Como ampliar um espaço com janelas de canto giratórias?

A janela é aquele elemento arquitetônico que satisfaz nossa necessidade inata de nos relacionarmos com o exterior, fornecendo-nos ventilação e luz. Porém, quanto mais extenso e limpo for, maior será a sensação de "sentir-nos fora". Consequentemente, abrir os espaços para o exterior tornou-se uma exigência comum para quem deseja e precisa habitar espaços flexíveis, adaptáveis ​​e em contato com a brisa e a natureza. Há muitas maneiras de fazer isso, mas nem todas permitem que um invólucro hermético se torne totalmente aberto e contínuo, eliminando os limites entre eles.

Com o objetivo de otimizar o espaço e borrar seus limites físicos, a empresa Vitrocsa desenvolveu a tecnologia Turnable Corner, que consiste na integração de grandes painéis de vidro que deslizam nos cantos por meio de rolamentos giratórios. Desta forma, os painéis são completamente removidos da vista, liberando espaço frontal e de canto. Os painéis podem atingir uma área de até 10 m² (300 kg) utilizando um único vidro duplo.

A grande particularidade desta tecnologia é que permite o deslizamento independente dos painéis em qualquer direção, utilizando calhas e caixilhos com largura não superior a 140 mm, embutidos e ocultos no piso, paredes e teto. Além disso, cada painel pode ser completamente escondido ao longo de uma parede na lateral de um edifício ou empilhado dentro de uma cavidade. O resultado gera continuidade visual ao incorporar as vistas da paisagem no espaço interior e alcançar uma sensação de amplitude.

Como ampliar um espaço com janelas de canto giratórias? - Imagem 15 de 16
Cortesía de Vitrocsa
Como ampliar um espaço com janelas de canto giratórias? - Imagem 16 de 16
Cortesía de Vitrocsa

Na Crescent House, localizada no porto de Sydney, os arquitetos usaram essa tecnologia para estender totalmente a sala da casa em direção à baía e ao mar em frente. Desta forma, a paisagem entra no interior e as condições climáticas podem ser sentidas em quase todas as divisões, enquanto os painéis envidraçados rodam e se fixam nas paredes laterais adjacentes.

Como ampliar um espaço com janelas de canto giratórias? - Imagem 12 de 16
Crescent House / Matthew Woodward Architecture. Image © Murray Fredericks Photography
Como ampliar um espaço com janelas de canto giratórias? - Imagem 6 de 16
Crescent House / Matthew Woodward Architecture. Image © Murray Fredericks Photography

A AZ House, projetada por nabil gholam architects, segue uma lógica similar, abrindo totalmente seu andar térreo para um deck externo e a piscina: "O olhar é constantemente atraído para o mar, o cenário dramático da montanha de Jounieh ou as torres cintilantes de Beirute no horizonte. Onde há edifícios vizinhos, as janelas são feitas em fenda. Quando a vista é aberta, tornam-se mais generosas, enquadrando a paisagem como uma pintura".

Como ampliar um espaço com janelas de canto giratórias? - Imagem 13 de 16
AZ House / nabil gholam architects. Image © Richard Saad
Como ampliar um espaço com janelas de canto giratórias? - Imagem 3 de 16
Jounieh Bay / Nabil Gholam Architects. Image © Patrice Schreyer

A privacidade foi um tópico importante no projeto da Sunrise House, de MCK Architecture & Interiors. Fechando-se para a rua e posicionando os espaços de convivência em direção ao Oceano Pacífico, a casa deveria ter a flexibilidade necessária para que seus usuários pudessem administrar seus níveis de abertura. “Todo o espaço habitacional se abre por meio de sequências perpendiculares de portas envidraçadas do piso ao teto. A zona de estar se transforma em um deck que paira sobre a paisagem, de onde se olha o oceano até o horizonte”, afirmam seus arquitetos.

Como ampliar um espaço com janelas de canto giratórias? - Imagem 5 de 16
Sunrise House / MCK Architecture & Interiors. Image © Michael Nicholson
Como ampliar um espaço com janelas de canto giratórias? - Imagem 11 de 16
Sunrise House / MCK Architecture & Interiors. Image © Michael Nicholson

Soluções como o sistema Turnable Corner funcionam efetivamente em um espaço residencial, mas também podem ser um valor agregado para edifícios de caráter público, onde a relação com o seu contexto é essencial. Conheça mais detalhes aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valenzuela, Catalina. "Como ampliar um espaço com janelas de canto giratórias?" [Cómo ampliar un espacio con ventanas de esquinas giratorias] 30 Out 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950014/como-ampliar-um-espaco-com-janelas-de-canto-giratorias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.