Tetos de tijolo criam novas possibilidades arquitetônicas

Culinária, cultura, passeios turísticos e o convívio com os habitantes locais são razões pelas quais as pessoas gostam de viajar. O fator comum que nos atrai a explorar novos lugares, no entanto, é simplesmente a chance de experimentar cidades e paisagens diferentes de nosso ambiente familiar. Por exemplo, quando os turistas chineses puderem visitar Copenhague novamente, poderão admirar as sinuosas ciclovias da capital à beira-mar, os exuberantes parques e as tradições dos tijolos escandinavos aparentes em Nyhavn. Da mesma forma, um turista dinamarquês certamente ficaria surpreso com a escala impressionante de Pequim, com mais de 9 milhões de bicicletas e a exibição da cultura chinesa antiga justaposta à sociedade moderna.

O ingrediente principal em jogo aqui é a atmosfera: a relação entre os indivíduos e o ambiente que cria um certo estado de espírito. O filósofo alemão Hermann Schmitz provavelmente descreveu isso da melhor forma, que as atmosferas são emoções derramadas espacialmente. Uma abordagem emocionalmente dirigida para a formação de espaços, mais profunda do que apenas material, é o que cria a atmosfera. Para Randers Tegl, fornecedor escandinavo de tijolos para o mercado europeu, uma tendência atmosférica começou a se firmar: tetos de tijolos. Neste editorial, vamos explorar diferentes aplicações de tetos de tijolos em toda a Europa e as novas possibilidades arquitetônicas que eles transmitem.

3 Casos de estudo

The Compton Residential Building, Reino Unido

Tetos de tijolo criam novas possibilidades arquitetônicas - Imagem 3 de 19
The Compton Residential Building, Reino Unido. Image © Randers Tegl

Este edifício residencial de dez pavimentos em um subúrbio de Londres é fortemente influenciado pelo Art Déco; suas curvas suaves, padrões geométricos e fachada marcante de alumínio fundido unem-se para criar uma sensação de prestígio. Cada um dos 49 apartamentos foi planejado para aproveitar as vantagens das vistas fornecidas pelas formas curvas das sacadas, que são impressas com um padrão de folha em estilo Art Déco em referência ao Regents Park nas proximidades. No nível do solo, um dossel de entrada com teto de tijolos se estende para receber os residentes no edifício. À medida que o tijolo envolve a frente do dossel para continuar no teto, ele é iluminado elegantemente por baixo e o padrão do tijolo correndo parece atrair você em direção à porta frontal.

Tetos de tijolo criam novas possibilidades arquitetônicas - Imagem 2 de 19
The Compton Residential Building, Reino Unido. Image © Randers Tegl

Randers Tegl HQ, Dinamarca

Tetos de tijolo criam novas possibilidades arquitetônicas - Imagem 5 de 19
Randers Tegl HQ, Dinamarca. Image © Randers Tegl

A visão arquitetônica por trás da nova sede da Randers Tegl em Hammershøj, Dinamarca, foi chamada de Supersize Bricks, destinada a expressar visualmente a aparência dos tijolos em uma escala do tamanho de um edifício. O prédio da administração consiste em quatro 'blocos empilhados', mas para tornar essas pedras habitáveis, elas são dimensionadas por um fator de 92. As proporções dos tijolos foram preservadas para que a aparência à distância tenha referências claras ao formato de um tijolo dinamarquês - mas com dimensões de 21x10x5 metros. A mesma expressão se repete nos edifícios de produção, que atuam simultaneamente como paredes de exposição e áreas de demonstração de tipos e curvas de argamassa.

O teto no lobby inclui acessórios de iluminação integrados e adiciona textura e calor, criando uma escala mais íntima ao entrar, antes que a sala se abra para um espaço de pé direito duplo. Como sua sede, Randers Tegl aproveitou esta oportunidade para se concentrar em detalhes e especificações técnicas, e os tetos de tijolos pré-fabricados são os únicos que atendem aos seus requisitos técnicos. Este forro de tijolos foi pré-fabricado externamente, o que é necessário para a empresa dar uma garantia de 100% da aplicação. A pré-fabricação significa que os tetos são construídos em condições mais altamente controladas e previsíveis com maior eficiência, eliminando os desafios e surpresas inerentes à construção no campo.

Tetos de tijolo criam novas possibilidades arquitetônicas - Imagem 4 de 19
Randers Tegl HQ, Dinamarca. Image © Randers Tegl

O teto de ladrilho também atua como um atenuador acústico e fornece uma experiência sonora fantástica. Os elementos pré-fabricados de tijolo retêm as propriedades eminentes do tijolo e podem ser incorporados em construções de alvenaria de forma semelhante à alvenaria tradicional. Esses tetos são limitados apenas pelas leis da gravidade e pela capacidade de montá-los.

Terbankstraat, Bélgica

Tetos de tijolo criam novas possibilidades arquitetônicas - Imagem 18 de 19
Terbankstraat, Bélgica. Image © Randers Tegl

Em uma escala menor, esta villa belga ainda faz uma declaração ousada incorporando o conceito de um milhão de tons de branco. Usando tijolos brancos, o arquiteto criou espaços relaxantes abaixo das saliências dos tijolos. Combinando o tijolo branco com o acabamento preto ao redor das janelas e portas, o arquiteto criou um espaço interno-externo exclusivo ao incluir tijolos no teto e no solo. Este teto foi criado usando conchas de tijolo, em vez dos tijolos inteiros, como usados nos dois estudos de caso anteriores.

Tetos de tijolo criam novas possibilidades arquitetônicas - Imagem 19 de 19
Terbankstraat, Bélgica. Image © Randers Tegl

A continuação do tijolo da fachada ao teto realça a aparência moderna e monolítica da casa. As superfícies de tijolos circundantes em todos os lados da entrada principal criam uma sensação de fechamento enquanto ainda ao ar livre, servindo como um espaço de transição para facilitar o fluxo entre o exterior e o interior. Desde a entrada, o pavimento em tijolo continua a fluir no interior, convidando os hóspedes à espaçosa cozinha e zona comum com vista panorâmica para o jardim. Da área de estar e jantar, portas de correr do chão ao teto levam a um pátio coberto de tijolos com uma lareira totalmente feita de tijolos para melhorar a estética holística e coesa.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "Tetos de tijolo criam novas possibilidades arquitetônicas" [Brick Ceilings Create New Architectural Possibilities] 02 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950019/tetos-de-tijolo-criam-novas-possibilidades-arquitetonicas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.