Estruturas de madeira em 10 edifícios públicos e comunitários

Seja por questões ambientais, construtivas ou estéticas, a madeira é um material amplamente usado na arquitetura contemporânea, embora ainda esteja muito aquém de seu verdadeiro potencial. Se bem manejada, torna-se um recurso inesgotável, o que, por si só, deveria atrair grande atenção de arquitetos e outros profissionais da construção civil.

Para desassociar a madeira do uso em revestimentos e fechamentos – ou, ainda, estritamente ornamental –, reunimos a seguir 10 projetos públicos e comunitários de escalas variadas, de pequenas bibliotecas de bairro a centros de conferências, construídos em localidades tão distantes quanto Equador e Bangladesh, que empregam a madeira em suas estruturas.

Estruturas de madeira em 10 edifícios públicos e comunitários - Imagem 2 de 11Estruturas de madeira em 10 edifícios públicos e comunitários - Imagem 3 de 11Estruturas de madeira em 10 edifícios públicos e comunitários - Imagem 4 de 11Estruturas de madeira em 10 edifícios públicos e comunitários - Imagem 5 de 11Estruturas de madeira em 10 edifícios públicos e comunitários - Mais Imagens+ 6

Natural ou laminada, roliça ou em tábuas, inspire-se com estes exemplos de estruturas de madeira.

Caverna de Luz SIFAIS / Entrenos Atelier

Estruturas de madeira em 10 edifícios públicos e comunitários - Imagem 11 de 11
Caverna de Luz SIFAIS / Entrenos Atelier. Foto © Ingrid Johanning

Durante o processo de desenvolvimento fortaleceu-se uma rede de referências comunitárias, organizações governamentais e não governamentais e empresas privadas, gerando uma dinâmica comprovada onde seria abrigadas mais de 130 oficinas ministradas por voluntários e que também propõem novos desafios de projeto. Caverna de Luz é um desses projetos particulares que não nascem da arquitetura mas sim das necessidades genuínas dos seus usuários.

Biblioteca e Centro Comunitário Pinch / Olivier Ottevaere + John Lin

Estruturas de madeira em 10 edifícios públicos e comunitários - Imagem 3 de 11
Biblioteca e Centro Comunitário Pinch / Olivier Ottevaere + John Lin. Cortesia de Olivier Ottevaere + John Lin

PINCH é uma biblioteca e um centro comunitário em Shuanghe, na província de Yunnan, China. O projeto faz parte de um esforço de reconstrução liderado pelo governo, depois de um terremoto em setembro de 2012. Situada na nova, mas vazia, praça pública, a biblioteca busca ativar a comunidade e se converter em um memorial ao desastre. 

Centro KASHIBA / Onishimaki + Hyakudayuki Architects

Estruturas de madeira em 10 edifícios públicos e comunitários - Imagem 10 de 11
Centro KASHIBA / Onishimaki + Hyakudayuki Architects. Foto © Yoshiro Masuda

O projeto pensado para se tornar um lugar para novas atividades onde cada usuário, independentemente das suas capacidades ou deficiências, pode encontrar um espaço que se adapta à sua personalidade para trabalhar confortavelmente.

Kiterasu / ofa

Estruturas de madeira em 10 edifícios públicos e comunitários - Imagem 2 de 11
Kiterasu / ofa. Foto © Ken'ichi Suzuki

O edifício é uma estrutura simples. Três grandes paredes suportam três telhados. Caracteriza-se por um grande telhado em balanço e uma parede com muitos orifícios. O uso do edifício é um banheiro público e um espaço de descanso.

Centro de conferências de internet de Shitang / AZL Architects

Estruturas de madeira em 10 edifícios públicos e comunitários - Imagem 7 de 11
Centro de conferências de internet de Shitang / AZL Architects. Foto © Yao Li

O "Internet Conference Center" é uma nova tipologia nos povoados chineses. A composição de seus elementos é, sem dúvida, o resultado da exigência por progresso em nossos dias. O modo de pensar à respeito dos "tipos" e a essência da "transformação" e da "evolução", nunca são marcados pela renúncia, mas pela necessidade urgente de aplicar novas estratégias tecnológicas na promoção da integração entre a tecnologia e o campo, prolongando a ordem inata do ambiente espacial.

Centro Educativo Eco Moyo / The Scarcity and Creativity Studio

Estruturas de madeira em 10 edifícios públicos e comunitários - Imagem 8 de 11
Centro Educativo Eco Moyo / The Scarcity and Creativity Studio. Foto © SCS

Eco Moyo é uma organização comunitária educativa em Ezamoyo, na cidade de Kilifi, Quênia, proporcionando educação gratuita baseada na metodologia Montessori para crianças de famílias pobres. O plano de desenvolvimento do Centro Educativo Eco Moyo consta de duas partes: a primeira é a Escola Primária Eco Moyo, a segunda é a fazenda Eco Moyo.

Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio

Estruturas de madeira em 10 edifícios públicos e comunitários - Imagem 5 de 11
Centro Comunitário de Naidi / CAUKIN Studio. Foto © Katie Edwards

O projeto foi concebido como um cenário, um palco elevado que funciona como um espaço de referência para os moradores da pequena vila de Naidi. Suas três grandes portas principais, operáveis através de um sistema de roldanas e contrapesos, podem ser completamente abertas para criar uma maior continuidade  entre o interior do centro comunitário e a praça central do vilarejo.

Microbiblioteca Warak Kayu / SHAU Indonesia

Estruturas de madeira em 10 edifícios públicos e comunitários - Imagem 9 de 11
Microbiblioteca Warak Kayu / SHAU Indonesia. Foto © KIE

Formalmente, o edifício da microbiblioteca expressa a busca contínua da SHAU por uma arquitetura passiva, com materiais e soluções projetuais adaptadas ao contexto local específico de Java. Após uma série de experimentos formais, os arquitetos optam por elevar o edifício do solo, liberando o térreo em uma abordagem estrutural que se assemelha a um casa em palafita, ou as tradicionais ‘rumah panggung’.

Novas instalações para a comunidade nativa de Otica / Semillas

Estruturas de madeira em 10 edifícios públicos e comunitários - Imagem 4 de 11
Novas instalações para a comunidade nativa de Otica / Semillas. Foto © Marilisa Galisai

O projeto foi realizado por meio de oficinas participativas e arquitetura de caráter local, desenvolvidas a partir de contribuições da comunidade. Atualmente o espaço é um ponto de encontro catalítico e tem uso polivalente.

Centro Comunitário Cam Thanh / 1+1>2 Architects

Estruturas de madeira em 10 edifícios públicos e comunitários - Imagem 6 de 11
Centro Comunitário Cam Thanh / 1+1>2 Architects. Foto © Hoang Thuc Hao

O espaço, localizado no núcleo da comuna, inclui três edifícios que podem ser totalmente abertos, facilitando os fluxos de usuários. Ao utilizar divisórias flexíveis, o espaço pode ser modificado, de forma a se adaptar a diferentes funções: reuniões, exposições, eventos, biblioteca, cursos de formação e refeitório.

Descrição dos projetos enviada por cada um dos escritórios. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Estruturas de madeira em 10 edifícios públicos e comunitários" 12 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952727/estruturas-de-madeira-em-10-edificios-publicos-e-comunitarios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.