Aeroporto Berlin-Tegel será transformado em incubadora de empresas emergentes na Alemanha

No último dia 8 de novembro, Berlin-Tegel assistiu a sua última decolagem. Ao longo dos próximos anos o famoso aeroporto da capital alemã estará fechado para reformas. Segundo projeto desenvolvido pela equipe do gmp architekten, o aeroporto será transformado em um parque industrial para o desenvolvimento de novas tecnologias urbanas. Chamado de Berlin TXL–Urban Tech Republic, o projeto transformará os edifícios existentes para que possam abrigar novas funções, operando como uma incubadora para empresas emergentes na Alemanha.

Aeroporto Berlin-Tegel será transformado em incubadora de empresas emergentes na Alemanha - Imagem 3 de 4
Cortesia de gmp Architects

Trabalhando no desenvolvimento da proposta desde o ano passado, a gmp será responsável pela conversão do antigo edifício principal do aeroporto, do pátio de acesso e também da torre de controle. Como a equipe responsável pelo amplo projeto de reforma e expansão do aeroporto nos anos 1970, a gmp havia previsto anteriormente diversos cenários possíveis para a adaptação e conversão futura do edifício do terminal assim como do centro de energia. Segundo eles, além de um centro de eventos e conferências, o Berlin TXL contará com uma série de espaços para escritórios voltados à empresas emergentes além de abrigar a sede da Tegel Projekt GmbH, empresa contratada pelo governo da cidade de Berlin para a execução da obra.

Aeroporto Berlin-Tegel será transformado em incubadora de empresas emergentes na Alemanha - Imagem 4 de 4
Cortesia de gmp Architects

Apropriando-se da estrutura urbana triangular de Berlim-Tegel, o projeto de adaptação do aeroporto incluirá a criação de novas vias de circulação assim como escadas e elevadores, responsáveis por conectar a estrutura existente ao espaço público criado no lugar da antiga pista de decolagem e aterrissagem. Enquanto os primeiros pavimentos serão convertidos em um novo centro de exposições e conferências, o segundo, terceiro e quarto pavimento serão adaptados para receberem os espaços para escritórios, os quais estarão conectados por uma escada escultórica e uma série de espaços informais abertos e semi-abertos. Além disso, a equipe de arquitetos da gmp está estudando a possibilidade de converter a cobertura do antigo aeroporto em um amplo jardim acessível.

Aeroporto Berlin-Tegel será transformado em incubadora de empresas emergentes na Alemanha - Imagem 2 de 4
Cortesia de gmp Architects

Somado à isso, trabalhando em parceira com a agn Niederberghaus & Partner, a gmp desenvolveu um projeto conceitual para a transformação do edifício hexagonal na nova sede da Universidade Beuth de Ciências Aplicadas de Berlin. Toda a estrutura nervurada das lajes dos edifícios existentes assim como os pilares e vigas serão deixados expostos em sua materialidade original. A equipe observa ainda que o espaço do átrio central e toda a antiga área de embargue e desembarque serão reformados de forma a incluir uma série de passarelas responsáveis por conectar toda a estrutura do antigo terminal.

Projeto: Meinhard von Gerkan e Stephan Schütz
Líder de Projeto, Conceito Geral: Christian Hellmund
Líder de Projeto, Projeto Aquitetônico: Clemens Kampermann
Equipe: Miryam Aykurt, Stefan Both, Andreas Götze, Geraldine Schrammen, Katerine Witte
Arquitetura da Paisagem: West 8 Urban Design & Landscape Architecture
Estruturas: ProfessorPfeiferundPartner PartGmbB
Complementares: LINDSCHULTE Ingenieurgesellschaft mbH
Fachada / Física do Edifício / Conceito Energético: Drees & Sommer Berlin GmbH
Segurança Conta-Incêndio: imKONTEXT.berlin GmbH
Projeto Luminotécnico: Lichtvision Design GmbH
Engenharia de Esturturas: grbv Ingenieure im Bauwesen GmbH & Co. KG
Cliente: State of Berlin, represented by Tegel Projekt GmbH

Via gmp Architects

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Aeroporto Berlin-Tegel será transformado em incubadora de empresas emergentes na Alemanha" [Berlin-Tegel Airport Reimagined as New Urban Tech Incubator in Germany] 24 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951931/aeroporto-berlin-tegel-sera-transformado-em-incubadora-de-empresas-emergentes-na-alemanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.