Reimpressão de livro sobre Louis Kahn traz seus desenhos de volta ao alcance do público

Existem muitos livros sobre os edifícios do arquiteto americano Louis I. Kahn, incluindo aqueles de sua autoria. Mas seus desenhos fomentam um fascínio especial em seus colegas e fãs, o que explica por que o blog Designers and Books está lançando um Kickstarter para financiar a reedição de uma compilação de 1962 de seus esboços, que está fora de catálogo há décadas.

Intitulada The Notebooks and Drawings of Louis I. Kahn,”, a reimpressão está programada para lançamento em 2021. Com um guia do leitor incluído para informações adicionais sobre Kahn e o livro original, a cópia dará a uma nova geração acesso a desenhos e notas manuscritas preservadas nos Arquivos Arquitetônicos da Universidade da Pensilvânia. O volume de 46 anos também foi aprovado pelo arquiteto e sua família: "[Foi] o primeiro livro dedicado à arte de meu pai, e ele o adorou", diz Nathaniel, filho de Kahn.

Reimpressão de livro sobre Louis Kahn traz seus desenhos de volta ao alcance do público - Imagem 2 de 3
Um retrato de Louis I. Kahn, de uma fotografia de George Pohl. Imagem © Designers & Books

Alguns podem estar ansiosos para adicionar o volume às suas estantes, por causa da jornada pessoal do arquiteto como artista: uma declaração no site do Museu de Arte Kimbell em Fort Worth, Texas, que ele projetou em 1972, diz:

Desde pequeno, Kahn exibia um dom para o desenho, mas seus pais eram pobres demais para comprar materiais de arte, então ele improvisava e esboçava com gravetos queimados e fósforos. Ele apreciava tanto a qualidade do desenho a carvão que, mesmo depois de se tornar um arquiteto famoso, às vezes desenhava com fósforos queimados.

Reimpressão de livro sobre Louis Kahn traz seus desenhos de volta ao alcance do público - Imagem 3 de 3
Instituto Salk de Estudos Biológicos de 1961, San Diego, Califórnia, estudo de conceito da Meeting House, lápis sobre papel vegetal amarelo. Imagem © Designers & Books

A edição do livro de 1962 (houve uma segunda impressão em 1973) editada por Richard Saul Wurman e Eugene Feldman já está disponível para leitura gratuita no site Designers and Books. As cópias encadernadas serão vendidas por US $ 129 (mais baratas do que as cópias originais dos anos 60 e 70, que estão à venda na Internet), mas podem ser adquiridas por US $ 79 por aqueles que participam da campanha Kickstarter; uma contribuição de US $ 99 compra uma cópia assinada pelo filho de Wurman e Kahn, e o Guia do Leitor, no qual os colaboradores do Kickstarter serão nomeados.

Este artigo foi publicado originalmente em Metropolismag.com.

Sobre este autor
Cita: Beamon, Kelly. "Reimpressão de livro sobre Louis Kahn traz seus desenhos de volta ao alcance do público" [A Planned Reprint of a Popular Book on Louis Kahn Brings His Drawings within Reach] 20 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951638/reimpressao-de-livro-sobre-louis-kahn-traz-seus-desenhos-de-volta-ao-alcance-do-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.