Adjaye Associates divulga projeto conceitual para Memorial dos Mártires no Níger

O escritório de arquitetura de Sir David Adjaye acaba de divulgar detalhes de seu projeto para o Memorial dos Mártires na cidade de Niamey, na região sudoeste do Níger. Concebido para homenagear as vítimas da luta contra o terrorismo nas fronteiras sul e oeste do país, o Memorial dos Mártires é de fato “a documentação tangível da luta contínua contra os extremistas e da perda de milhares de soldados ao longo desta árdua batalha em busca de paz para seu povo”.

Adjaye Associates divulga projeto conceitual para Memorial dos Mártires no Níger - Imagem 2 de 10Adjaye Associates divulga projeto conceitual para Memorial dos Mártires no Níger - Imagem 3 de 10Adjaye Associates divulga projeto conceitual para Memorial dos Mártires no Níger - Imagem 4 de 10Adjaye Associates divulga projeto conceitual para Memorial dos Mártires no Níger - Imagem 5 de 10Adjaye Associates divulga projeto conceitual para Memorial dos Mártires no Níger - Mais Imagens+ 5

Com um projeto que abrange desde a arquitetura e paisagem até os mais ínfimos detalhes, a Adjaye Associates desenvolveu a proposta de um Memorial de 4000 m² para a cidade capital do Níger, incluindo uma nova praça e um espaço cívico multiuso. Implantado em pleno coração de Niamey, em um terreno elevado de proporções triangulares, o desenho do Memorial “aproveita de sua localização específica para dar forma à um plano suavemente inclinado, emoldurando o monumento contra o azul do céu de Niamey—criando assim uma experiência única que convida os visitantes a uma reflexão contemplativa”.

Adjaye Associates divulga projeto conceitual para Memorial dos Mártires no Níger - Imagem 6 de 10
Cortesia de Adjaye Associates

Desenvolvido em colaboração com Steensen Varming, responsável entre outras coisas, pelo projeto luminotécnico e o desenvolvimento de estratégias sustentáveis, o Memorial dos Mártires opera como “um labirinto de abstração”, onde a luz, as sombras e a sua geometria desempenham um papel fundamental na experiência do usuário. Além disso, a sensação de desorientação no interior do edifício é amplificada pela presença de uma floresta de pilares de 20 metros de altura que ultrapassam a cobertura do memorial para mesclar-se com as copas das árvores que flanqueiam o terreno, criando um jogo de luz e sombra capaz de transformar o Memorial em “uma espécie de espaço sagrado que tanto presta homenagem aos mortos quanto atuam à serviço dos vivos”.

De acordo com a equipe de arquitetos da Adjaye Associates, “cada pilar atua como um símbolo das vidas perdidas, uma estrutura que marca a ascensão ao céu ao mesmo tempo que encontra-se profundamente enraizada em seu contexto específico. À noite, feixes de luz são projetados para o mesmo céu, marcando a sua presença no horizonte da cidade, atuando tanto como uma homenagem às vidas perdidas quanto como um novo marco urbano na paisagem de Niamey”.

Adjaye Associates divulga projeto conceitual para Memorial dos Mártires no Níger - Imagem 8 de 10
Cortesia de Adjaye Associates

O Memorial dos Mártires procura aproximar o domínio sagrado do profano de uma forma envolvente. [...] Por meio da interação entre ausências e espaços vazios, o Memorial dos Mártires se transforma em uma espécie de ambiente sacro – um momento intermediário para uma reflexão significativa sobre o passado ao mesmo tempo que aponta para a esperança de um futuro melhor. -- Adjaye Associates

Adjaye Associates divulga projeto conceitual para Memorial dos Mártires no Níger - Imagem 7 de 10
Cortesia de Adjaye Associates

Procurando adaptar-se ao clima específico da África Subsaariana, o projeto cria um espaço cívico flexível e multiuso abrigado e protegido, proporcionando um momento de trégua ao calor extremo característico destas latitudes. De forma complementar, os pilares operam como uma espécie de chaminé térmica, absorvendo o calor do sol para potencializar o efeito chaminé no interior do edifício. “Construído com materiais robustos que tanto contribuem para o efeito sensorial tátil do espaço, o edifício encontra-se protegido e isolado, proporcionando um ambiente agradável onde os visitantes podem permanecer e desfrutar de um momento de pausa e reflexão”. Desta forma, a estrutura do edifício praticamente prescinde de manutenção, tendo o concreto como seu material primário. Por fim, perfurações geométricas na fachada servem como um filtro de luz, controlando a iluminação no interior do edifício.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Adjaye Associates divulga projeto conceitual para Memorial dos Mártires no Níger" [Adjaye Associates Reveals Conceptual Design for the Martyrs Memorial in Niamey, Niger] 26 Out 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950075/adjaye-associates-divulga-projeto-conceitual-para-memorial-dos-martires-no-niger> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.