Aeroporto Berlin-Tegel será transformado em incubadora de empresas emergentes na Alemanha

Aeroporto Berlin-Tegel será transformado em incubadora de empresas emergentes na Alemanha

No último dia 8 de novembro, Berlin-Tegel assistiu a sua última decolagem. Ao longo dos próximos anos o famoso aeroporto da capital alemã estará fechado para reformas. Segundo projeto desenvolvido pela equipe do gmp architekten, o aeroporto será transformado em um parque industrial para o desenvolvimento de novas tecnologias urbanas. Chamado de Berlin TXL–Urban Tech Republic, o projeto transformará os edifícios existentes para que possam abrigar novas funções, operando como uma incubadora para empresas emergentes na Alemanha.

Cortesia de gmp Architects
Cortesia de gmp Architects

Trabalhando no desenvolvimento da proposta desde o ano passado, a gmp será responsável pela conversão do antigo edifício principal do aeroporto, do pátio de acesso e também da torre de controle. Como a equipe responsável pelo amplo projeto de reforma e expansão do aeroporto nos anos 1970, a gmp havia previsto anteriormente diversos cenários possíveis para a adaptação e conversão futura do edifício do terminal assim como do centro de energia. Segundo eles, além de um centro de eventos e conferências, o Berlin TXL contará com uma série de espaços para escritórios voltados à empresas emergentes além de abrigar a sede da Tegel Projekt GmbH, empresa contratada pelo governo da cidade de Berlin para a execução da obra.

Cortesia de gmp Architects
Cortesia de gmp Architects

Apropriando-se da estrutura urbana triangular de Berlim-Tegel, o projeto de adaptação do aeroporto incluirá a criação de novas vias de circulação assim como escadas e elevadores, responsáveis por conectar a estrutura existente ao espaço público criado no lugar da antiga pista de decolagem e aterrissagem. Enquanto os primeiros pavimentos serão convertidos em um novo centro de exposições e conferências, o segundo, terceiro e quarto pavimento serão adaptados para receberem os espaços para escritórios, os quais estarão conectados por uma escada escultórica e uma série de espaços informais abertos e semi-abertos. Além disso, a equipe de arquitetos da gmp está estudando a possibilidade de converter a cobertura do antigo aeroporto em um amplo jardim acessível.

Cortesia de gmp Architects
Cortesia de gmp Architects

Somado à isso, trabalhando em parceira com a agn Niederberghaus & Partner, a gmp desenvolveu um projeto conceitual para a transformação do edifício hexagonal na nova sede da Universidade Beuth de Ciências Aplicadas de Berlin. Toda a estrutura nervurada das lajes dos edifícios existentes assim como os pilares e vigas serão deixados expostos em sua materialidade original. A equipe observa ainda que o espaço do átrio central e toda a antiga área de embargue e desembarque serão reformados de forma a incluir uma série de passarelas responsáveis por conectar toda a estrutura do antigo terminal.

Projeto: Meinhard von Gerkan e Stephan Schütz
Líder de Projeto, Conceito Geral: Christian Hellmund
Líder de Projeto, Projeto Aquitetônico: Clemens Kampermann
Equipe: Miryam Aykurt, Stefan Both, Andreas Götze, Geraldine Schrammen, Katerine Witte
Arquitetura da Paisagem: West 8 Urban Design & Landscape Architecture
Estruturas: ProfessorPfeiferundPartner PartGmbB
Complementares: LINDSCHULTE Ingenieurgesellschaft mbH
Fachada / Física do Edifício / Conceito Energético: Drees & Sommer Berlin GmbH
Segurança Conta-Incêndio: imKONTEXT.berlin GmbH
Projeto Luminotécnico: Lichtvision Design GmbH
Engenharia de Esturturas: grbv Ingenieure im Bauwesen GmbH & Co. KG
Cliente: State of Berlin, represented by Tegel Projekt GmbH

Via gmp Architects

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Aeroporto Berlin-Tegel será transformado em incubadora de empresas emergentes na Alemanha" [Berlin-Tegel Airport Reimagined as New Urban Tech Incubator in Germany] 24 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951931/aeroporto-berlin-tegel-sera-transformado-em-incubadora-de-empresas-emergentes-na-alemanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.