Abordando os desafios climáticos, habitacionais e de equidade social

Para celebrar o retorno às aulas, a Northeastern University de Boston, Massachussets, em parceria com a The Rudy Bruner Award for Urban Excellence (RBA) está organizando uma série de conferências virtuais para os seus alunos e todos os demais interessados (cadastre-se aqui), um evento que conta com a participação de palestrantes das cidades de Boston, Dallas, Los Angeles e Nova Iorque. Chamado de Myra Kraft Open Classroom Inspiring Design: Creating Beautiful, Just, and Inspiring Places in America, o programa de 14 semanas está focado na divulgação de projetos de planejamento urbano capazes de promover a inclusão e a igualdade social, promovendo a resiliência de comunidades locais frente aos principais desafios do presente, como a crise climática, a pandemia de COVID-19 e o déficit habitacional. Os palestrantes estão aproveitando desta oportunidade para reforçar o valor do engajamento das lideranças locais e da capacitação e formação das comunidades na implementação de projetos de planejamento urbano mais inclusivos e equitativos. Os principais tópicos das palestras realizadas até agora respondem à três diferentes seções temáticas: Planejando Igualdade, Engajando Comunidades, e Promovendo Igualdade Social, com outras duas seções programadas para irem ao ar nos próximos dias.

Na primeira seção, os criadores do Campus de Inovação La Kretz, projeto premiado com a Medalha de Prata da RBA de 2017, discorreram sobre o papel do engajamento da comunidade local para o sucesso desta ambiciosa iniciativa. Em sua palestra entitulada Fomentando Liderança Cívica Inovadora, o antigo Diretor de Operações Ben Stapleton (agora diretor executivo do U.S. Green Building Council de Los Angeles), disse que o projeto do Campus de Inovação foi a primeira iniciativa deste tipo a ser realizada no mundo todo, a qual oferece um sistema em circuito fechado para o desenvolvimento, experimentação e criação de novos produtos de tecnologia limpa.

A arquiteta Alice Kimm, co-fundadora do escritório John Friedman Alice Kimm Architects (JFAK), responsável pelo projeto de arquitetura do Campus La Kretz, certificado com os selos de sustentabilidade LEED Platinum e o WELL Building Gold, disse que o novo Centro de Inovação em Tecnologias Limpas de Los Angeles e o Centro de Prototipagem Avançada que compõe a estrutura do Campus de Inovação La Kretz foram concebidos como um “vibrante campus de experimentação” totalmente aberto e acessível à comunidade local. Seus amplos espaços interiores iluminados e ventilados naturalmente são um convite à criatividade, estimulando a colaboração entre os diversos atores envolvidos, além de promover um senso de comunidade entre as pequenas empresas e startups, as organizações filantrópicas, as autoridades responsáveis e os moradores do bairro.

De acordo com Kelli Bernard, ex-chefe do Departamento de Desenvolvimento Econômico da cidade de Los Angeles (e agora Chefe Executiva da AECOM para a região metropolitana de Los Angeles), o projeto para o Campus de Inovação foi desenvolvido ao longo de mais de uma década, envolvendo dois prefeitos diferentes e inúmeras parcerias com importantes instituições de ensino e pesquisa da cidade, além de empresas do setor privado e entes públicos, como a Secretaria de Água e Energia de Los Angeles (LADWP)—a maior empresa de prestação de serviços públicos do país.

Como observou John Cleveland, diretor executivo da Boston Green Ribbon Commission, “capital social é um ativo estrutural” para a nossa sociedade, evidenciado que, as parcerias públicas privadas, como aquela estabelecida para viabilizar a construção do Campus de Inovação La Kretz, são fundamentais para “transformar as nossas cidades para que possamos enfrentar os desafios impostos pela crise climática em curso”.

Abordando os desafios climáticos, habitacionais e de equidade social - Imagem 2 de 4
The Steel Yard in Providence, Rhode Island, engages local artists and community in creativity and the process of making. Image © Klopfer Martin Design Group

Na segunda seção, debatendo o tópico da Espaços Públicos Inclusivos e Resilientes, três arquitetos responsáveis por projetos de planejamento urbano inclusivo discutiram o papel dos espaços públicos na construção de cidades mais justas e equitativas.

Mikyoung Kim, fundadora e responsável pela Mikyoung Kim Design, descreveu o trabalho de um arquiteto paisagista como um “construtor de pontes”, profissionais responsáveis por conectar e potencializar ideias, assim como a “ponte” de um violino serve para amplificar e projetar a música que sai do instrumento. “Quando os arquitetos e urbanistas estão dispostos a estabelecer processos participativos, através do diálogo e engajamento com as demais partes envolvidas, eles são capazes de construir pontes que aproximam pessoas e constroem comunidades”, observou Kim.

Kaki Martin, diretor do Klopfer Martin Design Group, falou sobre o envolvimento de artistas locais e moradores no processo de projeto e implementação do The Steel Yard, premiado com a Medalha de Prata da RBA de 2013. Localizado na cidade de Providence, Rhode Island, o projeto desenvolvido pela Klopfer Martin foi concebido para criar “um espaço público acolhedor que procura celebrar a arte urbana e a vida em comunidade”, acolhendo “uma mistura” de diferentes programas e atividades que estão transformando o centro da cidade de Providence ao longo dos anos.

Abordando os desafios climáticos, habitacionais e de equidade social - Imagem 3 de 4
The Van Alen Institute’s Neighborhoods Now program collaborated with designers and community organizations to create outdoor dining areas for New York City restaurants in communities hard hit by COVID-19. Image © Cameron Blaylock

Por sua vez, Deborah Marton, diretora executiva do Instituto Van Alen, compartilhou como a instituição filantrópica que ela dirige seu uniu ao Urban Design Forum e demais organizações comunitárias para criar o Neighborhoods Now, um programa de caráter multidisciplinar desenvolvido para oferecer assistência técnica à pequenas empresas da cidade de Nova Iorque em tempos de COVID.

Abordando os desafios climáticos, habitacionais e de equidade social - Imagem 4 de 4
The Bridge Homeless Recovery Center in Dallas was developed through a public private partnership initiated by former mayor Laura Miller, creating a state-of-the-art, 24-hour, one-stop-shop to help the homeless. Image © The Bridge Homeless Recovery Center

Em Acabando Com a Falta de Moradia, as arquitetas Myriam Camargo, diretora e fundadora do escritório CaCo Architecture; John Friedman, co-fundador e responsável pela JFAK Architects; e a defensora dos movimentos de luta por moradia, Rosanne Haggerty, enfatizaram a urgente necessidade por levantar e alocar recursos públicos para a construção de projetos de habitação social no país. Haggerty explicou como a sua experiência no desenvolvimento e implementação de mais de 3.000 unidades de habitação social, incluindo o Conjunto Habitacional The Times Square na cidade de Nova Iorque, vencedor da Medalhe de Ouro da RBA de 1997, provocou a uma completa mudança de paradigma na forma como ela encara o problema da habitação no país, defendendo uma mudança de foco “da construção de casas para a construção de sistemas”. Agora, como presidente e CEO da Community Solutions, ela é uma das principais lideres do movimento Built for Zero, uma iniciativa que está sendo implementada em 84 comunidades ao redor do país com a intenção de alcançar o chamado zero funcional, ou seja, habitação digna para todos.

Camargo, por sua vez, descreveu o projeto The Bridge Homeless Recovery Center, também Medalha de Ouro da RBA (2011), um campus que oferece abrigo temporário e serviços sociais para sem-tetos em pleno centro de Dallas. O The Brigde Homeless é um projeto emblemático que revela todo o esforço de uma cidade para lidar com o problema da falta de moradia e oportunidades. Certificado com o selo LEED Silver de sustentabilidade, o Campus de Dallas oferece abrigo emergencial para pessoas em situação de rua ou em processos de transição e mudança, além de serviços básicos, acompanhamento médico e assistência social.

Friedman, por fim, discorreu sobre a desconexão que existe entre aquilo que é oferecido e o que se faz necessário para resolver o problema da habitação em nossas cidades. Com a intenção de propor uma solução para este impasse, ele desenvolveu um projeto chamado de CD8 Navigation Center, o qual encontra-se implantado no sul da cidade de Los Angeles. Concebido como um centro de informações e formação profissional, o CD8 conta ainda com uma série de instalações de higiene pessoal e espaços de armazenamento para pessoas em situação de rua; além disso, ele criou a Open Source Homelessness Initiative, uma organização sem fins lucrativos responsável por coletar e encaminhar dados relativos à pessoas em situação de rua aos entes públicos e arquitetos da cidade. Friedman acredita que “a inovação se dá através da colaboração entre todas as partes envolvidas e que um bom projeto de arquitetura é aquele capaz de transformar comunidades”.

Para as próximas seções organizadas no contexto da Inspiring Design Sessions teremos:

Saiba mais sobre o programa e registre-se aqui para participar gratuitamente do ciclo de palestras oferecidos pela Northeastern University de Boston.

Este artigo foi publicado originalmente em Metropolismag.com como “Addressing the Intersecting Challenges of Climate Change, Housing, and Social Equity.”

Sobre este autor
Cita: Lubenau, Anne-Marie. "Abordando os desafios climáticos, habitacionais e de equidade social" [Addressing the Intersecting Challenges of Climate Crisis, Housing, and Social Equity] 13 Abr 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960069/abordando-os-desafios-climaticos-habitacionais-e-de-equidade-social> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.