O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Tipos de lajes de concreto: vantagens e desvantagens

12:00 - 14 Fevereiro, 2018

Ao desenvolver um projeto de arquitetura, independente da escala ou programa, os arquitetos se deparam com uma série de escolhas a serem feitas quanto ao processo construtivo adotado, sob aspectos variados: estrutural, econômico, mão de obra disponível, estética, entre outros – em prol da melhor solução.

A partir das muitas dúvidas que surgem no decorrer de seu desenvolvimento quanto à escolha dos sistemas construtivos, preparamos um guia prático acerca dos principais tipos de lajes de concreto moldadas in loco e pré-fabricadas que o projetista deve conhecer, com as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Saiba mais a seguir:

8 Projetos de intervenção destinados à cultura em importantes e históricos edifícios

12:00 - 13 Fevereiro, 2018
8 Projetos de intervenção destinados à cultura em importantes e históricos edifícios, Pinacoteca do Estado de São Paulo / Paulo Mendes da Rocha, Eduardo Colonelli e Weliton Ricoy Torres. Image © Nelson Kon
Pinacoteca do Estado de São Paulo / Paulo Mendes da Rocha, Eduardo Colonelli e Weliton Ricoy Torres. Image © Nelson Kon

É sempre muito delicado intervir em edificações históricas. Na arquitetura, seja por operações de restauro ou de requalificação espacial, projetos de intervenção são muitas vezes necessários para dar uma “vida nova” a edificações abandonadas ou descaracterizadas, alterando ou qualificando seu uso.

Junto ao desafio de preservar as construções já existentes, tentando não modificar bruscamente o desenho original das mesmas, há ainda o desafio por implantar edifícios ou elementos anexo capazes de atender as necessidades intrínsecas de cada caso, de forma a não “ferir” e/ou descaracterizar as edificações originais.

9 Projetos que redefinem a brutalidade do concreto pelo uso da vegetação

07:00 - 12 Fevereiro, 2018
© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

© Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Nelson Kon + 10

O concreto é frequentemente visto como um material bruto, duro e frio - e é, inclusive, adorado por isso. No entanto, o uso do concreto junto da vegetação pode contribuir para uma espécie de "suavizada" do material, adequando-o a mais aplicações. Veja, a seguir, nove projetos que apresentam soluções interessantes para a fusão do concreto com a vegetação. 

Teatro Oficina e bacias hidrográficas: Brasil Arquitetura e Urbeflux divulgam carta aberta à São Paulo

08:00 - 3 Fevereiro, 2018
Teatro Oficina e bacias hidrográficas: Brasil Arquitetura e Urbeflux divulgam carta aberta à São Paulo, © Nelson Kon
© Nelson Kon

Foco de disputa desde o início dos anos 2000, o terreno adjacente ao Teatro Oficina, no bairro paulistano do Bixiga, voltou a receber atenção da mídia no final do ano passado, quando o CONEPHAAT liberou a construção de altas torres residenciais na gleba de propriedade do Grupo Sílvio Santos, situada na planície de inundação do Córrego do Bexiga. 

Em reação a isso, e por ocasião do aniversário de 464 anos da cidade de São Paulo, o escritórios Brasil Arquitetura e Urbeflux Engenharia Consultiva divulgaram uma carta aberta à cidade de São Paulo em que pontuam diretrizes para a "necessária mudança de rumos no tratamento das águas urbanas", com o objetivo de superar o impasse sobre o destino do terreno "em benefício do interesse maior dos seus cidadãos e da cultura brasileira". 

Ventilação cruzada? Efeito chaminé? Entenda alguns conceitos de ventilação natural

18:00 - 4 Janeiro, 2018
Hospital Sarah Kubitschek Salvador / João Filgueiras Lima. Image © Nelson Kon
Hospital Sarah Kubitschek Salvador / João Filgueiras Lima. Image © Nelson Kon

Nada mais racional que utilizar o vento, um recurso natural, gratuito, renovável e saudável, para melhorar o conforto térmico de nossos projetos. A consciência da finitude dos recursos e a demanda pela redução no consumo energético tem retirado o protagonismo dos sistemas de ar condicionado, fazendo com que arquitetos e engenheiros voltem-se ao sistemas passivos para melhoria do conforto térmico nos interiores. É evidente que há climas extremos em que não há escapatórias, senão o uso de sistemas artificiais, mas em grande parte da superfície terrestre é possível proporcionar um fluxo de ar agradável através dos ambientes por meio de sistemas passivos, principalmente se as ações forem consideradas durante a etapa de projeto. 

O tema é altamente complexo e abrangente, mas abordaremos sinteticamente alguns conceitos, exemplificando-os com projetos construídos. Uma série de sistemas de ventilação pode auxiliar nos projetos: ventilação natural cruzada, ventilação natural induzida, efeito chaminé e resfriamento evaporativo, que combinados à correta utilização de elementos construtivos possibilita melhoria no conforto térmico e diminuição no consumo de energia. 

Casa Flamboyant / Perkins+Will

05:00 - 27 Dezembro, 2017
Casa Flamboyant / Perkins+Will, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 41

  • Arquitetos

  • Localização

    São Paulo, Brasil
  • Área

    1500.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

Lina Bo Bardi: poesia material e imaterial

12:00 - 5 Dezembro, 2017
Lina Bo Bardi: poesia material e imaterial, Fachada - Casa Valéria Cirell. Image © Instituto Lina Bo e P.M. Bardi.
Fachada - Casa Valéria Cirell. Image © Instituto Lina Bo e P.M. Bardi.

Apesar de nascida na capital italiana, Lina Bo Bardi tornou-se uma das figuras mais importantes a sintetizar a cultura brasileira ao mundo e ao próprio país, unindo arquitetura, política e cultura popular. Seu perfil inquieto e sua ânsia à quebra de tradicionalismos fez do Brasil o território ideal à aplicação de seus ideais.

Entre os elementos arquitetônicos que Lina trabalhou ao longo de sua obra, a qualidade material e cultural é fundida na busca pela integral poesia dos espaços. Para além dos elementos concretos e solidificados, a arquiteta buscou o desenvolvimento de um trabalho pautado pela presença dos elementos culturais e uma intensa discussão política, idealizando uma arquitetura pautada pelo rompimento de barreiras entre o erudito e o popular.

Guia de 21 mirantes para conhecer São Paulo do alto

12:00 - 28 Novembro, 2017
Guia de 21 mirantes para conhecer São Paulo do alto, Vista a partir do Edifício Copan. Image © Talita Broering
Vista a partir do Edifício Copan. Image © Talita Broering

Quando analisada do alto, a paisagem de São Paulo é uma enorme aglomeração urbana, com sua topografia, suas áreas verdes, seus bairros verticalizados e seu tecido urbano. Revela também todas suas camadas históricas sobrepostas, com edifícios centenários convivendo com espigões com poucas qualidades arquitetônicas. Museus e parques, shoppings centers e condomínios. E é justamente toda sua aparente desordem e heterogeneidade o que a torna uma cidade tão única. 

Para aqueles interessados em conhecer a metrópole de um novo ponto de vista e também, parte de sua história, apresentamos a seguir um roteiro de mirantes e observatórios:

Casa Giz Hollywood / Yuri Vital

05:00 - 9 Novembro, 2017
Casa Giz Hollywood / Yuri Vital, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 21

  • Arquitetos

  • Localização

    Tibau do Sul, Brasil
  • Construção

    Roberto Morais - Podium Construtora
  • Paisagismo

    Melissa Sales
  • Área

    1359.57 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos

05:00 - 8 Novembro, 2017
Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 60

  • Arquitetos

  • Localização

    Av. Paulista, 2424 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-300, Brasil
  • Equipe do concurso:

    Beatriz Moretti, Carlos Eduardo Miller, Fábio Ucella, Flora Fujii, Gabriel Sepe, Guido Otero, Júlio Beraldo, Lauro Rocha, Ricardo Gusmão, Valeria Mónigo
  • Equipe de projeto

    Adriane De Luca (coord.), Raphael Souza (coord.), Carlos Eduardo Miller, Eduardo Miller, Felipe Fuchs, Fernanda Carlovich, Fernanda Mangini, Gabriel Sepe, Jaqueline Lessa, Melissa Kawahara, Tina Niessner. Estagiário: Daniel Zahoul
  • Área

    8662.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

Pela preservação do Teatro Oficina e seu entorno: entidades e instituições divulgam nota de apoio ao teatro

10:00 - 3 Novembro, 2017
Pela preservação do Teatro Oficina e seu entorno: entidades e instituições divulgam nota de apoio ao teatro, © Nelson Kon
© Nelson Kon

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos Brasil), a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (Anparq), a seção brasileira do Comitê Internacional para Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Bairros do Movimento Moderno (Docomomo Brasil) e o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi registram grande preocupação com a notícia, recentemente divulgada pela imprensa, da aprovação pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) de um projeto de construção de um conjunto de torres no entorno imediato do Teatro Oficina, situado no bairro do Bixiga, na cidade de São Paulo. 

Teatro Oficina lança movimento para a preservação do entorno do edifício de Lina Bo Bardi

10:00 - 27 Outubro, 2017
Teatro Oficina lança movimento para a preservação do entorno do edifício de Lina Bo Bardi , © Nelson Kon
© Nelson Kon

O Teatro Oficina lançou esta semana um movimento envolvendo artistas e demais cidadãos para a preservação do emblemático edifício projetado por Lina Bo Bardi e seu entorno tombado. O grupo de teatro convida todos os interessados a enviarem pedidos de veto ao Governo do Estado de São Paulo conta a construção de altas torres residenciais no bairro do Bixiga - proposta liberada nesta segunda-feira pelo CONDEPHAAT.

Residência no Campo Belo / Jamelo Arquitetura

04:00 - 27 Outubro, 2017
Residência no Campo Belo  / Jamelo Arquitetura, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Rafaela Netto © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 52

Feliz aniversário Paulo Mendes da Rocha!

06:00 - 25 Outubro, 2017
Feliz aniversário Paulo Mendes da Rocha!, © PMDR Archive
© PMDR Archive

Todo o espaço deve ser ligado a um valor, a uma dimensão pública. Não há espaço privado. O único espaço privado que você pode imaginar é a mente humana. 

Mobiliários projetados por arquitetos brasileiros

12:00 - 24 Outubro, 2017
Mobiliários projetados por arquitetos brasileiros, Poltrona Bowl_Lina Bo Bardi. Image © Nelson Kon
Poltrona Bowl_Lina Bo Bardi. Image © Nelson Kon

A frente de trabalho de um arquiteto é quase sempre marcada pelo insaciável desejo por desenhar tudo, da maior à menor escala na tentativa de assumir o controle integral do projeto. Como dizia Mies Van Der Rohe, “Deus está nos detalhes”. E, para uma extensa lista de arquitetos, conceber o mobiliário especialmente à composição de suas obras, tornou-se fundamental.

Ao longo da história da Arquitetura brasileira, especialmente desde o Modernismo, arquitetos destacaram-se não apenas no desenho de residências e edifícios, mas também, pelos minuciosos projetos de mobiliários. Muitos nasceram para compor projetos específicos e posteriormente, pela notoriedade assumida, passaram a ser produzidos em série pela indústria.

Cadeira Isa d’aprés siza_Marcenaria Baraúna. Image Cortesia de Dpot Cadeira Nóize_Guto Requena. Image Cortesia de Guto Requena Poltrona Bowl_Lina Bo Bardi. Image © Nelson Kon Poltrona Paulistano_Paulo Mendes da Rocha. Image Cortesia de Dpot + 55

Residência Piracaia / Nitsche Arquitetos

05:00 - 3 Outubro, 2017
Residência Piracaia / Nitsche Arquitetos, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 54

  • Arquitetos

  • Localização

    Piracaia, Brasil
  • Autores

    Lua Nitsche, Pedro Nitsche
  • Paisagismo

    Gaia Projetos
  • Área

    1025.0 m2
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

NASP- Sede Natura São Paulo / Dal Pian Arquitetos Associados

05:00 - 26 Setembro, 2017
NASP- Sede Natura São Paulo  / Dal Pian Arquitetos Associados, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Pedro Mascaro © Nelson Kon © Nelson Kon © Pedro Mascaro + 56

  • Arquitetos

  • Localização

    Av. Alexandre Colares, 1188 - Parque Anhanguera, São Paulo - SP, Brasil
  • Autores

    Lilian Dal Pian, Renato Dal Pian
  • Arquiteta Responsável

    Carolina Freire
  • Área

    29700.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

Estações da Linha 2 - CCR Metrô Bahia / JBMC Arquitetura e Urbanismo

05:00 - 23 Setembro, 2017
Estações da Linha 2 - CCR Metrô Bahia  / JBMC Arquitetura e Urbanismo, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 15

  • Arquitetos

  • Localização

    Av. Paralela - São Marcos, Salvador - BA, Brasil
  • Equipe

    Beatriz Pimenta Corrêa, Cecilia de Sousa Pires, Clarice Barbieri Shinyashiki, Cynthia Melo, Emiliano Homrich Neves da Fontoura, Frederico Barros de Freitas, Gabriela Assis Guerra Costa, João Batista Martinez Corrêa, Raffaella Saad Yacar, Sandra Mayumi Morikawa
  • Área

    9007.52 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias