Arquitetura e natureza dão forma à capela isolada no Líbano

Arquitetura e natureza dão forma à capela isolada no Líbano

Escondida sob as árvores densas da floresta Al-Ozer no Norte Líbano, a Capela da Terra é um santuário criado pelos arquitetos e artistas visuais do JPAG Atelier, um escritório com sede na cidade libanesa de Byblos. Como um santuário sagrado, a Capela da Terra é um edifício único que permite aos visitantes vivenciar ao mesmo tempo a simplicidade da arquitetura e a beleza da paisagem única do Monte Líbano.

Arquitetura e natureza dão forma à capela isolada no Líbano - Imagem 8 de 14
© JPAG Atelier
Arquitetura e natureza dão forma à capela isolada no Líbano - Imagem 5 de 14
© JPAG Atelier

A pureza e simplicidade da função deste edifício se traduzem em um projeto de linhas minimalistas. A capela é composta por uma estrutura de madeira e fachadas translúcidas, uma combinação convidativa à paisagem, permitindo dissolver os limites entre interior e exterior. A fachada vazada permite ainda filtrar os raios de sol, resultando em uma iluminação difusa e cênica. Durante a noite, por outro lado, o pavilhão da capela se transforma em um farol de luz, irradiando a iluminação calorosa que como uma fogueira, parece aquecer a noite fria em meio à floresta.

Arquitetura e natureza dão forma à capela isolada no Líbano - Imagem 7 de 14
© JPAG Atelier
Arquitetura e natureza dão forma à capela isolada no Líbano - Imagem 9 de 14
© JPAG Atelier

Para reforçar o caráter sagrado do edifício, a estrutura da capela foi erguida 1,6 metros acima do nível do solo. O baixo vão da porta de acesso faz com que os visitantes tenham que baixar a cabeça para penetrar no espaço, como um sinal de respeito a qualidade hierática do espaço da Capela da Terra. Além disso, uma zona de transição foi concebida para criar uma separação entre o exterior e o interior, criando uma espécie de filtro entre o âmbito sagrado e profano.

Arquitetura e natureza dão forma à capela isolada no Líbano - Imagem 6 de 14
© JPAG Atelier

A característica modular da estrutura da capela e sua arquitetura de linhas minimalistas conferem ao pavilhão total flexibilidade, permitindo que este possa ser instalado em qualquer tipo de terreno e ajustado segundo as demandas específicas de cada território.

O JPAG Atelier (Jean-Paul Al Hachem) foi escolhido entre os vencedores do Prêmio de Visualização de Arquitetura do ArchDaily 2020.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Arquitetura e natureza dão forma à capela isolada no Líbano" [Architecture and Nature Come Together in Secluded Earth Chapel] 01 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954139/arquitetura-e-natureza-dao-forma-a-capela-isolada-no-libano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.