A renderização como ferramenta de preservação do patrimônio na China

O patrimônio construído é um valioso tesouro que nos foi deixado por nossos ancestrais. Edifícios históricos falam não apenas sobre o passado, mas também sobre o presente. Eles nos fazem refletir sobre a nossa própria cultura—quem nós somos e de onde viemos. Entretanto, a medida que nossas cidades crescem e a nossa sociedade evolui, o progresso se dá, muitas vezes, às custas da ruína e do consequente desaparecimento deste mesmo patrimônio, o qual gradualmente parece ser desprovido de sentido. Neste contexto, a proteção e preservação de edifícios históricos parece nunca ter estado tão ameaçada quanto nos dias de hoje.

Um Tributo ao Passado

Com o desenvolvimento e popularização de novas tecnologias, principalmente aquelas voltadas à industria da construção civil e especialmente à arquitetura, a renderização de imagens de futuros projetos passou a desempenhar um importante papel não apenas nos processos de concepção de novos edifícios, mas operando também como uma importante ferramenta de visualização de projetos de preservação e restauro de edifícios tombados e protegidos. Na China, processos de modelagem e renderização 3D tem sido amplamente utilizados em projetos de preservação e restauro de estruturas tombadas.

A renderização como ferramenta de preservação do patrimônio na China - Imagem 2 de 9
Summer Palace Digital Restoration. Imagem Cortesia de Yuan Ming Yuan (2006 Documentary)

Como um importante símbolo cultural, a arquitetura representa tanto o patrimônio histórico material (o que é construído) quanto imaterial (como é construído) de um povo ou país. Edifícios históricos refletem a cultura de uma determinada época assim como os hábitos e costumes de uma dada sociedade. Entretanto, no irrefreável avanço do rolo compressor do progresso, tudo aquilo que estiver no caminho corre o risco de ser literalmente tombado, escombros sobre os quais se erguem novos edifícios e cidades.

Um Presente para as Futuras Gerações

No constante processo de construção e reconstrução de nossas cidades, à medida que uma substancial parcela de nosso patrimônio construído vai sendo esfacelada, a tecnologia surge como uma alternativa para promover e preservar importantes edifícios históricos para as futuras gerações. É isso que os chineses têm chamado de “realidade virtual aplicada à preservação do patrimônio histórico”.

A renderização como ferramenta de preservação do patrimônio na China - Imagem 3 de 9
Summer Palace Digital Restoration. Imagem Cortesia de Yuan Ming Yuan (2006 Documentary)

A transposição de um edifício ou espaço construído para a realidade virtual se dá através de processos de modelagem e renderização. Na China, tecnologias digitais estão sendo amplamente utilizadas para “preservar” ou “reconstruir” importantes sítios arqueológicos do país. Isso significa que, com o uso de novas tecnologias, podemos superar a falta de documentação histórica—na maioria ilustrações bidimensionais—, recriando não apenas suas imagens, mas edifícios inteiros e espaços tridimensionais.

A renderização como ferramenta de preservação do patrimônio na China - Imagem 4 de 9
Summer Palace Digital Restoration. Imagem Cortesia de Yuan Ming Yuan (2006 Documentary)

Isso significa dizer que, com a renderização aplicada à preservação do patrimônio histórico, é possível recriar imagens de edifícios que ninguém conhecia ou dos quais não haviam quaisquer registros, e o mais importante, é possível recriar também a experiência do espaço—ainda que em um ambiente virtual.

Estudos de Caso

O documentário “Antigo Palácio de Verão” criado em 2006, foi o primeiro a utilizar tecnologias de simulação e animação 3D em larga escala com este propósito. O vídeo-documentário apresenta toda a magnificências e exuberância do Antigo Palácio de Verão, destruído em 1860 durante a Segunda Guerra do Ópio pelas tropas britânicas. Esta foi a primeira vez que imagens de campo foram combinadas com renderizações tridimensionais para a criação de um filme-documentário educacional na China.

A renderização como ferramenta de preservação do patrimônio na China - Imagem 5 de 9
Summer Palace Digital Restoration. Imagem Cortesia de Yuan Ming Yuan (2006 Documentary)
A renderização como ferramenta de preservação do patrimônio na China - Imagem 6 de 9
Summer Palace Digital Restoration. Imagem Cortesia de Yuan Ming Yuan (2006 Documentary)

Três anos mais tarde, em 2009, outro documentário foi criado a partir do mesmo conceito. Chamado de “Daming Palace”, o vídeo documental apresentava imagens reais e virtuais de Tang Chang'an, do Danfeng Gate e do Hanyuan Palace, dando vida a histórias que antes só existiam nos livros. De acordo com os produtores, o modelo 3D renderizado para o documentário cobria uma área comparável a 500 campos de futebol.

As vantagens da renderização aplicada à preservação do patrimônio

A renderização aplicada à preservação do patrimônio permite um alto grau de precisão nos detalhes além de uma completa catalogação e preservação do conhecimento técnico e sistemas construtivos. A todo momento e em qualquer lugar do mundo, milhares de pessoas podem descobrir e explorar estes edifícios e toda a riqueza de seus detalhes, contribuindo para promover uma maior consciência sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural ao redor do mundo.

A renderização como ferramenta de preservação do patrimônio na China - Imagem 7 de 9
Summer Palace Digital Restoration. Imagem Cortesia de Yuan Ming Yuan (2006 Documentary)

A arquitetura tradicional chinesa consiste principalmente em estruturas construídas em madeira e portanto, extremamente frágeis e delicadas. Quando se inicia um processo de restauração de uma estrutura como esta, muitas vezes um pequeno erro de cálculo pode significar a perda de um longo trabalho e danos irreversíveis à estrutura do edifício, limitando o campo de ação dos restauradores. A renderização aplicada à restauração, por outro lado, permite reconstruir o modelo do edifício em todos os seus mínimos detalhes. Antes de iniciar as obras de restauro, é possível então simular uma série de exercícios no modelo virtual, prevendo possíveis problemas e consequentemente minimizando danos causados à estrutura original do edifício—resultando em um considerável ganho de tempo. Desta forma, a renderização aplicada à preservação do patrimônio histórico permite alcançar melhores resultados e de forma mais rápida, economia e segura.

A renderização como ferramenta de preservação do patrimônio na China - Imagem 8 de 9
Summer Palace Digital Restoration. Imagem Cortesia de Yuan Ming Yuan (2006 Documentary)

Somado a isso, a renderização aplicada à preservação e restauração do patrimônio histórico construído pode ser utilizada de diversas formas. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e softwares de renderização, será possível recriar uma série de edifícios e espaços históricos até então inacessíveis, permitindo promover e divulgar o valor histórico e cultural do patrimônio construído na China e no mundo. 

A renderização como ferramenta de preservação do patrimônio na China - Imagem 9 de 9
Summer Palace Digital Restoration. Imagem Cortesia de Yuan Ming Yuan (2006 Documentary)

De forma complementar, as tecnologias de modelagem e renderização de edifícios tombados também podem ser muito úteis no ensino e aprendizado de técnicas de restauro e preservação. Os professores podem utilizar estes modelos e imagens para apresentar exemplos de edifícios e projetos do mundo todo com auto grau de detalhe e sem precisar sair da sala de aula, promovendo uma maior consciência sobre a importância da preservação de estruturas do passado para o futuro da humanidade.

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Rendering. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Miao, Scarlett. "A renderização como ferramenta de preservação do patrimônio na China" [Rendering as a Tool to Restore the Glory of Ancient Chinese Architecture] 09 Mai 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960246/a-renderizacao-aplicada-a-preservacao-do-patrimonio-historico-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.