SeARCH projeta edifício residencial para idosos com estrutura de madeira em Amsterdã

SeARCH projeta edifício residencial para idosos com estrutura de madeira em Amsterdã

O escritório de arquitetura e planejamento urbano SeARCH acaba de apresentar o seu mais recente projeto: um edifício habitacional em estrutura de madeira a ser construído na cidade de Amsterdã. Trabalhando em parceria com a instituição de saúde e caridade Amstelring e contando com a colaboração dos especialistas em sustentabilidade da DGMR além dos investidores da Apollo Zorgvastgoedfonds, o SeARCH desenvolveu um projeto de inovador edifício residencial, uma estrutura concebida para ser neutra em consumo de energia. Nomeado Eyckstaete, o último projeto desenvolvido pela equipe de arquitetos do SeARCH será o primeiro edifício residencial em estrutura de madeira dedicado exclusivamente a moradores idosos no novíssimo bairro residencial de IJburg.

Cortesia de SeARCH
Cortesia de SeARCH

Como a equipe de projeto bem observou, o Eyckstaete é composto por módulos pré-fabricados de estrutura de madeira que podem ser combinados para configurar diversas tipologias de habitação além de uma maior flexibilidade espacial que permitirá adaptar as unidades de acordo com a necessidade de cada morador. Este conceito de espaço de vida flexível está de acordo com o modelo de atenção sensível voltado a pessoas em idade avançada; permitindo que os idosos levem suas vidas independentemente enquanto isto seja possível, permitindo adaptar os espaços da casa conforme as necessidades dos usuários além de proporcionar uma transição mais suave para centros coletivos, quando houver uma demanda por cuidados mais complexos.

Cortesia de SeARCH
Cortesia de SeARCH

Para o projeto do Eyckstaete, criamos uma série de diferentes unidades para acolher idosos que demandam distintos tipos de cuidado e atenção, além de espaços de vida agradáveis para os cuidadores que trabalham ali todos os dias; estes últimos foram implantados juntos aos generosos espaços de uso comum instalados sob os pilotis do térreo. Esta área verde atua como um espaço de transição entre o bairro e o conjunto habitacional, disponibilizando um amplo programa de cuidado e atenção à terceira idade além de um importante espaço de encontro e interação entre os moradores e toda a comunidade local de IJburg.

Via SeARCH

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "SeARCH projeta edifício residencial para idosos com estrutura de madeira em Amsterdã" [SeARCH Designs Sustainable Timber Housing for Amsterdam's Haveneiland Island] 08 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954371/search-projeta-edificio-residencial-para-idosos-com-estrutura-de-madeira-em-amsterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.