O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Nelson Kon

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

17 Paisagistas brasileiros contemporâneos

12:00 - 28 Agosto, 2018
17 Paisagistas brasileiros contemporâneos, Casa Fio / Studio MK27. Image © Fernando Guerra
Casa Fio / Studio MK27. Image © Fernando Guerra

O campo do paisagismo é o responsável pela transformação e ressignificância espacial da paisagem, ora valorizando o objeto construído, ora trazendo luz à historia do território em questão. Assim como os elementos construídos, a vegetação quando projetada é capaz de trabalhar uma série de estímulos, propriedades e funções.

Em foco: Oswaldo Bratke

10:00 - 24 Agosto, 2018
Em foco: Oswaldo Bratke, Residência Oscar Americano. Image © Nelson Kon
Residência Oscar Americano. Image © Nelson Kon

Hoje, 24 de agosto, o arquiteto Oswaldo Arthur Bratke comemoraria seu 111º aniversário.  Como um dos principais nomes da arquitetura moderna paulista, destaca-se ao lado de nomes como Affonso Eduardo Reidy e irmãos Roberto, entre muitos outros. Ingressando na Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie em 1926, formou-se em 1931 como engenheiro-arquiteto. Dois anos após o fim da graduação, cria uma sólida sociedade com o arquiteto Carlos Botti, onde realizam uma série de projetos em parceria, com destaque o Gran Hotel de Campos do Jordão.

Patrimônio Histórico: o que são bens materiais e imateriais

12:00 - 17 Agosto, 2018
Pinacoteca do Estado de São Paulo. Image © Nelson Kon
Pinacoteca do Estado de São Paulo. Image © Nelson Kon

Hoje, 17 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, data que institui reconhecimento ao esforço pela preservação dos bens de significância popular, histórica e artística no território brasileiro. Comemora-se a data no mesmo dia em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade, que teve importante papel na criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Criado no ano de 1937, é o órgão responsável por promover e organizar todo o processo de preservação do Patrimônio Cultural Nacional, e “proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras”. [1]

Tal pai, tal filho: 20 arquitetos e arquitetas que seguiram a profissão do pai

10:00 - 12 Agosto, 2018
Tal pai, tal filho: 20 arquitetos e arquitetas que seguiram a profissão do pai, © Archdaily Brasil
© Archdaily Brasil

Em qualquer profissão é comum que filhos sigam a carreira dos pais, motivados pelo contexto em que cresceram e contagiados pela paixão pela profissão. Na arquitetura não poderia ser diferente. Viver rodeado de croquis, plantas e café parece despertar a vontade de seguir a mesma carreira.

Por razão do dia dos pais comemorado no Brasil neste próximo domingo, 12 de agosto, compilamos uma lista de arquitetos e arquitetas que seguiram os passos de seus pais. Confira a seguir:

IMS Paulista e Sesc 24 de Maio são finalistas do 2018 Mies Crown Hall Americas Prize

21:19 - 29 Julho, 2018
IMS Paulista e Sesc 24 de Maio são finalistas do 2018 Mies Crown Hall Americas Prize , Tepanzolco Cultural Center in Cuernavaca, Morelos, Mexico / PRODUCTORA + Isaac Broid. Image © Jaime Navarro
Tepanzolco Cultural Center in Cuernavaca, Morelos, Mexico / PRODUCTORA + Isaac Broid. Image © Jaime Navarro

O diretor Dirk Denison e o presidente do júri do MCHAP de 2018, Ricky Burdett, anunciaram os seis finalistas da edição de 2018 do Mies Crown Hall America Prize. Selecionados de uma lista de 31 projetos, esses projetos concorrerão ao prêmio principal que será anunciado em outubro. Os autores do prêmio vencedor receberão US$ 50.000 para financiar pesquisas e uma publicação, além de serem reconhecidos como Presidentes Honorários da MCHAP na Faculdade de Arquitetura do IIT.

A seguir, conheça os seis edifícios finalistas - entre eles estão dois projetos brasileiros, o IMS Paulista, realizado por Andrade Morettin Arquitetos Associados, e o Sesc 24 de Maio, realizado por Paulo Mendes da Rocha e MMBB Arquitetos. Todos foram concluídos entre janeiro de 2016 e dezembro de 2017. Os textos descritivos, fornecidos pelo júri do MCHAP, celebram os méritos de cada projeto.

Residência CM / Reinach Mendonça Arquitetos Associados

05:00 - 24 Julho, 2018
Residência CM / Reinach Mendonça Arquitetos Associados, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 27

Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

05:00 - 20 Julho, 2018
Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 48

  • Arquitetos

  • Localização

    Bragança Paulista, Brasil
  • Autores

    Luiz Paulo Andrade, Lucilla Mesquita, Carol Celestino
  • Área

    1466.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

Pérolas ocultas da arquitetura latino-americana

10:00 - 16 Julho, 2018
Ninho de Quetzalcóatl / Javier Senosian. Imagem © Marcos Betanzos
Ninho de Quetzalcóatl / Javier Senosian. Imagem © Marcos Betanzos

Teatro Oficina / Lina Bo Bardi e Edson Elito. Imagem © Nelson Kon Portal do cemitério de azul. Imagem via Wikipedia User Elciri Licensed under CC BY-SA 2.5 Centro Cultural García Márquez. Imagem © Alejandro Ojeda Galería IK LAB / Jorge Eduardo Neira Sterkel. Image Cortesía de IK LAB + 24

Durante as férias de inverno muitos arquitetos aproveitam para viajar e conhecer outras cidades e monumentos. Durante esta breve pausa, convidamos todos os arquitetos à repensar seus próximos destinos e visitar um dos mais incríveis projetos de arquitetura da América Latina. Ainda que seja importante para um arquiteto revisitar projetos clássicos, tenha em conta que explorar lugares desconhecidos pode surpreendê-lo de uma maneira como você nunca imaginou. Tendo isso em mente, decidimos fazer uma lista de importantes obras arquitetônicas pouco conhecidas, as quais chamamos de "pérolas ocultas da arquitetura latino-americana". Veja a seguir a lista completa, compilada especialmente para vocês.

Cachorros como protagonistas de fotografias de arquitetura

07:00 - 14 Julho, 2018
Cachorros como protagonistas de fotografias de arquitetura, Casa Dox / Mjölk architekti. Imagem © BoysPlayNice
Casa Dox / Mjölk architekti. Imagem © BoysPlayNice

Casa La Quinta / Pablo Pérez Palacios, Alfonso de la Concha Rojas, Miguel Vargas, Blas Treviño, Jorge Quiroga . Imagem © Rafael Gamo Casas Catalinas / Agustín Lozada. Imagem © Gonzalo Viramonte MK5 House / ORTRAUM. Imagem © Marc Goodwin Unleashed Dog Spa / Square One Interiors. Imagem © Ihor Pona + 33

É pouco comum encontrarmos animais nas fotografias de arquitetura, por isso, quando vemos um cachorro ou gato em alguma foto, ela rapidamente prende nossa atenção. Já realizamos uma compilação de fotografias de arquitetura com gatos, portanto, agora selecionamos algumas imagens que têm como protagonista nossos fiéis amigos caninos. Veja nossa seleção, a seguir.

Christian de Portzamparc recebe o Praemium Imperiale de 2018

19:00 - 13 Julho, 2018
House of Dior, Seoul. Image © Nicolás Borel
House of Dior, Seoul. Image © Nicolás Borel

O arquiteto francês Christian de Portzamparc foi nomeado o laureado de 2018 do Prêmio Praemium Imperiale de Arquitetura. O prêmio, concedido pela Japan Art Association (JAA), reconheceu Portzamparc por seu “estilo arquitetônico imaginativo ... conhecido por suas características distintivas, como projetos arrojados, uma abordagem artística e a criatividade que vem de seu trabalho como pintor de aquarelas."

Espécies e dicas para cultivos de plantas nos interiores

12:00 - 13 Julho, 2018
Espécies e dicas para cultivos de plantas nos interiores, Mipibu House / Terra e Tuma Arquitetos Associados. Image © Nelson Kon
Mipibu House / Terra e Tuma Arquitetos Associados. Image © Nelson Kon

Plantas e espécies vegetais são excelentes elementos para compor a arquitetura e espaços construídos. Entretanto, quando se trata de ambientes internos – áreas que geralmente recebem menor quantidade de luz e ventilação natural – certas espécies apresentam resistência à adaptação.

Por isso, ao pensar em espécies vegetais para interiores - seja uma casa, apartamento ou um espaço comercial - algumas espécies são mais indicadas e se adaptam melhor. Compilamos, a seguir, 13 espécies com boa adaptação a ambientes internos.

As possibilidades da iluminação artificial para melhorar (ou piorar) a arquitetura

12:00 - 12 Julho, 2018

Das diferentes etapas que regem o trabalho em arquitetura ou interiores, a iluminação é algo capaz de valorizar ou destruir visualmente um espaço concebido. Isso porque existem diferentes possibilidades de iluminação artificial e fontes de luz pensadas para as mais diferentes tarefas, ambientes e finalidades dentro de um espaço interno ou mesmo, externos, como em fachadas e projetos paisagísticos. Pensemos em dois ambientes com as mesmas dimensões e layout. Suponhamos que no primeiro, fosse aplicado apenas um ponto de luz – geral no caso – enquanto no segundo fosse realizado um projeto luminotécnico considerando cada um dos usos do espaço, valorizando determinados aspectos. Sem dúvidas, a segunda opção constitui-se de um espaço mais agradável. Da mesma forma que um projeto luminotécnico equivocado pode estragar um espaço. Mas como é possível atingir esses diferentes resultados?

Neste artigo já aprendemos como calcular a intensidade de luz necessária para cada ambiente. Aqui, de maneira prática, compilamos a seguir uma lista com alguns dos conceitos-chave para os diferentes tipos de sistemas de iluminação.

Aqwa Corporate / Foster + Partners

09:00 - 8 Julho, 2018
Aqwa Corporate / Foster + Partners, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © André Nazareth © André Nazareth + 44

  • Arquitetos

  • Localização

    Via Binário do Porto, 299 - Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
  • Equipe

    Norman Foster, David Nelson, Spencer de Grey, David Summerfield, Juan Frigerio, Pedro Haberbosch, Filomena Russo, Rui Alves, Anthony Cestra, Chris Farmer, Daniel Gaertner, Domingos Garcia, Jai Krishnan, Courtney Hunt, Consuelo Manna, Sebastian Mendez, Alonso De Garay Montero, Elke Pedal, Jorge Pereira, Maro Riga, David Santamaria, Nathan St. John, Anthony Stahl, Jose Vargas-Hidalgo, Francisco Waltersdorfer
  • Área

    223000.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

Torre Forma Itaim / b720 Fermín Vázquez Arquitectos

05:00 - 27 Junho, 2018
Torre Forma Itaim / b720 Fermín Vázquez Arquitectos, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 32

  • Arquitetos

  • Localização

    R. Min. Jesuíno Cardoso, 148 - Vila Nova Conceição, São Paulo - SP, 04544-050, Brasil
  • Equipe

    Fermin Vazquez, Francesc de Fuentes, Sonia Cruz, Aline Foltran, Marc Pi, Albert Freixes, Gemma Ojea, David Sebastian, Miguel Yurrita
  • Área

    11533.0 m2
  • Ano

    2017
  • Fotografias

Visite a Pinacoteca de São Paulo em realidade virtual e passeio 360°

07:00 - 26 Junho, 2018
Visite a Pinacoteca de São Paulo em realidade virtual e passeio 360°, Pinacoteca do Estado de São Paulo / Paulo Mendes da Rocha + Eduardo Colonelli + Weliton Ricoy Torres. Image © Nelson Kon
Pinacoteca do Estado de São Paulo / Paulo Mendes da Rocha + Eduardo Colonelli + Weliton Ricoy Torres. Image © Nelson Kon

Distâncias físicas já não são um problema para os grandes museus do mundo. Outrora presos às suas localizações geográficas e, assim, acessíveis apenas a quem pudesse chegar visitá-los, hoje, muitos museus já têm seus acervos digitalizados e outros estão em vias de fazer o mesmo - uma estratégia de difusão e, em certa medida, democratização do acesso à cultura.

CEUs: a construção coletiva do espaço público

07:00 - 17 Junho, 2018
CEUs: a construção coletiva do espaço público, © Nelson Kon
© Nelson Kon

Em seu contexto clássico, com uma sala de aula composta por lousa, professor em pé e alunos sentados, os espaços internos de uma escola podem ser facilmente confundidos com cárceres. Agora pense na área externa e pública da maioria das instituições de ensino no Brasil: quantas vezes pode-se reconhecer que aquele lugar é uma escola apenas avistando-o de longe?

Como calcular e projetar escadas helicoidais

12:00 - 15 Junho, 2018
Como calcular e projetar escadas helicoidais, © Matheus Pereira
© Matheus Pereira

Escadas helicoidais podem economizar metros quadrados valiosos em ambientes pequenos e vencer a altura do pé-direito ocupando muito menos área do que uma escada convencional. Podem também ser objetos icônicos nos projetos, com formas arrojadas e diversas configurações. No entanto, o seu projeto exige atenção, para que não se tornem desconfortáveis ou perigosas. Atualmente os softwares BIM vem tornando esse processo muito mais simples, mas é sempre importante entender as restrições e alguns dos conceitos básicos para um desenho adequado.

Sistemas para incorporar a iluminação zenital em seus projetos

12:00 - 6 Junho, 2018

Nada mais racional que aproveitar a iluminação solar natural como garantia para melhorar a qualidade espacial de seus projetos, além de economizar energia. A consciência da finitude dos recursos naturais e demandas por redução do consumo energético têm diminuído cada vez mais o protagonismo de sistemas artificiais de iluminação, de modo que arquitetos tem buscado assumir novos posicionamentos na concepção projetual, apropriando-se determinados sistemas construtivos no aproveitamento dos recursos naturais. Nesse diálogo, diferentes tipos de artifícios têm sido adotados para a captação lumínica natural.

Tais sistemas podem ainda garantir excelentes propriedades espaciais se projetados corretamente. Conheça, a seguir, 5 sistemas indispensáveis à iluminação zenital: