessidade de manutenção e estará modificando sua cor e textura, como a mata nativa."

Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 23 de 23
Casa Luanda / Fábrica de casas. Image © Marcos Guiponi
Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 5 de 23
Casa Luanda / Fábrica de casas. Image

Casa Solís / Fábrica de casas

  • Localização: Solís, Uruguai
  • Ano: 2020

"Os clientes escolheram Fábrica de Casas em busca de uma arquitetura industrializada e transportável, a ser construída com uma equipe especializada, dando valor à otimização entre conforto, qualidade dos acabamentos, tempo e custo. Os materiais utilizados na parte externa, chapas de metal e madeira de ipê, não necessitam de nenhum tipo de tratamento ou manutenção, permitindo a passagem do tempo e se transformando sem deterioração".

Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 22 de 23
Casa Solís / Fábrica de casas. Image © Marcos Guiponi
Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos - Imagem 3 de 23
Casa Solís / Fábrica de casas. Image

Você moraria em uma casa produzida em uma fábrica? Você pode nos deixar sua opinião sobre isso na seção de comentários. Além disso, convidamos você a nos dizer o que você entende por automação na arquitetura (e como você acha que ela afeta o processo de projeto). Os comentários da Pergunta Aberta deste mês serão selecionados e publicados em um artigo futuro.

Este artigo é parte do tópico do mês do ArchDaily: Automação na Arquitetura. A cada mês exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e trabalhos. Saiba mais sobre nossos temas. E como sempre, o ArchDaily valoriza as contribuições de nossos leitores. Se você gostaria de enviar um artigo ou um trabalho, por favor entre em contato conosco.

Publicado originalmente em 5 de junho de 2021, atualizado em 24 de junho de 2022.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maiztegui, Belén. "Arquitetura construída em fábricas? 10 casas pré-fabricadas e seus detalhes construtivos" [ ¿Arquitectura construida en fábricas? 10 casas prefabricadas y sus detalles constructivos ] 28 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963483/arquitetura-construida-em-fabricas-10-casas-pre-fabricadas-e-seus-detalhes-construtivos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.