Arquitetura eslovena contemporânea em oito projetos residenciais

A arquitetura eslovena contemporânea nasce da fusão entre tradição e modernidade, entre arquitetura e paisagem. Profundamente enraizada na cultura local, a arquitetura contemporânea eslovena emerge em meio a uma paisagem tão vasta quando pinturesca. A geografia do país moldou ao longo dos séculos uma arquitetura híbrida tanto em forma quanto em conteúdo. Como um desdobramento da arquitetura modernista produzida por alguns dos mais importantes arquitetos do país, entre eles Max Fabiani, Ivan Vurnik e Jože Plečnik, a arquitetura contemporânea eslovena procura expandir continuamente suas raízes, arraigadas profundamente a esse território.

Arquitetura eslovena contemporânea em oito projetos residenciais  - Imagem 3 de 11Arquitetura eslovena contemporânea em oito projetos residenciais  - Imagem 4 de 11Arquitetura eslovena contemporânea em oito projetos residenciais  - Imagem 1 de 11Arquitetura eslovena contemporânea em oito projetos residenciais  - Imagem 5 de 11Arquitetura eslovena contemporânea em oito projetos residenciais  - Mais Imagens+ 6

Arquitetura eslovena contemporânea em oito projetos residenciais  - Imagem 3 de 11
© Miran Kambič

Procurando apresentar um panorama da arquitetura residencial contemporânea na Eslovênia, os seguintes projetos exploram algumas das características mais peculiares deste país: uma população amplamente dispersa e diversa. Neste contexto, a capital Ljubljana opera como o único grande centro de gravidade, ao redor da qual se organizam alguns pequenos núcleos como as cidades de Maribor, Celje e Kranj. Ao longo deste vasto e esparso território de características majoritariamente rurais, a arquitetura vai se acomodando sem pressa e com total liberdade, apropriando-se das características locais específicas e técnicas construtivas tradicionais para poder aproveitar ao máximo a estonteante beleza de sua vasta paisagem.

House MJ / kombinat

Arquitetura eslovena contemporânea em oito projetos residenciais  - Imagem 4 de 11
© Matjaž Tančič & Klemen Ilovar

A Residência MJ está nos arredores de um pedaço de pasto que foi uma vez subdesenvolvido entre residências e a borda da floresta. A casa fica separada da estrada, em uma encosta mais acima, com vista para a cidade de Novo Mesto. Devido às vistas e à configuração do terreno, a casa se abre para o noroeste. Com a leve separação de níveis ela se adapta ao terreno e ao mesmo tempo separa a área de estar da área de dormir.

Residência unifamiliar em Curile / 3biro

Arquitetura eslovena contemporânea em oito projetos residenciais  - Imagem 7 de 11
© Miran Kambič

Bela Krajina ou Krajina Branca é uma pequena região rural no sudeste da Eslovênia caracterizada por seus pequenos cerros, exuberantes florestas e vastos vinhedos. A ideia de combinar a arquitetura tradicional com soluções construtivas contemporâneas veio do desejo dos clientes em explorar maiores vãos. Através de seus generosos espaços, a estrutura de madeira da casa ecoa uma série de princípios tradicionais de construção, conectando arquitetura e paisagem de uma forma quase poética.

Uma Casa para os Melhores Anos / Biro Gašperič

Arquitetura eslovena contemporânea em oito projetos residenciais  - Imagem 9 de 11
© Virginia Vrecl

Projetada para um casal experiente que buscava um lugar tranquilo para passar suas melhores primaveras, a casa para os melhores anos acopla-se delicadamente na suave inclinação natural do terreno e na pictórica paisagem de Velosovo, Eslovênia. Desta forma, a casa se mantém paralela ao perfil natural do terreno, proporcionando um equilíbrio mágico entre a paisagem natural e construída.

Simple House / Scapelab

Arquitetura eslovena contemporânea em oito projetos residenciais  - Imagem 5 de 11
© Bor Dobrin

A Simple House é uma pequena e simples casa unifamiliar localizada na pitoresca área de Kropa, Eslovênia. De forma arquetípica, composta por um volume simples e um telhado em dias águas, a Simples House encaixa-se perfeitamente em seu contexto de pequenas casas rurais isoladas em meio a vasta paisagem. Apesar de sua abordagem bastante tradicional, a Simple House se revela moderna e contemporânea em seus detalhes e materialidade.

Residência Chimney / Dekleva Gregorič architects

Arquitetura eslovena contemporânea em oito projetos residenciais  - Imagem 10 de 11
© Flavio Coddou

O desenho da moradia está baseado principalmente nas regras da arquitetura local. Respeita a morfologia do tradicional contexto construído, referindo-se ao predomínio do tipo de cobertura de duas águas e respeitando seus parâmetros volumétricos e materiais. Por outro lado, a residência marca a transformação tipológica gerada pela especificidade dos usuários.

Residência M / SoNo Arhitekti

Arquitetura eslovena contemporânea em oito projetos residenciais  - Imagem 2 de 11
© Žiga Lovšin

A Residência M encontra-se em uma área que representa uma típica paisagem eslovena. Por isso, o desenho surge de elementos arquitetônicos padrão dentre os quais, um é dominante - a cobertura de duas águas. A residência é composta por três volumes alongados com uma cobertura simétrica de duas águas, que se estabelece criando uma organização dinâmica. Acomoda e atende às necessidades da família moderna e oferece o mais alto nível de conforto e qualidade de vida.

Casa em Golo / ARK Arhitektura Krušec

Arquitetura eslovena contemporânea em oito projetos residenciais  - Imagem 8 de 11
© Miran Kambič

No caso da Casa em Golo, que está situada num entorno pitoresco com vistas para as montanhas Julijske, Karavanke e Kamniško-Savinjske, uma das características essenciais do terreno onde se edificou a casa é a cor e a textura do solo. A estrutura da casa segue a tectônica em camadas do terreno que foi escavado para que a edificação fosse inserida.

Casa de Madeira / studio PIKAPLUS

Arquitetura eslovena contemporânea em oito projetos residenciais  - Imagem 11 de 11
© MIHA BRATINA

A casa de madeira é um edifício residencial que incorpora a elusiva qualidade arquitetônica de desfazer a linha entre espaços internos e externos. Ela foi desenhada com a intenção de proporcionar um refúgio resiliente contra o clima adverso, enquanto cria-se um entorno interno que reproduz a sensação de estar ao ar livre. Os interiores de madeira estão protegidos por uma duradoura casca externa.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Arquitetura eslovena contemporânea em oito projetos residenciais " [Building Slovenia: New Housing Projects Rethinking Rural Life] 12 Jun 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962054/arquitetura-eslovena-contemporanea-em-oito-projetos-residenciais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.