Kengo Kuma projeta Museu Hans Christian Andersen na Dinamarca

Com inauguração prevista para o verão europeu de 2021, o Museu Casa de Hans Christian Andersen é o mais novo museu projetado pela Kengo Kuma & Associates. Implantado na cidade dinamarquesa de Odense, o museu será dedicado à vida e obra de um dos mais importantes escritores da história do país, “proporcionando uma experiência espacial única, que combina a exuberante paisagem natural da cidade natal do autor, a arquitetura contemporânea de Kengo Kuma e um espaço expositivo moderno e inovador”.

Kengo Kuma projeta Museu Hans Christian Andersen na Dinamarca - Imagem 2 de 5Kengo Kuma projeta Museu Hans Christian Andersen na Dinamarca - Imagem 3 de 5Kengo Kuma projeta Museu Hans Christian Andersen na Dinamarca - Imagem 4 de 5Kengo Kuma projeta Museu Hans Christian Andersen na Dinamarca - Imagem 5 de 5Kengo Kuma projeta Museu Hans Christian Andersen na Dinamarca - Mais Imagens

Oferecendo novas perspectivas sobre um dos personagens mais amados e criativos da literatura mundial, o projeto do Museu Casa de Hans Christian Andersen foi inspirado nos contos infantis do escritor e poeta dinamarquês. Concebido pela equipe de arquitetura do escritório de Kengo Kuma, o edifício é na verdade uma reinterpretação arquitetônica do conto ‘The Tinderbox’, uma das mais famosas histórias de Andersen, na qual uma árvore é a chave para um mundo subterrâneo completamente novo e mágico. Durante a apresentação do projeto, Kengo Kuma explicou que “a ideia por trás do projeto de arquitetura do Museu Casa de Hans Christian Andersen nasceu de uma das histórias do próprio poeta, onde um pequeno mundo de repente se expande em um universo muito maior”. Construído na cidade natal do escritor dinamarquês, o novo museu será um convite à imaginação e a exploração das aventuras mágicas do universo do poeta.

Kengo Kuma projeta Museu Hans Christian Andersen na Dinamarca - Imagem 2 de 5
Cortesia de Kengo Kuma

É preciso mergulhar no fantástico mundo dos contos de Hans Christian Andersen, porque isso é algo que faz parte da experiência de vida de todo cidadão dinamarquês. A ideia aqui não é recontar as histórias, mas sim comunicar sua familiaridade e inspirar novas leituras dos contos e poemas de Andersen. – Torben Grøngaard Jeppesen, diretor dos Museus da Cidade de Odense.

Kengo Kuma projeta Museu Hans Christian Andersen na Dinamarca - Imagem 4 de 5
Cortesia de Kengo Kuma

Cobrindo uma área de aproximadamente 5.600 metros quadrados, o edifício concebido por Kengo Kuma e equipe inclui uma casa infantil, um museu subterrâneo e um jardim mágico. Além de sua estrutura física, o museu contará com “sistemas técnicos de última geração além de uma cenografia de alta tecnologia, um projeto pensado para contribuir com uma nova forma de experimental o universo mágico de Andersen”. “Espacializando” a experiência fantástica do universo literário de Andersen e criando uma experiência espacial única, a arquitetura, o som, a luz e os recursos visuais do museu serão combinados de forma a incentivar novas leituras das tradicionais histórias de Andersen. Um dos maiores e mais ambiciosos projetos de arquitetura construídos na Dinamarca nos últimos anos, a realização do projeto do novo Museu Casa de Hans Christian Andersen só foi possível graças ao apoio da Fundação A.P. Møller, assim como das contribuições feitas pelo Nordea-fonden, pela Fundação Augustinus, o Fundo Knud Højgaards e o engajamento das autoridades da Cidade de Odense.

Kengo Kuma projeta Museu Hans Christian Andersen na Dinamarca - Imagem 5 de 5
Cortesia de Kengo Kuma

O universo artístico de Hans Christian Andersen é fantástico porque nos convida a perceber o mundo a nossa volta a partir de uma nova perspectiva, mas sem inventar nada que já não exista. Seus contos e poemas não procuram estabelecer uma verdade universal, mas criar aberturas—criar espaços para a diversidade e multiplicidade do mundo. No novo museu, procuramos manter essa ambigüidade, utilizando as próprias estratégias artísticas exploradas por Andersen como ponto de partida para o projeto das estruturas arquitetônicas e do jardim, bem como para os espaços expositivos que também farão parte do museu. - Diretor de Criação do novo Museu Casa de Hans Christian Andersen, Henrik Lübker.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Kengo Kuma projeta Museu Hans Christian Andersen na Dinamarca" [Kengo Kuma Designs Hans Christian Andersen's Museum in Denmark] 15 Mar 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958470/kengo-kuma-projeta-museu-hans-christian-andersen-na-dinamarca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.