O que são e para que servem os tijolos refratários?

Variando do amarelo ao cinza, passando pelos mais tradicionais vermelhos e alaranjados, tijolos são onipresentes em muitas das nossas cidades, amplamente utilizados na construção civil. Resumidamente, seu processo de fabricação abrange a moldagem de argila e a sua queima em fornos, permitindo a criação de blocos maciços, perfurados, cobogós, telhas e outras formas. Tijolos cerâmicos são baratos, fáceis de encontrar, apresentam uma boa resistência, inércia térmica, acabamento e não requerem uma mão-de-obra tão especializada para a construção. Mas, se a instalação for feita próxima de fontes de calor elevado, o tijolo comum acabará fissurando e quebrando e tijolos refratários serão os mais indicados. Mas o que isso quer dizer?

O que são e para que servem os tijolos refratários? - Imagem 5 de 7
Andrey Solovev (shutterstock)

Pode parecer contraditório que um material que foi queimado em fornos a temperaturas de mais de 1000° C não aguente altas temperaturas. Na verdade, o grande problema é o choque térmico. Quando o tijolo comum fica em contato com uma fonte de calor, ele dilata rapidamente. Ao cessar a fonte (apagar o fogo, por exemplo), o material se contrai. Essas mudanças bruscas de temperatura afetam a estabilidade da estrutura, podendo conformar fissuras e outros problemas graves. Materiais refratários são aqueles que suportam altas temperaturas sem que sua estrutura seja afetada, sem danos à sua resistência e condutividade térmica. No caso de tijolos, a composição química dos refratários é diferente da dos tijolos regulares, o que também influencia na sua cor e condutividade térmica.

O que são e para que servem os tijolos refratários? - Imagem 3 de 7
photowind (shutterstock)
O que são e para que servem os tijolos refratários? - Imagem 2 de 7
baxys (shutterstock)

Para usos domésticos, como fornos, churrasqueiras e lareiras, habitualmente os tijolos refratários utilizados são compostos por argila contendo principalmente alumina e sílica, elementos capazes de suportar altas temperaturas. Enquanto a alumina tem qualidades reflexivas, a sílica é um excelente isolante. Quanto mais alumina presente na mistura, maior a temperatura que o tijolo irá suportar (o que será imprescindível para usos industriais) e mais cara será a peça. A sílica apresenta uma tonalidade mais acinzentada, enquanto a alumina um aspecto mais amarelado.

O que são e para que servem os tijolos refratários? - Imagem 6 de 7
AntoshchukLana (shutterstock)

Além da função técnica, há arquitetos que utilizam os tijolos refratários aparentes para construir e revestir superfícies. No projeto Tropical House Urveel, desenvolvido por Design Work Group, os tijolos refratários foram usados de diversas formas. Às vezes poroso como um "jali indiano", em outras opaco e texturizado; e até formando um pátio ou funcionando como pano de fundo; sendo um material visto por toda a casa.

O que são e para que servem os tijolos refratários? - Imagem 7 de 7
Tropical House Urveel / Design Work Group. Image © Photographix
O que são e para que servem os tijolos refratários? - Imagem 4 de 7
Oleksandr Rostunov (shutterstock)

Além dos blocos, a argamassa utilizada também deve resistir a altas temperaturas. Geralmente elas são compostas por agregados especiais como a vermiculita e a argila refratária. Tal qual os blocos, também pode conter alumina (Al2O3), mulita-zircônia, entre outros. 

É sempre importante reforçar que, ao projetar ou construir estruturas que ficarão em contato com o fogo, é imprescindível atentar para os materiais utilizados e as normativas locais. Todo o cuidado com o fogo é pouco para evitar perdas materiais ou acidentes mais sérios. Buscar assessoria com especialistas e fabricantes é sempre imprescindível.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "O que são e para que servem os tijolos refratários?" 25 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949948/o-que-sao-e-para-que-servem-os-tijolos-refratarios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.