Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Manuel Sá

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Casa em Itu / Grupo SP

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 51

Casas  · 
Itu, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Grupo SP
  • Área Área deste projeto de arquitetura

Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia pelas lentes de Manuel Sá

© Manuel Sá
© Manuel Sá

Projetado pelo arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker 2006, Paulo Mendes da Rocha, o Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), concluído em 1995, no bairro Jardim Europa, em São Paulo, é uma das obras mais emblemáticas da Arquitetura Contemporânea Paulistana.

Fotografia e Arquitetura: Manuel Sá

Há alguns anos atrás apresentamos dezenas de entrevistas realizadas à notáveis e eminentes fotógrafos especializados em Arquitetura em nossa seção Fotografia e Arquitetura, onde tivemos a oportunidade de compartilhar com nossos leitores curiosidades acerca dos profissionais que diariamente colaboram com o ArchDaily e que são responsáveis por compartilhar sua particular visão ao trabalho idealizado por inúmeros escritórios de arquitetura e por vezes, não passíveis de visitação. Hoje, 19 de Agosto, Dia Mundial da Fotografia, é com grande satisfação que anunciamos a retomada de novas entrevistas mensais com fotógrafos emergentes, profissionais já consagrados neste campo e também, novas conversas com algúns profissionais anteriormente já entrevistados através da revisitação de sua carreira nos últimos anos.

O retorno do granilite na arquitetura: fabricação, instalação e exemplos notáveis

Focal Length / RENESA Architecture Design Interiors Studio. Image © Suryan//Dang
Focal Length / RENESA Architecture Design Interiors Studio. Image © Suryan//Dang

Os revestimentos em granilite são produzidos através da base cimentícia (areia, água e cimento) com grânulos de pedras naturais diversas, e podem ser aplicados em qualquer tipo de superfície horizontal ou vertical. A técnica, produzida a partir de um processo totalmente artesanal, foi amplamente aplicada nos edifícios modernos espalhados por todo o mundo e tem como sua principais vantagens sua durabilidade, resistência (à água e abrasão) e fácil manutenção sendo comumente aplicado em pisos de casas e halls de prédios residenciais e comerciais.

Atualmente, apresenta-se como uma forte tendência da arquitetura contemporânea. É possível confirmar isso observando as diversas marcas que tem apresentado produtos para casa e decoração fabricados a partir da técnica ou que, pelo menos, fazem referências à ela. 

Focal Length / RENESA Architecture Design Interiors Studio. Image © Suryan//Dang Casa Salmen / Office S&M. Image © French + Tye Apartamento Copan / Sabiá Arquitetos. Image © Pedro Vannucchi Parisienne / Miriam Barrio Estudio. Image © Maria Pujol + 24

Restaurante Coati, projetado por Lina Bo Bardi e Lelé, pelas lentes de Manuel Sá

O fotografo Manuel Sá compartilhou conosco seu ensaio do Restaurante Coati, projetado em 1987 por Lina Bo Bardi, João Filgueiras Lima - Lelé (pré-fabricados de argamassa armada), Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki. O conjunto completo, um restaurante, um bar e três casarões que seriam transformados em nove apartamentos com uso comercial no térreo, está na região do Pelourinho em Salvador e faz parte do Projeto piloto para o Plano de Recuperação do Centro Histórico da Bahia proposto por Lina. O restaurante está, infelizmente, abandonado e em processo de arruinamento, assim como o restante do conjunto.

Eduardo Souto de Moura é reconhecido com Prêmio Memorial Arnold W. Brunner 2019

O arquiteto português Eduardo Souto de Moura foi reconhecido esta semana com o Prêmio Memorial Arnold W. Brunner 2019, premiação concedida anualmente pela Academia Americana de Artes e Letras a uma arquiteta ou arquiteto de qualquer nacionalidade que tenha realizado contribuições significativas à "arquitetura enquanto uma arte".

Residência DCA / Metamoorfose Studio

© Manuel Sá © Manuel Sá © Manuel Sá © Manuel Sá + 21

Renovação  · 
Vila Anglo Brasileira, Brasil

Apartamento Eusébio / VAGA

© Manuel Sá © Manuel Sá © Manuel Sá © Manuel Sá + 12

As virtudes e limites da fotografia na representação da arquitetura - cinco fotógrafos discutem

Enquanto meio de representação da arquitetura, a fotografia apresenta qualidades indiscutíveis. Com ela, é possível apresentar a um público distante obras erguidas em qualquer lugar do mundo, de vistas gerais a espaços internos e pormenores construtivos - ampliando o alcance e, de certo modo, o acesso à arquitetura.

Entretanto, como qualquer outra forma de representação, não é infalível. Na medida que avanços tecnológicos permitem fazer imagens cada vez mais bem definidas e softwares de edição oferecem ferramentas para retocar e, por vezes, alterar aspectos substanciais do espaço construído, a fotografia, por sua própria natureza, carece de meios para transmitir aspectos sensoriais e táteis da arquitetura. Não é possível - ao menos não satisfatoriamente - experienciar as texturas, sons, temperatura e cheiros dos espaços através de imagens estáticas. 

Faculdade de Biologia Celular e Genética / Héctor Fernández Elorza. Madri, Espanha. Image © Montse Zamorano Sesc Pompeia / Lina Bo Bardi. São Paulo, Brasil.. Image © Manuel Sá The Sales Center in Wenzhou TOD New Town / NAN Architects. Wenzhou, China. Image © FangFang Tian Tate Modern Switch House / Herzog & de Meuron. Londres, Reino Unido. Image © Laurian Ghinitoiu + 15

Escritório Hugo Boss São Paulo / Studio MV Arquitetura

© Manuel Sá © Manuel Sá © Manuel Sá © Manuel Sá + 16

VMCA / Archscape

© Manuel Sá © Manuel Sá © Manuel Sá © Manuel Sá + 28

Escritórios  · 
Paraíso, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Archscape
  • Área Área deste projeto de arquitetura

Clássicos da Arquitetura: As Arquiteturas do Parque Ibirapuera / Oscar Niemeyer

Este artigo foi originalmente publicado em 20 de julho de 2018. Para ler sobre outros projetos icônicos de arquitetura, visite nossa seção Clássicos da Arquitetura.

O Parque Ibirapuera constitui-se de um marco na cidade de São Paulo e na arquitetura moderna brasileira. Abrigando um conjunto de cinco edifícios culturais conectados por leve e sinuosa marquise, o projeto concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer em harmonia ao paisagismo, é como uma poesia pairando na malha urbana paulistana.

Com projeto encomendado em 1951 pelo Governador Lucas Nogueira Garcez, responsável por instituir uma comissão idealizadora composta por representantes dos Poderes Público e Privado nas comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo, decidiu-se que o parque tornaria-se marco para a capital, servindo como importante chave cultural e de lazer. A ideia, que já havia sendo discutida anteriormente por Ciccillo Matarazzo, permitiu então a idealização de uma proposta que abrigava um conjunto de edifícios de caráter cultural e artístico.

Palácio das Exposições. Image © Romullo Baratto Auditório Oscar Niemeyer. Image © Manuel Sá Palácio da Agricultura / Museu de Arte Contemporânea. Image © Manuel Sá Palácio da Agricultura / Museu de Arte Contemporânea. Image © Manuel Sá + 34

A beleza de 4 apartamentos em edifícios projetados por Oscar Niemeyer

Habitar residências projetadas por consagrados nomes da arquitetura moderna é um sonho almejado por muitos, mas, porventura, nem sempre o desejo é passível de ser realizado. Por isso, muitos se deparam com a possibilidade de alugar ou adquirir apartamentos em edifícios icônicos e experimentam viver nas células especialmente concebidas por estes arquitetos.

No caso dos edifícios desenhados por Oscar Niemeyer, fluidez e flexibilidade talvez sejam palavras-chaves que melhor expressem a planta e soluções tipológicas criadas.

Na tentativa de reunir exemplares de apartamentos concebidos pelo mestre e reformados lideradas por jovens arquitetos contemporâneos, estes quatro projetos revelam a reinterpretação da planta aos novos moradores. Confira a seguir:

Apartamento Três / Fábrica Arquitetos

© Manuel Sá © Manuel Sá © Manuel Sá © Manuel Sá + 19

Apartamentos  · 
São Paulo, Brasil

Casa AM / comoVER Arquitetura Urbanismo

© Manuel Sá © Manuel Sá © Manuel Sá © Manuel Sá + 30

Casas  · 
Ribeirão Preto, Brasil

Casa Azul / Bruno Levy

© Manuel Sá © Manuel Sá © Manuel Sá © Manuel Sá + 34

Casas  · 
Butantã, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Bruno Levy
  • Área Área deste projeto de arquitetura