Casa projetada por David Adjaye para fundação de Brad Pitt será demolida por falhas na execução

Projetada por David Adjaye para a Make It Right, uma fundação sem fins lucrativos fundada por Brad Pitt em 2007, a pequena residência da rua Reynes, em Nova Orleans, foi condenada pela defesa civil e deverá ser demolida em breve.

De acordo com notícia divulgada pela NOLA.com, a defesa civil da cidade de Nova Orleans interditou o edifício e colou um “aviso de demolição” na placa da obra da rua Reynes, número 1826, logo após a publicação de uma nota oficial dizendo que o edifício “está em iminente perigo de colapso”.

A Fundação Make it Right foi criada por Brad Pitt em 2007 com o principal objetivo de construir moradias populares para desabrigados depois da desastrosa passagem do furacão Katrina pela cidade em 2005. No entanto, foram constatados sérios problemas de execução em muitas das casas construídas pela fundação, o que mais tarde veio a inviabilizar a habitabilidade destas casas.

Como consequências disso, em 2018 alguns daqueles que adquiriram casas construídas através da Make it Right decidiram entrar com uma ação coletiva na justiça, processando uma das construtoras responsáveis pela péssima execução de uma série de casas. Como resultado, o escritório da Make it Right em Nova Orleans fechou suas portas e desconectou seu próprio website.

A Adjaye Associates, responsável pelo projeto da casa condenada pela defesa civil, é um dos vários escritórios geridos por “star-architects” contratados pela fundação de Brad Pitt. Ao todo, 109 projetos foram encomendados à estes escritórios para serem construídos no Lower Ninth Ward, uma das áreas mais atingidas pela passagem do Katrina em 2005. Outros importantes nomes envolvidos neste projeto são Frank Gehry, Thom Mayne, Shigeru Ban, KieranTimberlake, Alejandro Aravena entre outros.

A escandalosa notícia vem à público dias depois de o arquiteto britânico-ganês David Adjaye ter sido nomeado vencedor da Medalha Real de Ouro RIBA de 2021, tornando-se o primeiro arquiteto negro a receber tal honraria.

De acordo com a NOLA, a casa projetada por Adjaye na rua Reynes número 1826 e inaugurada em 2011, foi vendida por um valor total de US$130.000, sendo abandoada apenas dois anos depois. Imagens publicadas pela NOLA.com revelam que o edifício havia sido lacrado com tábuas de madeira, parte do revestimento havia descascado e parte do telhado sobre o terraço do segundo pavimento estava cedendo.

Esta não é a primeira vez que uma casa construída através da Make It Right vem ao chão. A primeira estrutura a ser demolida foi a casa da rua Derbigny em 2018, depois que os vizinhos, preocupados com a sua própria segurança, encaminharam um pedido para que a defesa civil fizesse uma vistoria no local. A data exata para a demolição da casa projetada por David Adjaye na rua Reynes ainda não foi divulgada, de acordo com informações da NOLA.com.

O The Architect's Newsparper já entrou em contato com a Adjaye Associates para saber a sua versão da história e em breve divulgará mais informações.

Este artigo foi publicado originalmente pelo The Architect's Newspaper.

Sobre este autor
Cita: Gunts, Edward. "Casa projetada por David Adjaye para fundação de Brad Pitt será demolida por falhas na execução" [David Adjaye-Designed House Built by Brad Pitt’s Make It Right Foundation to Be Torn Down] 02 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950187/casa-projetada-por-david-adjaye-para-fundacao-de-brad-pitt-sera-demolida-por-falhas-na-execucao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.