Nelson Kon

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

De Lina Bo Bardi a Cildo Meireles: os catálogos do Sesc disponíveis gratuitamente online

O Sesc São Paulo disponibilizou gratuitamente em seu site uma série de catálogos, materiais educativos e livretos realizados para algumas das exposições da instituição. Como não poderia ser diferente, alguns temas atravessam o pensamento da arquitetura e da cidade. 

Ladrilhos hidráulicos: Como são fabricados e quais as possibilidades de desenho?

Ladrilhos hidráulicos são revestimentos produzidos de forma completamente artesanal, com matéria prima à base de cimento. Trata-se de uma opção bastante versátil pois ele é frequentemente utilizado em áreas públicas, como praças e calçadas; mas também pode ser utilizado em áreas específicas como bordas de piscinas e/ou rampas de estacionamento, por exemplo. Também se faz cada vez mais presente como revestimento de interiores residenciais de alto padrão aplicado como revestimento de piso, parede ou até mesmo de mobiliários. Isso se deve ao seu alto poder de personalização de cores e modelos, conferindo unidade e exclusividade à cada projeto. 

Apartamento Pompeia / Estúdio DEIXA. Image © Paul BessaApartamento Bella / Casulo. Image © Joana FrançaCasa Brooklin / Gema Arquitetura. Image © Luis GomesApartamento AMRA7 / Piratininga Arquitetos Associados + Bruno Rossi Arquitetos. Image © Nelson Kon+ 22

Casas com pátios laterais: soluções de iluminação e ventilação natural em terrenos estreitos

Casa 7x37 / CR2 ArquiteturaCasa RL / COA AssociadosCasa Brooklin / Galeria ArquitetosCasa granja Julieta / Jamelo Arquitetura+ 21

Pátios e jardins exteriores desempenham um papel fundamental na configuração e organização do espaço. Em muitos casos, estes elementos fornecem diretrizes para a organização de percursos, articulando espaços interiores e exteriores, proporcionando melhores condições de iluminação e ventilação natural, além de maximizar a conexão com a natureza sem no entanto, abrir mão da privacidade.

Arquitetura da paisagem: conheça o trabalho de 17 paisagistas brasileiros contemporâneos

O campo do paisagismo é o responsável pela transformação e ressignificância espacial da paisagem, ora valorizando o objeto construído, ora trazendo luz à historia do território em questão. Assim como os elementos construídos, a vegetação quando projetada é capaz de trabalhar uma série de estímulos, propriedades e funções.

Roberto Burle Marx, Rosa Kliass, Miranda Magnoli... Estes são certamente alguns dos ilustres poetas da paisagem moderna no Brasil. Mas quando o assunto é o paisagismo contemporâneo brasileiro, alguns profissionais vêm demonstrando destaque nos últimos anos. Dentro deste quadro, compilamos abaixo dezessete profissionais. Confira a seguir:

Casa OF / Studio Otto Felix. Image © Denilson MachadoResidência em Gonçalves / André Vainer Arquitetos. Image © Tuca Reinés Tropical Island (Alemanha). Image Cortesia de Burle Marx PaisagismoUnique Garden Hotel &Spa (SP - Arquitetura Ruy Othake). Image Cortesia de Burle Marx Paisagismo+ 22

Pérolas ocultas da arquitetura latino-americana

Ninho de Quetzalcóatl / Javier Senosian. Imagem © Marcos Betanzos
Ninho de Quetzalcóatl / Javier Senosian. Imagem © Marcos Betanzos

Teatro Oficina / Lina Bo Bardi e Edson Elito. Imagem © Nelson KonPortal do cemitério de azul. Imagem via Wikipedia User Elciri Licensed under CC BY-SA 2.5Centro Cultural García Márquez. Imagem © Alejandro OjedaGalería IK LAB / Jorge Eduardo Neira Sterkel. Image Cortesía de IK LAB+ 24

Durante as férias de inverno muitos arquitetos aproveitam para viajar e conhecer outras cidades e monumentos. Durante esta breve pausa, convidamos todos os arquitetos à repensar seus próximos destinos e visitar um dos mais incríveis projetos de arquitetura da América Latina. Ainda que seja importante para um arquiteto revisitar projetos clássicos, tenha em conta que explorar lugares desconhecidos pode surpreendê-lo de uma maneira como você nunca imaginou. Tendo isso em mente, decidimos fazer uma lista de importantes obras arquitetônicas pouco conhecidas, as quais chamamos de "pérolas ocultas da arquitetura latino-americana". Veja a seguir a lista completa, compilada especialmente para vocês.

Apartamento AMRA7 / Piratininga Arquitetos Associados + Bruno Rossi Arquitetos

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 32

Casa NH / Atelier Daniel Corsi + Dani Hirano

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 62

Itatiba, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  386
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Portobello, Assoalho São Miguel, Cerâmica Atlas, Clami, Concrefit, +13

Residência Escócia / MPA Pedreira de Freitas Arquitetos

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 29

Jardins, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  680
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Terracor, Portobello, Arthur Decor, Artigiano, AutoDesk, +5

Casas de menos de 100 m²: 30 exemplos de plantas

O desafio de projetar uma casa com um orçamento apertado e metros quadrados escassos, juntamente com o dever essencial de responder corretamente aos requisitos específicos do usuário, pode ser uma das atribuições mais motivadoras e provocativas para um arquiteto. Como aproveitar o espaço da melhor maneira? Como evitar o desperdício de material? Como antecipar a possível expansão futura da habitação? Como desenvolver uma arquitetura simples e ao mesmo tempo entregar um alto valor a seus habitantes?

Mergulhamos em nossa biblioteca de obras para ajudá-lo neste processo, selecionando 30 casas que oferecem soluções arquitetônicas interessantes em 70, 80 e 90 metros quadrados.

Residência OZ / Andrade Morettin Arquitetos Associados

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 24

São Roque, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Ananda, Day Brasil, Induparket

As possibilidade das formas para moldar concreto aparente

Peter Zumthor, em uma de suas obras mais emblemáticas, dá ao concreto uma dimensão quase sacra. Trata-se da pequena Capela de Bruder Klaus, em um vilarejo na Alemanha, uma construção ao mesmo tempo robusta e sensível. O cimento branco, misturado a pedras e areia da região, trazem um tom terroso à construção. As 24 camadas desse concreto foram despejadas, dia após dia pela mão de obra local, e comprimidas em uma forma pouco usual. Seu exterior plano e liso contrasta com a outra face, feita de troncos de madeira inclinados, que forma um vazio triangular. Para remover as formas internas, os troncos foram incendiados em um processo controlado, reduzindo os troncos a cinzas e criando um interior carbonizado, variando entre o preto e o cinza, com a textura dos negativos dos troncos que outrora continha o concreto líquido. O resultado é uma obra prima da arquitetura, um espaço de reflexão e transformação, em que o mesmo material aparece de maneiras diametralmente opostas.

Casa Canal / Studio MK27 - Marcio Kogan + Lair Reis. Image © Fran ParenteCasa na Aldeia da Serra / MMBB Arquitetos + SPBR Arquitetos. Image © Nelson KonCasa no meio do caminho / Enrique Martin Moreno + Lucio Muniain et al. Image © Lucio MuniainCasa no Jardim Paulistano / GrupoSP. Image © Nelson Kon+ 17

Edifício POP+ / Andrade Morettin Arquitetos Associados

© Nelson Kon
© Nelson Kon
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8774
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Terracor, Deca, Mekal, Portobello, AutoDesk, +11

Módulo de Academia e Lanchonete / DMDV arquitetos

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 14

  • Arquitetos: DMDV arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hunter Douglas, Arkos Brasil

Espaço Conviver / DMDV arquitetos

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 20

Osasco, Brasil
  • Arquitetos: DMDV arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hunter Douglas, Arkos Brasil

Casa Rio Bonito / Carla Juaçaba

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 29

  • Arquitetos: Carla Juaçaba
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2005

"O Brasil carece de boa arquitetura pública": entrevista com Marcelo Morettin

Marcelo Morettin, sócio do escritório Andrade Morettin Associados, é o sexto convidado do Studio Casa, série de entrevistas realizada pela Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Morettin trabalhou nos escritórios de Joaquim Guedes Arquitetos Associados e de Marcelo Fragelli, até formar seu próprio escritório em 1997.

SPBR Arquitetos prestes a inaugurar Hospital de Urgências de São Bernardo do Campo

Quando se é internado no hospital, entra-se numa experiência de angústia e incertezas. No momento em que sobreviver é o único objetivo, atributos estéticos parecem irrelevantes e a análise da ambiência do espaço hospitalar pode parecer um capricho inoportuno.

Entretanto, estar numa Unidade de Terapia Intensiva pode ser ainda mais aflitivo se o paciente não tem uma janela que indique se é dia ou noite. Ou quando, no momento da triagem do primeiro diagnóstico, a pessoa passa por corredores estreitos e uma sequência de saletas fechadas para os primeiros contatos com plantonistas e enfermeiros: um verdadeiro labirinto.