Transporte em cápsula idealizado por Elon Musk pode chegar ao Brasil

Transporte em cápsula idealizado por Elon Musk pode chegar ao Brasil

Um transporte em formato de cápsula que se movimenta por propulsão magnética, locomove pessoas e mercadorias a até 1.200 km/h e utiliza energia renovável. Essa ideia futurista pode se tornar realidade no Brasil graças à empresa Hyperloop Transportation Technologies, que desenvolve e licencia o hyperloop – tecnologia de mobilidade urbana criada pelo empresário Elon Musk, da Tesla.

Parecido com um avião sem asas e turbinas, o hyperloop tem capacidade para até 50 passageiros e funciona em um ambiente de baixa pressão, o que permite que ele opere em alta velocidade com quase zero atrito.

Imagem: Divulgação | HyperloopImagem: Divulgação | HyperloopImagem: Divulgação | HyperloopProjeto piloto em Toulouse, na França. Foto: Divulgação | Hyperloop+ 6

No Brasil, já há um estudo de viabilidade em andamento em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A rota ligaria a capital do estado, Porto Alegre, à Serra Gaúcha.

Imagem: Divulgação | Hyperloop
Imagem: Divulgação | Hyperloop

A iniciativa conta com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que irá realizar a análise das condições ambientais, socioeconômicas e de retorno financeiro do investimento para a localidade.

A HyperloopTT ainda firmou parceria com a Eletrobras, maior empresa brasileira de geração e transmissão de energia, para identificar possibilidades de construção da infraestrutura.

Imagem: Divulgação | Hyperloop
Imagem: Divulgação | Hyperloop

Hyperloop no mundo

Além do Brasil, a HyperloopTT já firmou acordo com dez governos ao redor do mundo. Em Toulouse, na França, os testes já estão sendo realizados, sendo a única empresa do ramo a já realizar experimentos e a implementar um guia de segurança público do hyperloop, que regula e detalha como é o sistema em questão.

Projeto piloto em Toulouse, na França. Foto: Divulgação | Hyperloop
Projeto piloto em Toulouse, na França. Foto: Divulgação | Hyperloop

O primeiro protótipo comercial será lançado em 2023, nos Emirados Árabes, e funcionará inicialmente como um centro de experiência onde as pessoas poderão conhecer a tecnologia e posteriormente irá operar uma rota de forma definitiva.

Cápsula para transporte usada para testes na França. Foto: Divulgação | Hyperloop
Cápsula para transporte usada para testes na França. Foto: Divulgação | Hyperloop

Única empresa do ramo que tem escalabilidade e capacidade de transportar passageiros e cargas, a HyperloopTT quer integrar o Brasil à corrida mundial pela inovação nos modais, que precisam focar cada vez mais na experiência do usuário, na expansão das fronteiras das grandes cidades e na promoção do desenvolvimento sustentável.

Via Ciclovivo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Transporte em cápsula idealizado por Elon Musk pode chegar ao Brasil" 04 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962738/transporte-em-capsula-idealizado-por-elon-musk-pode-chegar-ao-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.