Redes da Maré: a favela na pandemia

Para entender como as comunidades vêm enfrentando a crise de Covid-19, o Caos Planejado recebe em seu podcast Eliana Sousa Silva, diretora da ONG Redes da Maré e coordenadora da campanha “Maré diz não ao Coronavírus”.

Nascida em Serra Branca, na Paraíba, Eliana é mestre em Educação e doutora em Serviço Social e Segurança Pública pela PUC-Rio. Atua como pesquisadora em segurança pública e professora visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Aos 24 anos ela se tornou a primeira mulher a presidir uma associação de moradores na favela. Uma de suas primeiras ações foi a criação de um curso para auxiliar jovens a entrarem na universidade — uma de suas alunas foi Marielle Franco, vereadora e ativista brutalmente assassinada em 2018. Eliana também atua internacionalmente, denunciando violações dos direitos humanos na Maré e a crescente militarização da segurança pública no contexto da chamada “guerra às drogas” e seus impactos na vida da população negra, pobre e periférica.

Via Caos Planejado.

Sobre este autor
Cita: Caos Planejado. "Redes da Maré: a favela na pandemia" 20 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958598/redes-da-mare-a-favela-na-pandemia> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.