Decoração e identidades feminina e masculina

Em 2021, a Casa Brasileira é o tema que norteia as ações do Museu do Ipiranga em parceria com o Wiki Movimento Brasil (WMB). A programação inclui maratonas de edição de verbetes que, neste ano, iniciam com encontros com pesquisadores da área, que falarão sobre as linhas de pesquisa que desenvolvem no Museu, seguidos de treinamento e assistência técnica sobre a plataforma. O segundo encontro desta série acontece no dia 23 de abril, sexta-feira, a partir das 14h, com o tema Decoração e identidades feminina e masculina.

“A Casa Brasileira é tema de pesquisa do Museu do Ipiranga há mais de 30 anos, e estará presente nas exposições de reabertura, em 2022”, conta Vânia Carneiro de Carvalho, coordenadora do projeto de implantação das novas exposições e docente do Museu. Segundo a professora, este é um museu de História que estuda a sociedade brasileira a partir de sua dimensão material. “Partimos da premissa de que a nossa interação com a matéria é o que nos torna humanos, e o que constitui nossas identidades sociais e culturais”.

As maratonas de edição acontecem às sextas-feiras, às 14h, via YouTube. Nesta semana, a professora Vânia abre o encontro com uma aula sobre o tema-título, em que aborda os espaços e objetos da casa como elementos ativos na produção de noções ligadas aos gêneros feminino e masculino. Às 15h, via Google Meet, a equipe do WMB oferecerá um tutorial de como editar a Wikipédia, para que novos usuários possam contribuir facilmente com a plataforma. Não é necessário conhecimento prévio. Para mais informações sobre os eixos temáticos e inscrições, consulte a programação abaixo.

Por meio do Wikiconcurso Casa Brasileira, até o dia 15 de maio, editores da enciclopédia digital concorrerão a prêmios de até R$2.500 em vale-compras no Submarino. Para saber mais, clique aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Wikiconcurso_Casa_Brasileira

Decoração e identidades feminina e masculina
23/04, sexta-feira, às 14h
Inscrições, clique aqui: https://w.wiki/35HP

A casa moderna é um lugar importante para o desenvolvimento das identidades individuais e sociais. Tais identidades não acontecem sem os marcadores de gênero, isto é, espaços e objetos da casa são elementos ativos na produção de noções ligadas ao gênero feminino e masculino. Ao vivenciar o mundo concreto da casa, somos convidados inconscientemente a seguir tradições e convenções culturais. Os modos dessa construção variam. No caso feminino, há uma forte conexão entre a ornamentação do corpo da mulher e a ornamentação dos objetos decorativos, o que torna a identidade feminina mais difusa do que a identidade masculina, constituída por objetos funcionais e associados ao prazer e conforto corporais. Definir os objetos a partir dessa perspectiva pode explicar muito sobre nossos valores e comportamentos.

  • Título

    Decoração e identidades feminina e masculina
  • Tipo

    Palestra
  • Organizadores

  • De

    23 de Abril de 2021 02:00 PM
  • Até

    23 de Abril de 2021 05:00 PM
  • Onde

    Museu do Ipiranga
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Decoração e identidades feminina e masculina" 20 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960414/decoracao-e-identidades-feminina-e-masculina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.