Artista recria colunas clássicas em instalação de arame na Itália

Edoardo Tresoldi acaba de inaugurar sua mais recente instalação de arte pública. Implantada na orla marítima de Reggio Calábria, no sul da Itália, a obra intitulada “Ópera” foi encomendada pelas autoridades municipais e regionais como uma intervenção artística permanente “criada para celebrar as relações entre a paisagem humana e cultural da região, ressignificando elementos da arquitetura clássica na materialidade ausente da já famosa obra do jovem artista italiano”.

Artista recria colunas clássicas em instalação de arame na Itália - Imagem 2 de 23Artista recria colunas clássicas em instalação de arame na Itália - Imagem 3 de 23Artista recria colunas clássicas em instalação de arame na Itália - Imagem 4 de 23Artista recria colunas clássicas em instalação de arame na Itália - Imagem 5 de 23Artista recria colunas clássicas em instalação de arame na Itália - Mais Imagens+ 18

Artista recria colunas clássicas em instalação de arame na Itália - Imagem 19 de 23
© Roberto Conte

Composta por uma colunata de quarenta e seis pilares de oito metros de altura, construídos em malha de arame, a obra encontra-se localizada em um espaço público de 2.500 metros quadrados frente à orla marítima de Reggio Calabria. Totalmente acessível e aberto ao público 24 horas por dia, a obra criada pelo artista Edoardo Tresoldi foi concebida para se tornar o novo símbolo da cidade calabresa. Este é o segundo trabalho desenvolvido por Tresoldi na Calábria e a segunda maior obra de arte pública permanente da Itália depois da Basílica de Siponto, realizada pelo mesmo artista na região vizinha de Apúlia. Opera “é um monumento à contemplação da paisagem, através do qual, o próprio lugar é ressignificado.”

Artista recria colunas clássicas em instalação de arame na Itália - Imagem 17 de 23
© Roberto Conte

Através de suas estruturas translúcidas definidas por uma complexa malha de arame armado, as colunas acabam por criar um espaço sensível, uma espécie de ágora mental que convida os visitantes a explorar o território e contemplar a paisagem. E mais do que isso, em suas obras, “Tresoldi joga com a própria linguagem da arquitetura clássica—assim como com a transparência de seus elementos—, desenvolvendo uma reflexão contínua sobre a poética dos espaços vazios.

Artista recria colunas clássicas em instalação de arame na Itália - Imagem 18 de 23
© Roberto Conte

A instalação procura aproximar o visível do invisível, o indivíduo da comunidade, mergulhando-os nas diversas camadas que compõe a ancestralidade desta paisagem humana e cultural e dando voz às suas práticas quotidianas, nos limites entre o espaço físico e mental. Uma intervenção suspensa entre a arte, a arquitetura e a paisagem. -- Edoardo Tresoldi

Artista recria colunas clássicas em instalação de arame na Itália - Imagem 15 de 23
© Roberto Conte

Profundamente conectadas e harmoniosamente inseridas em seu entorno imediato, “as colunas transparentes compõe uma estrutura aberta que acomoda, acompanha e redefine a experiência do espaço, estabelecendo uma relação direta entre o plano físico e metafísico”. Resultado de um longo processo de projeto e pesquisa, a obra de Tresoldi gira em torno da composição e decomposição de elementos da arquitetura clássica. Desta forma, a instalação estimula uma espécie de sobreposição entre o concreto e o etéreo, entre a luz e a sombra, “evocando uma conexão orgânica e profunda entre a imaterialidade de suas estruturas e a concretude do lugar”.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Artista recria colunas clássicas em instalação de arame na Itália" [Edoardo Tresoldi Unveils Opera, a Permanent Wire Mesh Installation in Italy] 24 Set 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947873/artista-recria-colunas-classicas-em-instalacao-de-arame-na-italia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.