Fotografia de arquitetura e as narrativas dominantes: entrevista com Nelson Kon

Nas palavras de Eduardo Costa e Sonia Milani, este arquiteto “se consolidou como fotógrafo de arquitetura e é, hoje, sem dúvida, um dos poucos que conseguem traduzir em imagens as palavras, desenhos e conceitos de arquitetos, em especial daqueles com quem comunga ideias”. O Arquicast traz desta vez toda a experiência do arquiteto e fotógrafo Nelson Kon, numa conversa de rara honestidade e acesso às vivências pessoais deste grande artista brasileiro. Arquiteto e também dedicado à fotografia, além de admirador do trabalho de Nelson, Manuel Sá acompanha a conversa e ajuda a compreender o que faz de Nelson Kon uma referência para diferentes gerações de arquitetos e fotógrafos em todo o mundo.

Fotografia de arquitetura e as narrativas dominantes: entrevista com Nelson Kon - Imagem 2 de 9Fotografia de arquitetura e as narrativas dominantes: entrevista com Nelson Kon - Imagem 3 de 9Fotografia de arquitetura e as narrativas dominantes: entrevista com Nelson Kon - Imagem 4 de 9Fotografia de arquitetura e as narrativas dominantes: entrevista com Nelson Kon - Imagem 5 de 9Fotografia de arquitetura e as narrativas dominantes: entrevista com Nelson Kon - Mais Imagens+ 4

Formado na FAU USP em 1983, trouxe a discussão sobre a fotografia como linguagem já nos tempos de estudante. Profissional consagrado, suas fotos ajudam na construção da imagem de diversas revistas, sites especializados e perfis de grandes arquitetos, que confiam no seu apuro técnico e sensibilidade. Inclusive, livros emblemáticos da bibliografia de qualquer arquiteto brasileiro trazem nas capas das primeiras edições o olhar atencioso de Nelson, como, por exemplo, “Lições de Arquitetura”, de Herman Hertzberger e “Complexidade e Contradição em Arquitetura”, de Robert Venturi.

Fotografia de arquitetura e as narrativas dominantes: entrevista com Nelson Kon - Imagem 8 de 9
Museu Cais do Sertão, Brasil Arquitetura - Recife/PE, 2018. Foto: © Nelson Kon

O ingresso na faculdade de arquitetura foi evento que aconteceu quase naturalmente para Nelson, pela influência da prática profissional de seu pai. O fotógrafo nos conta que não nutria um afeto especial pela arquitetura, sendo esse afeto construído ao longo do curso e dentro do laboratório de fotografia. O processo de revelar as fotos, ainda no modo analógico, com uma temporalidade própria, foi, em grande parte, responsável pelo seu encantamento com a fotografia e pelo grande tempo despendido na sala escura de revelação, superando em muito o tempo que como aluno dedicava às pranchetas das disciplinas de ateliê. Antes de se formar, Nelson já havia definido que iria trabalhar como fotógrafo de arquitetura.

Fotografia de arquitetura e as narrativas dominantes: entrevista com Nelson Kon - Imagem 7 de 9
SESC 24 de Maio, Paulo Mendes da Rocha - São Paulo/SP, 2017. Foto: © Nelson Kon

Com uma visão crítica e consciente do papel da imagem na construção de narrativas dominantes em nosso campo, Nelson comenta sobre a evolução do ato de fotografar como um ato ideológico, opinativo, na medida em que se coloca a favor de alguma linguagem, destaca voluntariamente alguns atributos específicos de uma determinada visão do espaço e da arquitetura. Foi assim na bem-sucedida relação entre a fotografia e o Movimento Moderno, e é assim até hoje. Com uma franqueza marcante, Nelson questiona a responsabilidade dos registros arquitetônicos na consagração de obras e autores, assim como seu papel no resgate de arquitetos muitas vezes esquecidos pela historiografia oficial.

Dentre os muitos assuntos conversados, o artista compartilha com a gente sua visão sobre a profissão, seu conhecimento técnico, além de experiências pessoais, como a influência de seu trabalho como fotógrafo na apreciação e reconhecimento do legado de seu pai, o arquiteto João Kon. Fala ainda sobre as dificuldades e oportunidades em ter sido pioneiro num campo de atuação profissional que hoje se encontra consolidado, e sobre a sua reconhecida resistência às redes sociais como forma de divulgação de seu trabalho. 

Ouça a entrevista aqui.

Fotografia de arquitetura e as narrativas dominantes: entrevista com Nelson Kon - Imagem 6 de 9
Nelson Kon pisando na grama. Foto de Claudio Libeskind

Texto por Aline Cruz.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arquicast. "Fotografia de arquitetura e as narrativas dominantes: entrevista com Nelson Kon" 14 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958271/fotografia-de-arquitetura-e-as-narrativas-dominantes-entrevista-com-nelson-kon> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.