MVRDV projeta instalação topográfica temporária no centro de Londres

O MVRDV acabada de apresentar as últimas imagens de seu mais novo projeto, uma estrutura temporária que visa proporcionar aos londrinos uma nova área pública acessível em pleno centro da cidade. Implantado junto ao Marble Arch de Londres, em frente ao maior parque urbano da cidade, o projeto desenvolvido pelo escritório holandês assume a forma de uma pequena montanha, a partir da qual, moradores e turistas poderão ter uma perspectiva única de toda a extensão do Hyde Park e da Oxford Street. Concebido a partir de um estrutura de andaimes, o projeto está inserido em uma série de iniciativas desenvolvidas para resgatar a economia da cidade pós pandemia.

MVRDV projeta instalação topográfica temporária no centro de Londres - Imagem 2 de 12MVRDV projeta instalação topográfica temporária no centro de Londres - Imagem 3 de 12MVRDV projeta instalação topográfica temporária no centro de Londres - Imagem 4 de 12MVRDV projeta instalação topográfica temporária no centro de Londres - Imagem 5 de 12MVRDV projeta instalação topográfica temporária no centro de Londres - Mais Imagens+ 7

MVRDV projeta instalação topográfica temporária no centro de Londres - Imagem 5 de 12
Cortesia de MVRDV

A parte disso, o projeto encomendado aos arquitetos holandeses nasceu da intenção da cidade de Londres por redefinir temporariamente a conexão entre a Oxford Street, o Hyde Park e o Marble Arch, criando um novo ponto de interesse em uma das ruas comerciais mais importantes de toda a Europa. A proposta apresentada pelo MVRDV se revela como uma “encosta do parque, uma topografia que permitirá aos visitantes acessar um mirante natural a 25 metros de altura, oferecendo uma perspectiva panorâmica para toda a Oxford Street e para o Hyde Park.” O projeto foi concebido como uma espécie de percurso contínuo, pelo qual os visitantes podem passear livremente e descobrir estes importantes ícones da cidade de Londres a partir de um novo ponto de vista.

MVRDV projeta instalação topográfica temporária no centro de Londres - Imagem 3 de 12
Cortesia de MVRDV

“Este projeto é uma excelente oportunidade para transformar e ampliar o interesse em uma das áreas mais importantes da cidade de Londres”, disse o sócio fundador do MVRDV, Winy Maas. “Este é um local cheio de contradições, e o nosso projeto procura destacar essa condição. Ao adicionar este elemento topográfico na paisagem, procuramos ressignificar todo o entorno do Marble Arch e, apesar de prestar uma singela homenagem a este histórico marco urbano de Londres, procuramos apontar para um possível futuro que está por vir. Com esta intervenção estamos ampliando a área do parque, estendendo-o para dentro da cidade e fortalecendo a sua conexão com a Oxford Street através do Marble Arch. É importante lembrar que, embora esta seja uma adição temporária, ela poderá inspirar a cidade e seus habitantes a lidar com os erros cometidos durante a década de 1960.”

MVRDV projeta instalação topográfica temporária no centro de Londres - Imagem 12 de 12
Cortesia de MVRDV
MVRDV projeta instalação topográfica temporária no centro de Londres - Imagem 4 de 12
Cortesia de MVRDV

O Marble Arch Hill, como está sendo chamada esta intervenção, foi desenvolvido a partir de uma estrutura de andaimes, a qual serve como base de suporte para as camadas de solo e grama que definem a topografia da instalação—permitindo ainda que algumas árvores cresçam no local. Como uma estrutura temporária, a nossa equipe se preocupou em conceber um projeto que gerasse o mínimo possível de resíduos.” A estrutura de andaimes poderá ser desmontada e reutilizada ao final da vida útil da instalação, enquanto os elementos que compõem a topografia propriamente dita—o solo, a grama e até as árvores—poderão ser reutilizadas em outros parques e jardins próximos.”

O Marble Arch Hill já está sendo construído e deverá ser inaugurado em julho de 2021 e permanecerá aberto até o próximo inverno europeu.

Via MVRDV

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "MVRDV projeta instalação topográfica temporária no centro de Londres" [MVRDV Designs Hollowed-out Mountain for London's Hyde Park] 23 Fev 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957185/mvrdv-projeta-instalacao-topografica-temporaria-no-centro-de-londres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.