UN Studio projeta novo congresso e centro de conferências nos Países Baixos

O UNStudio faz parte do consórcio que recentemente ganhou a competição para projetar um novo Centro de Congressos e Conferências nos Países Baixos, um projeto que visa estabelecer ainda mais a região de Brainport Eindhoven como um dos centros de tecnologia líderes da Europa. O Centro de Congressos Elysion pretende expandir um local existente, com programa similar, buscando baixo impacto nos arredores, ao mesmo tempo em que incorpora vários recursos sustentáveis.

UN Studio projeta novo congresso e centro de conferências nos Países Baixos - Imagem 2 de 11UN Studio projeta novo congresso e centro de conferências nos Países Baixos - Imagem 3 de 11UN Studio projeta novo congresso e centro de conferências nos Países Baixos - Imagem 4 de 11UN Studio projeta novo congresso e centro de conferências nos Países Baixos - Imagem 5 de 11UN Studio projeta novo congresso e centro de conferências nos Países Baixos - Mais Imagens+ 6

UN Studio projeta novo congresso e centro de conferências nos Países Baixos - Imagem 2 de 11
Cortesia de UNStudio

A proposta parte da expansão do Espaço de Congresso e Evento Van der Valk, um lugar situado na fronteira de uma grande área de parques, bem conectado ao Aeroporto de Eindhoven e ao centro da cidade. O projeto renova as instalações existentes e cria um novo auditório flexível, juntamente com um novo hotel e um foyer vertical que abriga várias atividades. Um dos desafios críticos do projeto foi o requisito de manter as instalações existentes em operação durante a construção. Como resposta, a extensão do espaço de congresso é colocada ao lado do prédio existente, enquanto o novo auditório fica no topo do centro de conferências.

UN Studio projeta novo congresso e centro de conferências nos Países Baixos - Imagem 10 de 11
Cortesia de UNStudio

O novo auditório de 1.500 lugares apresenta um projeto flexível e pode ser dividido em quatro espaços independentes para conferências menores. Os assentos retráteis permitem que a área inferior do auditório seja usada como um salão de banquetes, enquanto um estúdio de gravação facilitará os eventos online. Um novo foyer conecta os diferentes níveis e programas do projeto. O espaço oferece áreas para relaxamento, trabalho ou reuniões informais e dá acesso a espaços ao ar livre. A proposta prevê ainda uma segunda torre hoteleira com instalações desportivas e de lazer.

O projeto coloca a sustentabilidade em seu centro, por meio de sua ambição de energia positiva e de tornar a maior estação de carregamento regional para carros elétricos. Além disso, a fachada de madeira e vidro foi planejada para apresentar superfícies que absorvem dióxido de nitrogênio - uma nanotecnologia inovadora que pode capturar poluentes de seus arredores.

UN Studio projeta novo congresso e centro de conferências nos Países Baixos - Imagem 5 de 11
Cortesia de UNStudio

Como o concurso buscava não apenas projetos para o novo edifício, mas também um consórcio que pudesse construir, financiar e operar o desenvolvimento, o UNStudio e DVP fizeram parceria com Van der Valk como operadora, Huybregts Relou como contratante, juntamente com Tielemans e Quant Architectuur . O projeto está previsto para ser concluído em 2025.

  • Cliente e Operador: Van der Valk, Eindhoven (Luiten-van der Valk Beheer B.V.)
  • Gestão de projetos e gestão de propostas: DVP
  • Construtor D&B e BREEAM: Huybregts Relou]
  • Arquitetos: UNStudio e Quant Architectuur
  • Estrutura: Tielemans
  • Instalações: DVP Smart Concepts
  • Tecnologia e acústica de teatro: PBTA
  • Orçamentista: bouwadvies ISIS
  • Congresso: Sixfingers
  • Comunicação: Skillz
  • DTP: Bramendevlam
  • Imagens: Flying architecture

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "UN Studio projeta novo congresso e centro de conferências nos Países Baixos" [UN Studio to Design Congress and Conference Centre in the Netherlands] 28 Mai 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961950/un-studio-projeta-novo-congresso-e-centro-de-conferencias-nos-paises-baixos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.