Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos

Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos

Gottfried Böhm, o primeiro arquiteto alemão a receber o prestigioso Prêmio Pritzker, faleceu aos 101 anos, segundo informações da Deutsche Welle e WDR.

Igreja de Peregrinação de Neviges. Imagem © Laurian GhinitoiuIgreja de Peregrinação de Neviges. Imagem © Laurian GhinitoiuPrefeitura de Bensberger. Imagem © Dr. Norbert Lange | ShutterstockIgreja Matriz São Luiz Gonzaga em Brusque-SC. Imagem © Ronaldo Azambuja+ 5

Igreja de Peregrinação de Neviges. Imagem © Laurian Ghinitoiu
Igreja de Peregrinação de Neviges. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Nascido em uma família de arquitetos, Böhm começou a trabalhar na empresa de seu pai, Dominikus, após estudar engenharia e escultura na Technische Hochschule e na Academia de Belas Artes de Munique, respectivamente. Depois de trabalhar na Alemanha e nos Estados Unidos e após o falecimento de seu pai, Böhm assumiu, em 1955, a liderança do escritório, que tinha sede em Colônia.

Igreja de Peregrinação de Neviges. Imagem © Laurian Ghinitoiu
Igreja de Peregrinação de Neviges. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Por alguns anos, as encomendas de Böhm seguiram o legado de seu pai. Nesse período inicial, que se estendeu até a década de 1960, Böhm trabalhava exclusivamente com igrejas – seguindo os passos de seu genitor, renomado arquiteto de igrejas e catedrais católicas. No entanto, segundo Isabella Baranyk "Gottfried se afastou do estilo expressionista de Dominikus, passando a explorar superfícies geométricas limpas, muitas vezes materializadas em tijolo vermelho com pequenos elementos de vidro. Para o arquiteto, cones, pirâmides e cilindros empilhados criam uma representação clara e direta do sagrado."

Sua preocupação com o espaço urbano e a inspiração nas formas tradicionais são visíveis ao longo de toda a sua carreira. Como disse uma vez o arquiteto, "o futuro da arquitetura não está tanto em continuar a preencher a paisagem, mas em trazer de volta a vida e a ordem às nossas cidades". Em 1986, Böhm se tornou o primeiro arquiteto alemão a receber o Prêmio Pritzker. Na ocasião, o júri comentou que "sua obra bastante evocativa combina muito do que herdamos de nossos ancestrais com aquilo que adquirimos recentemente."

Prefeitura de Bensberger. Imagem © Dr. Norbert Lange | Shutterstock
Prefeitura de Bensberger. Imagem © Dr. Norbert Lange | Shutterstock

Embora a maioria de seus projetos mais notáveis tenha sido construída na Alemanha – como a Igreja de Peregrinação de Neviges (1968), a Prefeitura de Bensberger (1969) e o Museu da Diocese (1975) – Böhm e sua família ergueram duas igrejas no Brasil: a Catedral São Paulo Apóstolo e a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, localizadas nas cidades catarinenses de Blumenau e Brusque, respectivamente.

Em 2016, a rotina de Böhm foi registrada em Concrete Love: The Böhm Family, filme premiado dirigido por Maurizius Staerkle-Drux que documenta as relações do falecido arquiteto com sua família e colegas e as inspirações por trás de seus trabalhos. Vencedor do Prêmio Goethe de Documentários de 2016, o júri comentou na ocasião que "o filme cria uma impressão duradoura dos edifícios e das pessoas."

Via Deutsche Welle, WDR, Pritzker Prize.

Igreja Matriz São Luiz Gonzaga em Brusque-SC. Imagem © Ronaldo Azambuja
Igreja Matriz São Luiz Gonzaga em Brusque-SC. Imagem © Ronaldo Azambuja

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos" [Pritzker Prize Laureate Gottfried Böhm Passes Away at 101] 11 Jun 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963215/gottfried-bohm-arquiteto-alemao-vencedor-do-premio-pritzker-morre-aos-101-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.