Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos

Gottfried Böhm, o primeiro arquiteto alemão a receber o prestigioso Prêmio Pritzker, faleceu aos 101 anos, segundo informações da Deutsche Welle e WDR.

Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos - Imagem 2 de 5Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos - Imagem 3 de 5Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos - Imagem 4 de 5Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos - Imagem 5 de 5Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos - Mais Imagens

Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos - Imagem 2 de 5
Igreja de Peregrinação de Neviges. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Nascido em uma família de arquitetos, Böhm começou a trabalhar na empresa de seu pai, Dominikus, após estudar engenharia e escultura na Technische Hochschule e na Academia de Belas Artes de Munique, respectivamente. Depois de trabalhar na Alemanha e nos Estados Unidos e após o falecimento de seu pai, Böhm assumiu, em 1955, a liderança do escritório, que tinha sede em Colônia.

Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos - Imagem 3 de 5
Igreja de Peregrinação de Neviges. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Por alguns anos, as encomendas de Böhm seguiram o legado de seu pai. Nesse período inicial, que se estendeu até a década de 1960, Böhm trabalhava exclusivamente com igrejas – seguindo os passos de seu genitor, renomado arquiteto de igrejas e catedrais católicas. No entanto, segundo Isabella Baranyk "Gottfried se afastou do estilo expressionista de Dominikus, passando a explorar superfícies geométricas limpas, muitas vezes materializadas em tijolo vermelho com pequenos elementos de vidro. Para o arquiteto, cones, pirâmides e cilindros empilhados criam uma representação clara e direta do sagrado."

Sua preocupação com o espaço urbano e a inspiração nas formas tradicionais são visíveis ao longo de toda a sua carreira. Como disse uma vez o arquiteto, "o futuro da arquitetura não está tanto em continuar a preencher a paisagem, mas em trazer de volta a vida e a ordem às nossas cidades". Em 1986, Böhm se tornou o primeiro arquiteto alemão a receber o Prêmio Pritzker. Na ocasião, o júri comentou que "sua obra bastante evocativa combina muito do que herdamos de nossos ancestrais com aquilo que adquirimos recentemente."

Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos - Imagem 4 de 5
Prefeitura de Bensberger. Imagem © Dr. Norbert Lange | Shutterstock

Embora a maioria de seus projetos mais notáveis tenha sido construída na Alemanha – como a Igreja de Peregrinação de Neviges (1968), a Prefeitura de Bensberger (1969) e o Museu da Diocese (1975) – Böhm e sua família ergueram duas igrejas no Brasil: a Catedral São Paulo Apóstolo e a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, localizadas nas cidades catarinenses de Blumenau e Brusque, respectivamente.

Em 2016, a rotina de Böhm foi registrada em Concrete Love: The Böhm Family, filme premiado dirigido por Maurizius Staerkle-Drux que documenta as relações do falecido arquiteto com sua família e colegas e as inspirações por trás de seus trabalhos. Vencedor do Prêmio Goethe de Documentários de 2016, o júri comentou na ocasião que "o filme cria uma impressão duradoura dos edifícios e das pessoas."

Via Deutsche Welle, WDR, Pritzker Prize.

Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos - Imagem 5 de 5
Igreja Matriz São Luiz Gonzaga em Brusque-SC. Imagem © Ronaldo Azambuja

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos" [Pritzker Prize Laureate Gottfried Böhm Passes Away at 101] 11 Jun 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963215/gottfried-bohm-arquiteto-alemao-vencedor-do-premio-pritzker-morre-aos-101-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.