Mecanoo projeta parque em zona ferroviária da cidade mais antiga da Holanda

O escritório holandês Mecanoo desenvolveu uma proposta para requalificar a zona ferroviária em Dordrecht, cidade mais antiga dos Países Baixos, fundada em 1220. A proposta para Spoorzone Dordrecht apresenta uma visão para a cidade em 2040, explorando possibilidades urbanas de acessibilidade, adaptação climática, desenvolvimentos socioeconômicos e habitação.

Mecanoo projeta parque em zona ferroviária da cidade mais antiga da Holanda - Imagem 2 de 7Mecanoo projeta parque em zona ferroviária da cidade mais antiga da Holanda - Imagem 3 de 7Mecanoo projeta parque em zona ferroviária da cidade mais antiga da Holanda - Imagem 4 de 7Mecanoo projeta parque em zona ferroviária da cidade mais antiga da Holanda - Imagem 5 de 7Mecanoo projeta parque em zona ferroviária da cidade mais antiga da Holanda - Mais Imagens+ 2

Mecanoo projeta parque em zona ferroviária da cidade mais antiga da Holanda - Imagem 2 de 7
Cortesia de Mecanoo

Segundo a equipe de projeto, a atual zona ferroviária atua coo barreira na cidade, gerando problemas de ruído e segurança decorrentes do transporte de mercadorias. A nova proposta transforma a ferrovia em um destino que conecta bairros existentes com novas áreas verdes. "A proposta se baseia na beleza da cidade mais antiga da Holanda, na natureza do Delta holandês, mas também em elementos brutos como infraestrutura, ferrovias e indústria."

Mecanoo projeta parque em zona ferroviária da cidade mais antiga da Holanda - Imagem 6 de 7
Cortesia de Mecanoo

O projeto prevê a transformação da rodovia em um parque urbano conectado ao centro da cidade, fazendo da Estação de Central de Dordrecht a mais verde do país. 

Mecanoo projeta parque em zona ferroviária da cidade mais antiga da Holanda - Imagem 5 de 7
Cortesia de Mecanoo

Dordrecht será conhecida como uma cidade da madeira, do comércio e da inovação, a simbiose entre natureza e desenvolvimento urbano, água, eventos, esportes, ciclismo e caminhada. Uma cidade que mostra como podemos resolver os grandes desafios do nosso tempo. Spoorzone Dordrecht será o princípio orientador do desenvolvimento da cidade nos próximos anos.

Via Mecanoo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Mecanoo projeta parque em zona ferroviária da cidade mais antiga da Holanda" [Mecanoo Reimagines an Expansive Railway Zone in Holland's Oldest City] 12 Fev 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956303/mecanoo-projeta-parque-em-zona-ferroviaria-da-cidade-mais-antiga-da-holanda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.