Construção em miniatura: maquetes da estrutura aos acabamentos

Todos amam maquetes, mas nem todos amam fazê-las. Para alguns, precisar iniciar uma traz à tona a lembrança de dedos cheios de cola seca, cortes de estilete, materiais desperdiçados e grandes doses de frustração. Para outros, com a habilidade de materializar o que pensaram nos desenhos, confeccionar um modelo em escala reduzida pode ser até uma diversão. Mas, é claro, na internet sempre chegaremos a alguém que leva qualquer atividade a níveis inacreditáveis. É o caso do canal OUROBOROS ARQ, com quase 2 milhões de inscritos no Youtube, que documenta o processo construtivo de edificações em miniatura.

E o que isso quer dizer? Em uma maquete comum, uma parede seria materializada através de um pedaço de papelão ou talvez uma chapa de madeira balsa. No caso dos modelos desenvolvidos por Frank Perez, arquiteto colombiano criador do canal, os edifícios são construídos praticamente da mesma forma de um tradicional, utilizando os mesmos materiais e métodos construtivos de uma construção, mas tudo em escala reduzida. Isso envolve cavar buracos para construir fundações, dobrar arames para produzir ferragens, derramar concreto em formas de 2 centímetros de largura e até empilhar pequenos tijolos de cerâmica para depois rebocá-los com minúsculas espátulas. Nem encanamentos ou as fiações elétricas ficam de fora!

Sua experiência com modelos começou durante a Faculdade de Arquitetura, onde as primeiras investidas foram feitas. Algum tempo depois é que surgiu a ideia de documentar o processo no seu canal do Youtube. “Para mim, é importante que as maquetes tenham um alto nível de realismo no aspecto construtivo, pois isso pode dar uma ideia de como uma casa é, de fato, construída. Evidentemente, isso não pode ser feito 100% preciso, pois a escala não permite.”

Segundo Frank, o processo de confecção de uma maquete completa demora, atualmente, entre 2 e 3 meses. “A execução é um pouco tediosa, embora ter desenvolvido vários modelos tenha facilitado o meu trabalho. Procuro fazer todas as etapas na parte da construção e, muitas vezes, alguns aspectos são complicados e demorados por falta de material e é impossível encontrá-los. A maioria das peças, materiais e ferramentas são fabricados na minha oficina, e o mais comum é trabalhar na escala 1:10.” 

Construção em miniatura: maquetes da estrutura aos acabamentos - Imagem 8 de 8
Cortesia de OUROBOROS ARQ

Além do OUROBOROS ARQ, outros canais com a mesma temática foram criados pelo mundo. Ainda assim, de acordo com o criador, “não há uma comunidade sólida; e por ser algo tão novo ainda há muito a explorar. Com a troca de conhecimentos e críticas de outros criadores de conteúdo poderíamos fazer com que a atividade permaneça sendo mais que uma simples tendência nas redes sociais.”

Construção em miniatura: maquetes da estrutura aos acabamentos - Imagem 3 de 8
Cortesia de OUROBOROS ARQ

Mais do que representações, estes modelos são altamente pedagógicos, expondo cada uma das etapas de uma construção de maneira extremamente simples de entender. Ao conhecermos os processos, as dificuldades e os possíveis problemas durante a obra, nossos projetos também se tornam muito melhores. De paredes de alvenaria, woodframe, madeiramento de telhado e até a aplicação de isolamento térmico, o canal abrange uma variedade grande de etapas e desafios. Mas, é claro, estaremos na torcida que nenhum professor de projeto peça uma maquete assim na próxima entrega!

Encontre estes e outros vídeos aqui.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Construção em miniatura: maquetes da estrutura aos acabamentos" 01 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948712/maquetes-levadas-ao-limite-processos-construtivos-da-estrutura-aos-acabamentos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.