Carlo Ratti Associati vence concurso para o novo Campus de Ciências da Universidade de Milão

O escritório Carlo Ratti Associati (CRA), em parceria com uma equipe de profissionais do grupo imobiliário australiano Lendlease, acaba de apresentar o seu projeto para o novo Campus de Ciências da Universidade de Milão. Escolhida através de um concurso internacional de arquitetura, a proposta desenvolvida pela CRA conta com aproximadamente 190 mil metros quadrados e deverá ser inaugurada já em 2025.

Carlo Ratti Associati vence concurso para o novo Campus de Ciências da Universidade de Milão - Imagem 2 de 5Carlo Ratti Associati vence concurso para o novo Campus de Ciências da Universidade de Milão - Imagem 3 de 5Carlo Ratti Associati vence concurso para o novo Campus de Ciências da Universidade de Milão - Imagem 4 de 5Carlo Ratti Associati vence concurso para o novo Campus de Ciências da Universidade de Milão - Imagem 5 de 5Carlo Ratti Associati vence concurso para o novo Campus de Ciências da Universidade de Milão - Mais Imagens

Concebido para acolher a uma comunidade de até 23.000 alunos e pesquisadores da Universidade de Milão, o projeto da mais nova adição à maior universidade da Lombardia foi desenvolvido pelos arquitetos da CRA em colaboração com o arquiteto Italo Rota. “Marcando a transição de uma instituição histórica de ensino superior para a era digital”, a proposta vencedora será construída junto ao Distrito de Inovação de Milão, ou MIND, um parque industrial voltado a abrigar iniciativas nos campos da industria, educação e inovação científica cujo plano diretor também havia sido desenvolvido pelos Arquitetos da Carlo Ratti e utilizado como sede da Expo 2015. Inserindo-se em meio a uma série de jardins e áreas verdes de uso público, o campus será atravessado por uma dezena de percursos acessíveis e trilhas de caminhada além de contar com uma praça central monumental junto a um lago artificial.

Carlo Ratti Associati vence concurso para o novo Campus de Ciências da Universidade de Milão - Imagem 2 de 5
Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati

Inspiradas na arquitetura do edifício histórico da sede central da Universidade de Milão, o Ca’Granda, um edifício do século XV projetado pelo arquiteto renascentista Filarete, as novas estruturas serão construídas—assim como o icônico edifício da Universidade—em estrutura de tijolos maciços. Apropriando-se de antigas técnicas construtivas locais, os arquitetos da CRA desenvolveram um sistema de construção inovador, “onde cada tijolo é assentado individualmente através de um sistema automatizado que os trata como pixels para a construção de imagens nas fachadas dos edifícios”. Na verdade, como um “Campus 2.0” da histórica Universidade de Milão, o novo Campus de Ciências do Distrito de Inovação re-interpreta os princípios compositivos Renascentistas de Filarete através e novas tecnologias para dar forma a um novo espaço de ensino e aprendizado do século XXI.

Análises recentes de dados de interação humana em vários campi do país nos mostraram que existe uma correlação direta entre a proximidade física dos pesquisadores e a produção científica. [...] Em outras palavras, a interação humana é uma componente essencial do processo de descoberta. A recente pandemia, que obrigou os estudiosos a viverem confinados e isolados em seus laboratórios ou, em última instância, em suas casas, apenas reforçou a importância do espaço físico para a produção e desenvolvimento científico em nossa sociedade hoje. Nosso projeto para o novo Campus da Universidade de Milão procura re-interpretar os conceitos de Filarete para criar um campus experimental que busca promover a interação entre as diversas comunidades que habitam o campus e a cidade de Milão. -- Carlo Ratti, sócio fundador da CRA e diretor do Senseable City Lab do Massachusetts Institute of Technology.

Carlo Ratti Associati vence concurso para o novo Campus de Ciências da Universidade de Milão - Imagem 3 de 5
Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati

Com mais de 100.000 metros quadrados de áreas verdes, incluindo terraços e jardins com plantas autóctones de diferentes regiões do país, o projeto do campus cria também um amplo espaço de domínio público, o qual foi chamado de “Espaço Comum”, um ambiente integrado e contínuo de caminhos e passarelas que conectam todos os edifícios do campus. Através deste espaço comum, os alunos e visitantes podem caminhar ao ar livre ao longo de todo o ano, protegidos por galerias e espaços sombreados que parecem fluir livremente entre os âmbitos públicos e privados do campus.

Responsável pelo projeto utópico da cidade ideal de Sforzinda, uma estrutura urbana em forma de estrelada de oito pontas, Filarete é um dos mais conhecidos arquitetos do século XV. No entanto, apesar de suas características aparentemente simplórias e geométricas, o projeto da cidade utópica de Filarete contempla uma série de outros recursos urbanístico interessantes. […] Ele acreditava que a arquitetura deveria ser durável, simples e sofisticada ao mesmo tempo. Filarete desejava que seus edifícios se transformassem em uma espécie de pano de fundo para um novo humanismo, onde espaços interiores e exteriores se fundissem forma quase natural. Para o novo Campus da Universidade de Milão, nos esforçamos para trazer a utopia de Filarete de volta a vida, para transformá-la em realidade, no mesmo local onde há seis anos milhões de pessoas de todo o mundo se reuniram para a Expo Mundial. -- Italo Rota, arquiteto consultor do projeto.

Carlo Ratti Associati vence concurso para o novo Campus de Ciências da Universidade de Milão - Imagem 5 de 5
Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati

  • Carlo Ratti Associati foi responsável pelo projeto de arquitetura para o grupo de investidores da Lendlease, contando ainda com a participação da Starching S.r.l. (Projeto de Arquitetura), Manens-Tifs S.p.A. (Projeto de Paisagismo), Redesco Progetti S.r.l (Projeto Estrutural), Emilio Pizzi Team Architects S.r.l. (Planejamento Urbano), Dr. Geol. Pietro Simone (Relatório Geológico).
  • Projeto Conceitual: CRA-Carlo Ratti Associati
  • Consultor: Italo Rota
  • Equipe CRA: Carlo Ratti, Andrea Cassi (Gestor de Projeto), Saverio Panata, Matteo Zerbi, Chiara Morandini, Anna Morani, Nicola Scaramuzza, Mario Daudo, Jacopo Reale, Oliver Kazmir, Alessandro Tassinari, Samuel Colle Dominguez, Federico Riches, Andrea Giordano
  • Imagens Equipe CRA: Gary di Silvio, Pasquale Milieri, Gianluca Zimbardi

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Carlo Ratti Associati vence concurso para o novo Campus de Ciências da Universidade de Milão" [CRA-Carlo Ratti Associati Wins International Competition to Design the University of Milan’s New Science Campus] 25 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953745/carlo-ratti-associati-vence-concurso-para-o-novo-campus-de-ciencias-da-universidade-de-milao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.