Edifício Ícaro Jardins da Graciosa do Studio Arthur Casas recebe o prêmio Rethinking The Future

O Edifício Ícaro Jardins da Graciosa, projetado pelo Studio Arthur Casas, foi premiado no Rethinking The Future, uma celebração que reconhece projetos de arquitetura e design de todo o mundo em mais de 40 categorias. Localizado em Curitiba, o edifício conta com 21 unidades de apartamentos divididas entre três torres de estrutura de concreto aparente.

Concorrendo na categoria residencial acima de cinco pavimentos, o edifício de Casas apresenta uma fachada marcada por circulações que atuam como varandas, destacando a horizontalidade das torres. Com projeto paisagístico de Renata Tilli, as linhas horizontais são evidenciadas pelo verde das plantas cultivadas em vasos que percorrem o perímetro dos pavimentos.

Edifício Ícaro Jardins da Graciosa do Studio Arthur Casas recebe o prêmio Rethinking The Future - Imagem 2 de 5Edifício Ícaro Jardins da Graciosa do Studio Arthur Casas recebe o prêmio Rethinking The Future - Imagem 3 de 5Edifício Ícaro Jardins da Graciosa do Studio Arthur Casas recebe o prêmio Rethinking The Future - Imagem 4 de 5Edifício Ícaro Jardins da Graciosa do Studio Arthur Casas recebe o prêmio Rethinking The Future - Imagem 5 de 5Edifício Ícaro Jardins da Graciosa do Studio Arthur Casas recebe o prêmio Rethinking The Future - Mais Imagens

Segundo os arquitetos, as principais premissas do projeto eram "aproveitar ao máximo a iluminação natural e garantir privacidade aos apartamentos, já que as torres não poderiam sombrear umas às outras e devia-se evitar o contato visual entre as unidades." 

Edifício Ícaro Jardins da Graciosa do Studio Arthur Casas recebe o prêmio Rethinking The Future - Imagem 4 de 5
© Eduardo Macarios

Com sede em Nova Délhi, Índia, o Rethinking The Future Awards tem como objetivo "trazer às obras excepcionais na área da arquitetura o prestígio que elas merecem com o objetivo de aumentar a conscientização em torno das estratégias que arquitetos e designers estão empregando para lidar com os desafios globais contemporâneos."

Edifício Ícaro Jardins da Graciosa do Studio Arthur Casas recebe o prêmio Rethinking The Future - Imagem 3 de 5
© Eduardo Macarios

Além desse título, o ÍCARO Jardins do Graciosa também está na disputa do Human City Design Award, prêmio sul coreano que reconhece projetos que entendem o design como ferramenta para melhorar os ambientes urbanos e criar um futuro sustentável. A premiação vem de Seul, capital da Coreia do Sul em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Edifício Ícaro Jardins da Graciosa do Studio Arthur Casas recebe o prêmio Rethinking The Future" 10 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951004/edificio-icaro-jardins-da-graciosa-do-studio-arthur-casas-recebe-o-premio-rethinking-the-future> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.