ELEMENTAL aborda o conflito Mapuche na próxima participação do Chile na Bienal de Veneza

ELEMENTAL aborda o conflito Mapuche na próxima participação do Chile na Bienal de Veneza

O ELEMENTAL acaba de apresentar uma prévia de como será a sua participação na próxima Bienal de Arquitetura de Veneza. Considerando a onda crescente de violência no já histórico conflito Mapuche-Chileno, o escritório de arquitetura liderado por Alejandro Aravena se propôs a construir uma série de espaços que buscam resgatar a antiga tradição de negociação do povo Mapuche, criando lugares que proporcionam novas oportunidades de encontro para que ambas partes possam dialogar em busca de uma solução.

Cortesia de ELEMENTAL
Cortesia de ELEMENTAL

A questão da terra é um ponto chave no conflito mapuche-chileno. Uma possível pista para entender a complexidade desta questão é o fato de que na língua espanhola não existem duas palavras para “Land” e “Earth”. Por isso tendemos a misturar a questão da terra, a sua posse e o direito de propriedade, com a noção mais profunda da terra como o planeta Terra."

Com essa introdução, Alejandro Aravena revelou o vídeo de apresentação do projeto “KÜNÜ”, uma espécie de portal para o mundo Mapuche, e como o “KOYAÜWE” foi concebido para resgatar a antiga tradição de negociação do povo Mapuche.

“Assim que tivermos o terreno preparado, vamos dar início à conversa.”

Projeto: ELEMENTAL (Alejandro Aravena; Victor Oddó; Gonzalo Arteaga; Diego Torres; Juan Cerda)
Vídeo: Vicente Fernández
Cenas: Francisco Huichaqueo, ELEMENTAL, Vicente Fernández and Raul Ruiz (extratos do documentário "Ahora te vamos a llamar hermano", Chile, 1971)
Música: Tecnología para ser libres
Tradução para o Espanhol: ELEMENTAL
Tradução Mapuzungun: Leonel Lienlaf com colaboração de Cesar Ancalaf
Com a colaboração de: Tironi and Asociados
Uma iniciativa de: Asociación de Comunidades Mapuche de Loncoche and Arauco

Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "ELEMENTAL aborda o conflito Mapuche na próxima participação do Chile na Bienal de Veneza" [ELEMENTAL Tackles the Mapuche-Chilean Conflict at the Venice Architectural Biennale 2021] 07 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954317/elemental-aborda-o-conflito-mapuche-na-proxima-participacao-do-chile-na-bienal-de-veneza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.