Kazuyo Sejima é nomeada presidente do júri internacional da Bienal de Veneza 2021

O Conselho de Administração da Bienal de Veneza de 2021, nomeou Kazuyo Sejima como presidente do júri internacional, encarregada de premiar o Leão de Ouro para a Melhor Participação Nacional, o Leão de Ouro para o Melhor Participante, bem como, o Leão de Prata para um jovem participante promissor. Além disso, o conselho também selecionou quatro outros membros para o júri, do Peru, Líbano, Gana e Itália. A cerimônia de premiação acontecerá em Veneza na segunda-feira, 30 de agosto de 2021.

Kazuyo Sejima é nomeada presidente do júri internacional da Bienal de Veneza 2021 - Imagem 2 de 6Kazuyo Sejima é nomeada presidente do júri internacional da Bienal de Veneza 2021 - Imagem 3 de 6Kazuyo Sejima é nomeada presidente do júri internacional da Bienal de Veneza 2021 - Imagem 4 de 6Kazuyo Sejima é nomeada presidente do júri internacional da Bienal de Veneza 2021 - Imagem 5 de 6Kazuyo Sejima é nomeada presidente do júri internacional da Bienal de Veneza 2021 - Mais Imagens+ 1

Por recomendação do curador Hashim Sarkis, o Júri Internacional da 17.ª Exposição Internacional de Arquitetura, que acontecerá entre 22 de maio e 21 de novembro de 2021, incluirá Kazuyo Sejima, como presidente do Japão, Sandra Barclay do Peru, Lamia Joreige do Líbano, Lesley Lokko de Gana e Luca Molinari da Itália. Responsável principalmente por premiar os Leões de Ouro e Prata, o júri também pode conceder até uma menção especial para participações nacionais e no máximo duas menções especiais para os participantes da Exposição Internacional, "Como viveremos juntos?".

Kazuyo Sejima é nomeada presidente do júri internacional da Bienal de Veneza 2021 - Imagem 6 de 6
Cortesia de La Biennale Architettura 2021

Continue lendo para descobrir mais sobre os membros do júri internacional.

Kazuyo Sejima - presidente (Japão)

Arquiteta e vencedora do Prêmio Pritzker, em 2010, Sejima foi curadora da Bienal de Arquitetura de Veneza, sob o tema People meet in architecture, nesse mesmo ano. Proprietária e fundadora do escritório SANAA, com Ryue Nishizawa, ela se distingue por seu compromisso com a forma arquitetônica, com o domínio principal em intervenções no campo das esferas sociais e espaciais.

Sandra Barclay (Peru), arquiteta que trabalha entre Lima e Paris, foi co-curadora do Pavilhão Peruano na Bienal de Arquitetura de 2016, recebendo Menção Especial do Júri. Barclay traz uma maior consciência do papel poético da arquitetura, como um ato de construção transformador em contextos extremos.

Lamia Joreige (Líbano) é uma artista visual e cineasta, que vive e trabalha em Beirute. Co-fundadora e co-diretora do Beirut Art Center, ela oferece uma visão muito aguda da arquitetura e da cidade, como material cultural e como ricos domínios para a expressão artística.

Lesley Lokko (Gana) é uma arquiteta e escritora de sucesso, que vive entre Joanesburgo, Londres, Accra e Edimburgo. Ela foi fundadora e diretora da Escola de Graduação em Arquitetura da Universidade de Joanesburgo (2014-2019) e Reitora da Spitzer School of Architecture City College de Nova York (2019-2021). Lokko é professora visitante na Bartlett School of Architecture. A arquiteta traz uma perspectiva profunda e crítica sobre a relação entre arquitetura, desenvolvimento social, econômico e meio ambiente.

Luca Molinari (Itália) é arquiteto, historiador, crítico e curador. Em 2010 foi curador do Pavilhão Italiano na 12ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza. Molinari é o diretor científico do Museu M9, em Mestre (Veneza), além de ser professor titular de Teoria da Arquitetura e Design no Departamento de Arquitetura e Desenho Industrial da Università degli Studi della Campania “Luigi Vanvitelli”, em Nápoles e PhD em Teoria e História da Arquitetura na TU Delft (NL). Seu perfil garante uma vasta gama de vertentes, a partir dos quais ele enxerga a arquitetura, seu papel público e a atuação do arquiteto na sociedade.

Informações via la Biennale Architettura 2021.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Kazuyo Sejima é nomeada presidente do júri internacional da Bienal de Veneza 2021" [Kazuyo Sejima Appointed as President of the International Jury of the Biennale Architettura 2021] 18 Mai 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961872/kazuyo-sejima-e-nomeada-presidente-do-juri-internacional-da-bienal-de-veneza-2021> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.