Foster + Partners projeta centro comunitário e de inovações nos Alpes suíços

O escritório de arquitetura Foster + Partners revelou recentemente imagens do InnHub La Punt, um novo centro de inovações no coração do Vale de Engadin, nos Alpes suíços. O projeto de mais de 6 mil metros quadrados tem conclusão prevista para 2022 e contará com um edifício de 3 pavimentos com espaços para trabalho, seminários, atividades físicas, comércios e restaurantes.

Foster + Partners projeta centro comunitário e de inovações nos Alpes suíços  - Imagem 2 de 5Foster + Partners projeta centro comunitário e de inovações nos Alpes suíços  - Imagem 3 de 5Foster + Partners projeta centro comunitário e de inovações nos Alpes suíços  - Imagem 4 de 5Foster + Partners projeta centro comunitário e de inovações nos Alpes suíços  - Imagem 5 de 5Foster + Partners projeta centro comunitário e de inovações nos Alpes suíços  - Mais Imagens

Visto como um catalizador de transformação, o InnHub La Punt busca aumentar a prosperidade econômica da região, criando novos empregos e resignificando a importância do artesanato e da produção locais, atraindo pessoas e ideias inovadoras. Localizado na entrada do vale, o projeto é dedicado à população local, aos turistas, a empresas de tecnologia, start-ups e universidades. O projeto se inspira na paisagem local e reinterpreta, de forma contemporânea, os paredões de pedra do vale de Engadin ao propor “um muro protetor que envolve o lugar, bloqueando os ventos frios e possibilitando espaços de abrigo com microclima adequado”.

Foster + Partners projeta centro comunitário e de inovações nos Alpes suíços  - Imagem 2 de 5
Cortesia de Foster + Partners

A cobertura apresenta um sistema de geração de energia renovável com painéis fotovoltaicos arranjados em superfícies inclinadas que evitam o acúmulo de neve. Esses sistemas geram até um terço do total da demanda energética do edifício. O conjunto de volumes apresentam uma cobertura que se destaca com aberturas zenitais que levam luz natural para os espaços internos. Lojas e outras atividades públicas estão localizados ao longo da rua principal, enquanto outras funções mais privativas se voltam para a paisagem circundante. O Centro foi projetado em torno de um anfiteatro, espaço considerado o centro social de La Punt. O edifício será construído com materiais locais, como madeira, pedra, latão, e telhas de lariço.

Leia a seguir para saber mais informações sobre energia, mobilidade, materiais e outras dados do projeto. 

Foster + Partners projeta centro comunitário e de inovações nos Alpes suíços  - Imagem 4 de 5
Cortesia de Foster + Partners

Energia e carbono: Mais de 30% da demanda anual é produzida por 816m2 de painéis fotovoltaicos localizados na cobertura. Além disso, há também um sistema de energia geotérmica, no qual uma bomba de calor subterrânea garante o aquecimento durante os períodos frios, enquanto que as paredes altamente isoladas reduzem as perdas de calor. Há um sistema de aquecimento de piso que ajuda a reduzir o consumo energético e aumentar o conforto do usuário. As instalações elétricas e sanitárias são altamente eficientes, com sistemas com recuperação de calor e ventilação sem correntes de ar. Também foi empregado sistema de iluminação LED com controle de ocupação e dimerização.

Mobilidade e conectividade: O projeto está localizado na Vila de La Punt, em um local remoto. Há pouca conexão com outros vilarejos e cidades, mas muita conexão com a natureza. Pode-se acessar por transporte público, e, apesar de reduzido, também há um estacionamento para carros. 

Água: Foram usadas instalações de baixo consumo de água e reciclagem de águas cinzas. O projeto também reutiliza água da chuva e do degelo. A reciclagem é feita na parte residencial, no ginásio e no refeitório.

Materiais e resíduos: O projeto se esforça em empregar materiais com baixo teor de carbono, de origem local e com baixo teor de VOC. Apresenta estrutura, janelas e telhado de madeira, além da marcenaria. Pavimentação em pedra e concreto no subsolo. Móveis projetados para uma pegada de carbono mínima e racionalização e reciclagem de resíduos.

Foster + Partners projeta centro comunitário e de inovações nos Alpes suíços  - Imagem 3 de 5
Cortesia de Foster + Partners

Localização e Ecologia: O projeto nasceu da ideia de criar atividades para a aldeia de La Punt, que atualmente sofre uma redução da sua população ano a ano. Uma aldeia dentro de uma aldeia, que reúne pessoas externas e locais, criando um novo coração social. Um prédio projetado para a coletividade com a natureza ao seu redor.

Conforto e bem-estar: O projeto valoriza a luz e ventilação natural. Há também, em seu programa, um centro de saúde e esportes. O edifício é totalmente acessível a pessoas com mobilidade reduzida. 

Cultura e patrimônio: O projeto é inspirado na arquitetura local do vale de Engadin e em sua paisagem natural.

Prosperidade: O comércio e as atividades locais estão incluídas no projeto ao longo da rua principal, a Via Cumunela.

Foster + Partners projeta centro comunitário e de inovações nos Alpes suíços  - Imagem 5 de 5
Cortesia de Foster + Partners

Innhub La Punt

  • Localização: Suíça
  • Data: 2018 – 2022
  • Cliente: Caspar Coppeti, Christian Gartmann, Beat Curti, Jon Erni
  • Arquitetos Foster + Partners
  • Arquitetos Colaboradores: Kuechel Architects
  • Equipe Foster + Partners: Norman Foster, Nigel Dancey, Pablo Urango, Taba Rasti, Lucas Mazarrasa, Emilio Ortiz, Alex Duro, Julio Serrano, Piers Heath, Anis Abou Zaki, Liam Alsop, Martha Tsigkari, Sherif Eltarabishy
  • Engenheiros Hidráulicos: Foster + Partners
  • Consultor Financeiro: Kuechel Architects
  • Área do Terreno: 8800m2
  • Área Construída: 10320m2
  • Edifícios: 1
  • Pavimentos: 3 pavimentos e 1 subsolo
  • Dimensões: Altura: 18 m, Comprimento: 94 m, Largura: 87 m, Altura da parede: 6,6 m, Altura da cúpula única: 10 m, Altura da cúpula dupla: 12 m, Altura da cúpula central: 18 m
  • Estrutura: Estrutura de madeira, telhado de madeira, parede perimetral de alvenaria com alto isolamento, subsolo de concreto.
  • Programa: Auditório, Café, Centro de Congressos, Centro de Saúde, Escritório, Residencial, Restaurante, Comércio, Centro Desportivo
  • Estacionamento: 80 carros, 8 deficientes, 7 industriais

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Foster + Partners projeta centro comunitário e de inovações nos Alpes suíços " [Foster + Partners Imagines an Innovation and Community Center in the Swiss Alps] 08 Fev 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956129/foster-plus-partners-projeta-centro-comunitario-e-de-inovacoes-nos-alpes-suicos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.