O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

CEUs: a construção coletiva do espaço público

07:00 - 17 Junho, 2018
CEUs: a construção coletiva do espaço público, © Nelson Kon
© Nelson Kon

Em seu contexto clássico, com uma sala de aula composta por lousa, professor em pé e alunos sentados, os espaços internos de uma escola podem ser facilmente confundidos com cárceres. Agora pense na área externa e pública da maioria das instituições de ensino no Brasil: quantas vezes pode-se reconhecer que aquele lugar é uma escola apenas avistando-o de longe?

Como calcular e projetar escadas helicoidais

12:00 - 15 Junho, 2018
Como calcular e projetar escadas helicoidais, © Matheus Pereira
© Matheus Pereira

Escadas helicoidais podem economizar metros quadrados valiosos em ambientes pequenos e vencer a altura do pé-direito ocupando muito menos área do que uma escada convencional. Podem também ser objetos icônicos nos projetos, com formas arrojadas e diversas configurações. No entanto, o seu projeto exige atenção, para que não se tornem desconfortáveis ou perigosas. Atualmente os softwares BIM vem tornando esse processo muito mais simples, mas é sempre importante entender as restrições e alguns dos conceitos básicos para um desenho adequado.

5 sistemas para incorporar a iluminação zenital em seus projetos

12:00 - 6 Junho, 2018

Nada mais racional que aproveitar a iluminação solar natural como garantia para melhorar a qualidade espacial de seus projetos, além de economizar energia. A consciência da finitude dos recursos naturais e demandas por redução do consumo energético têm diminuído cada vez mais o protagonismo de sistemas artificiais de iluminação, de modo que arquitetos tem buscado assumir novos posicionamentos na concepção projetual, apropriando-se determinados sistemas construtivos no aproveitamento dos recursos naturais. Nesse diálogo, diferentes tipos de artifícios têm sido adotados para a captação lumínica natural.

Tais sistemas podem ainda garantir excelentes propriedades espaciais se projetados corretamente. Conheça, a seguir, 5 sistemas indispensáveis à iluminação zenital:

20 Obras selecionadas para o 3° Premio Latino-Americano de Arquitetura Rogelio Salmona

15:00 - 4 Junho, 2018
20 Obras selecionadas para o 3° Premio Latino-Americano de Arquitetura Rogelio Salmona

Após vários meses de pesquisa para identificar obras na América Latina e no Caribe, um comitê internacional de curadores de arquitetos selecionou 20 projetos para serem apresentados na terceira edição do Prêmio Latino-Americano de Arquitetura Rogelio Salmona.

O comitê de curadores foi integrado pelos arquitetos Silvia Arango (Região Andina), Felipe Leal (México, América Central e Caribe), Alexandre Ribeiro Gonçalves (Região Brasil) e Fernando Pérez Oyarzún (Região Cone Sul), que revisaram 53 trabalhos latino-americanos para compilar a seleção final. Em setembro, o prêmio será entregue ao trabalho vencedor em uma cerimônia a ser realizada em Bogotá, Colômbia.

Veja, a seguir, as 20 obras selecionadas nesta edição do prêmio:

Luz natural, ventilação e natureza: 17 pátios internos

10:00 - 4 Junho, 2018
Luz natural, ventilação e natureza: 17 pátios internos, © Quang Dam
© Quang Dam

© Yoon Joonhwan © Erieta Attali © Nguyen Tien Thanh © Pablo Blanco + 17

Esta semana, apresentamos uma seleção das 17 melhores fotografias de pátios internos. Entre as vantagens de incorporar esses espaços nos projetos estão melhores condições de luz natural e ventilação e acesso à natureza. Veja, a seguir, nossa seleção de imagens de pátios fotografados por nomes como Quang Dam, Fran Parente e Pablo Blanco.

Patrimônio em risco: Iphan autoriza a construção de arranha-céu ao lado do Teatro Oficina de Lina Bo Bardi

07:00 - 1 Junho, 2018
Patrimônio em risco: Iphan autoriza a construção de arranha-céu ao lado do Teatro Oficina de Lina Bo Bardi, © Nelson Kon
© Nelson Kon

Tombado em nível estadual e federal, o Teatro Oficina, projetado por Lina Bo Bardi e Edson Elito, corre o risco de ter seu entorno profundamente alterado com a construção de duas torres residencias de cem metros de altura. O empreendimento, liderado pelo Grupo Silvio Santos, foi autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reunião no dia 29 de maio. 

Clássicos da Arquitetura: Residência Milan / Marcos Acayaba

12:00 - 25 Maio, 2018
Clássicos da Arquitetura: Residência Milan / Marcos Acayaba, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Marcos Acayaba © Nelson Kon + 20

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno grande teve seu desnível original trabalhado em três níveis, ensejando uma melhor distribuição dos espaços sem isolá-los visualmente. A cobertura, casca de concreto em arco com as extremidades apoiadas no jardim, abriga os espaços internos garantindo a vista em toda a volta. Atravessando o espaço coberto pelo arco, meio nível acima da sala/estúdio e da piscina, uma laje plana linear sustenta o piso dos dormitórios e cobre os serviços e o estacionamento. Na área central, no desnível, duas torres de concreto apóiam as caixas d'água e contêm os banheiros em dois níveis (dormitórios e serviços).

Guia de expografia: o que levar em conta ao montar uma exposição

12:00 - 23 Maio, 2018
Guia de expografia: o que levar em conta ao montar uma exposição, Cavaletes de Vidro. Image © FLAGRANTE
Cavaletes de Vidro. Image © FLAGRANTE

Você já se questionou como é pensado o projeto de uma exposição? Ou como ele articula-se na montagem do conteúdo exposto?

Historicamente, o que hoje conhecemos como Museu iniciou-se como um lugar para a reunião de peças e objetos organizados por tipologia, como nos é revelado ao observamos imagens dos chamados gabinetes de curiosidades ou quarto das maravilhas, onde se organizava uma multiplicidade de objetos e espécies raras (animal, vegetal e mineral) trazidas das grandes explorações ocorridas no século XVI e XVII.

Séculos mais tarde, tais coleções começaram a ganhar força e antigos palácios transformaram suas circulações em extensas e contínuas galerias, onde apenas seus hóspedes e moradores tinham acesso. Posteriormente, no século XIX, o surgimento de pavilhões dedicados essencialmente à exposição de artefatos trouxe proximidade à ideia mais próxima do que hoje são os museus. Costumamos publicar diversos projetos de museus. Mas além da arquitetura destes, você já observou como a expografia atua de modo importante? Listamos a seguir alguns dos conceitos-chave dos projetos expográficos.

Uma conversa sobre Lina Bo Bardi e seu legado com Olivia de Oliveira

18:00 - 14 Maio, 2018
Uma conversa sobre Lina Bo Bardi e seu legado com Olivia de Oliveira, Teatro Oficina. Image © Nelson Kon
Teatro Oficina. Image © Nelson Kon

Olivia de Oliveira fez sua tese de doutorado sobre a arquiteta Lina Bo Bardi na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona (ETSAB) e é autora do livro "Lina Bo Bardi. Obras construídas", que surgiu após a visita aos edifícios construídos por Lina ao lado do fotógrafo Nelson Kon em 2002. Nesta obra ela apresenta toda a complexidade arquitetônica e visões culturais, políticas e sociais da arquiteta. O resultado acaba de ser relançado no Brasil pela Editora Gustavo Gili, em português.

Na seguinte entrevista, é possível se aprofundar um pouco mais na história por trás do livro e também sobre Lina Bo Bardi através da perspectiva da autora, que cita importantes questões como o canteiro de obras, o surrealismo presente na obra da arquiteta e como segue a preservação de suas obras.

Casas de menos de 100 m²: 30 exemplos de plantas

12:00 - 25 Abril, 2018
Casas de menos de 100 m²: 30 exemplos de plantas, © ArchDaily
© ArchDaily

O desafio de projetar uma casa com um orçamento apertado e metros quadrados escassos, juntamente com o dever essencial de responder corretamente aos requisitos específicos do usuário, pode ser uma das atribuições mais motivadoras e provocativas para um arquiteto. Como aproveitar o espaço da melhor maneira? Como evitar o desperdício de material? Como antecipar a possível expansão futura da habitação? Como desenvolver uma arquitetura simples e ao mesmo tempo entregar um alto valor a seus habitantes?

Mergulhamos em nossa biblioteca de obras para ajudá-lo neste processo, selecionando 30 casas que oferecem soluções arquitetônicas interessantes em 70, 80 e 90 metros quadrados.

Residência CR / Obra arquitetos

05:00 - 11 Abril, 2018
Residência CR / Obra arquitetos, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 31

  • Arquitetos

  • Localização

    São José dos Campos, Brasil
  • Autores

    Thiago Natal Duarte, João Paulo Daolio
  • Área

    650.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

Aprenda a pré-dimensionar uma estrutura em concreto armado

12:00 - 1 Abril, 2018
Aprenda a pré-dimensionar uma estrutura em concreto armado, Casa de fim de semana em São Paulo / spbr arquitetos. Image © Nelson Kon
Casa de fim de semana em São Paulo / spbr arquitetos. Image © Nelson Kon

É de vital importância que os arquitetos compreendam de estruturas para tornarem seus desenhos possíveis e, mais importante, para que possam ter subsídios para debater com engenheiros calculistas, em busca das melhores soluções para a obra. Um pré-dimensionamento estrutural torna-se fundamental para o lançamento inicial dos componentes estruturais, observando-se as restrições e possibilidades dos espaços.

Uma das principais cargas a que as estruturas são submetidas é o seu próprio peso. e então, é imprescindível que ele seja conhecido para que se possam dimensionar as diversas partes do edifício que está sendo concebido. Ao iniciar um projeto estrutural, o engenheiro ainda não conhece as dimensões das diferentes peças que compõem a estrutura, portando não conhecendo o seu peso próprio,. Surge um paradoxo sem solução: Para saber o peso é necessário saber as dimensões, mas, para saber as dimensões, é preciso saber o peso.

Também o arquiteto, ao fazer o projeto arquitetônico, fica em situação desconfortável, pois não tem ideia do tamanho de cada uma das partes do edifício, isto porque o dimensionamento estrutural está longe de ser iniciado e o espaço ocupado por cada uma das partes da estrutura interfere diretamente na funcionalidade e na estética de sua arquitetura.

Resultado do 5º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat

19:00 - 18 Março, 2018
Resultado do 5º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

O resultado do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável acaba de ser divulgado. A premiação é uma das mais importantes do mercado de construção civil brasileiro e já reconheceu mais de 150 projetos por excelência em conforto, inovação e sustentabilidade. Foram entregues 25 prêmios, entre as categorias “Profissional” e “Estudante”, além dos destaques em “Conforto”, “Inovação” e “Sustentabilidade”. O prêmio de Melhor Projeto da edição foi apresentado pelo CEO global da Saint-Gobain, Pierre-André de Chalendar, e entregue ao projeto Moradias Infantis, de Rosenbaum® e Aleph Zero. Dal Pian Arquitetos, Vigliecca e Associados e Estúdio 41 Arquitetura foram destaques em Conforto, Inovação e Sustentabilidade, respectivamente.

O Prêmio já é referência no mercado brasileiro de arquitetura, tendo destacado centenas de projetos de estudantes e profissionais, que, em linha com os valores da Saint-Gobain, promovem a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente”, disse Thierry Fournier, CEO da Saint-Gobain para Brasil, Chile e Argentina. “Com a premiação, incentivamos o mercado a priorizar, cada vez mais, os conceitos de conforto e o bem-estar das pessoas nas edificações”, finalizou o executivo.

Conheça a seguir os projetos vencedores do 5º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável:

Sesc SP e Central Saint Martins promovem atividades sobre arquitetura, arte e design no Sesc 24 de Maio

15:00 - 9 Março, 2018
Sesc SP e Central Saint Martins promovem atividades sobre arquitetura, arte e design no Sesc 24 de Maio, Piscina na cobertura no Sesc 24 de Maio. Image © Nelson Kon
Piscina na cobertura no Sesc 24 de Maio. Image © Nelson Kon

Desde 2016, o Sesc São Paulo e a britânica Central Saint Martins, University of the Arts London – referência mundial em arte e design –, promovem atividades em parceria. Uma das atividades de destaque para 2018 é a mesa de debate ‘As Ironias da Arquitetura: o Arquiteto como Cidadão’, que será realizada no dia 16 de março, às 10h30, no teatro do Sesc 24 de Maio.

"Ventilação e iluminação naturais na obra de João Filgueiras Lima, Lelé"

14:00 - 28 Fevereiro, 2018
"Ventilação e iluminação naturais na obra de João Filgueiras Lima, Lelé",  Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek Lago Norte, Brasília/DF. Image © Nelson Kon
Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek Lago Norte, Brasília/DF. Image © Nelson Kon

Inauguramos hoje uma série de publicações onde apresentaremos teses e dissertações de acesso público que, de alguma maneira, discutam questões pertinentes à Arquitetura e ao Urbanismo. Vimos a necessidade de mostrar ao maior número possível de pessoas a incrível produção acadêmica de nossas universidades, que por vezes não ganham o devido reconhecimento.

Nesta primeira edição, apresentamos o trabalho do arquiteto Jorge Isaac Perén Montero e sua dissertação de mestrado intitulada "Ventilação e Iluminação Naturais na obra de João Filgueiras Lima, Lelé: Estudos dos Hospitais da Rede Sarah Kubitschek Fortaleza e Rio de Janeiro", orientada pela professora Rosana Maria Caram, na Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP. 

Sesc 24 de Maio / Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos

09:00 - 28 Fevereiro, 2018
Sesc 24 de Maio / Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 92

  • Arquitetos

  • Localização

    R. 24 de Maio, 109 - República, São Paulo - SP, 01041-001, Brasil
  • Autores

    Paulo Mendes da Rocha, Fernando Mello Franco, Marta Moreira, Milton Braga
  • Equipe

    Adriano Bergemann, Ana Carina Costa, Ana Carolina Mamede, Cecília Góes, Eduardo Ferroni, Giovanni Meirelles, Gleuson Pinheiro, Guilherme Pianca, Jacques Rordorf, Lucas Vieira, Márcia Terazaki, Maria João Figueiredo, Marina Acayaba, Marina Sabino, Martin Benavidez, Vito Macchione, João Yamamoto, Rafael Monteiro, Rodrigo Brancher, Thiago Rolemberg
  • Área

    27865.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

Em foco: Lucio Costa

06:00 - 27 Fevereiro, 2018
Em foco: Lucio Costa, © Hugo Segawa
© Hugo Segawa

Hoje, dia 27 de fevereiro, Lucio Costa completaria 116 anos. Falecido em 1998, esteve à frente de importantes projetos, mais notavelmente o plano piloto de Brasília e o Ministério da Educação e Saúde do Rio de Janeiro, com impactos marcantes na arquitetura e urbanismo do país. Nascido na França, por conta da profissão de seu pai almirante, morar em países como Inglaterra e Suíça durante seus anos de formação deu a ele uma formação pluralista e uma conexão relevante com o velho continente. Formou-se no curso de Arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e, aos 29 anos, foi convidado a ser o diretor da faculdade. Em 1937 foi nomeado diretor da Divisão de Estudos e Tombamentos, do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - SPHAN, no mesmo ano em que projeta o Museu das Missões, em São Miguelinho, Rio Grande do Sul. 

Arquitetura com blocos de concreto: como construir com este material modular e de baixo custo?

12:00 - 26 Fevereiro, 2018
Arquitetura com blocos de concreto: como construir com este material modular e de baixo custo?, Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados. Image © Nelson Kon
Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados. Image © Nelson Kon

O bloco de concreto é um material pré-fabricado utilizado, sobretudo, para a construção de paredes e muros. Como os tijolos comuns, os blocos funcionam em conjunto quando empilhados e quando unidos com argamassa. Para realizar esta união, os blocos têm um interior oco que permite a passagem de barras de aço e enchimento de argamassa.

Há uma grande variedade de dimensões e texturas, desde as superfícies lisas mais tradicionais até os acabamentos ondulados ou rugosos. Existem unidades especiais para cantos ou blocos próprios para receberem armaduras longitudinais. Suas dimensões variam entre o clássico 8x8x16 polegadas (aproximadamente 19x19x39 cm), para uso estrutural e outras versões mais finas para partições, com dimensões próximas a 8x3,5x39 polegadas (aproximadamente 19x9x39 cm). Mas como incorporá-los de forma criativa em nossos projetos?

Vila Matilde House / Terra e Tuma Arquitetos Associados. Image © Pedro Kok Casa + Estudio / Terra e Tuma Arquitetos Associados. Image © Pedro Kok Silent house / Takao Shiotsuka Atelier. Image © Takao Shiotsuka Atelier Casa entre Bloques / Natura Futura Arquitectura. Image © JAG Studio + 24