Ferramenta gratuita permite criar texturas para imagens arquitetônicas

Com muita frequência, arquitetos e designers passam horas procurando texturas e materiais para representar suas visões. Essa luta assume várias formas: desde ficar rolando o mouse pelo Google, Pinterest e bancos de dados em busca da textura perfeita até a criação manual de um padrão ao longo de várias horas ou até dias. Em qualquer dos casos, o resultado é frequentemente penoso e raramente perfeito. Um banco de dados organizado, confiável, gratuito e fácil de usar nem sempre é algo simples de se encontrar.

Architextures iniciou em 2014 como uma biblioteca de arquivos de imagens de alta qualidade, com texturas enviadas por usuários ou criadas pela própria plataforma. Com o tempo, o criador da plataforma, Ryan Canning, percebeu que, em seu trabalho profissional como arquiteto, a variedade de arquivos de imagem estática disponíveis online não atendia às texturas específicas que ele procurava em seus projeto. Frustrado com o processo infinito de pesquisa, edição e sobreposição de texturas no Photoshop, Ryan reinventou o Architextures em 2019 como uma ferramenta interativa onde profissionais como ele poderiam criar texturas especificadas de alta qualidade em segundos. E o mais importante, sendo de uso gratuito para uso pessoal e educacional, com contas profissionais disponíveis por uma pequena taxa para apoiar o desenvolvimento da ferramenta.

Ferramenta gratuita permite criar texturas para imagens arquitetônicas - Imagem 2 de 14Ferramenta gratuita permite criar texturas para imagens arquitetônicas - Imagem 3 de 14Ferramenta gratuita permite criar texturas para imagens arquitetônicas - Imagem 4 de 14Ferramenta gratuita permite criar texturas para imagens arquitetônicas - Imagem 5 de 14Ferramenta gratuita permite criar texturas para imagens arquitetônicas - Mais Imagens+ 9

A interface digital Architextures permite que você crie novos materiais de forma rápida, fácil e eficiente, usando uma variedade de padrões e parâmetros. Com uma gama cada vez maior de texturas e materiais na biblioteca, os usuários podem gerar seus padrões, dimensões, junções, tons, cores e muito mais. As imagens podem ser baixadas como um mapa de textura básico, mapa de relevo ou hachura CAD.

Ferramenta gratuita permite criar texturas para imagens arquitetônicas - Imagem 7 de 14
Courtesy of Architextures

Funciona por meio de uma ferramenta simples e interativa que permite aos usuários editar uma textura existente no site ou criar uma nova textura do zero. Ao criar uma textura, os usuários recebem controle sobre todos os principais recursos da aparência do material por meio de uma barra de ferramentas de propriedades à esquerda da tela. A barra de ferramentas é dividida em três áreas principais para o usuário controlar: Pattern, Tiles e Joints (Padrões, mosaicos e juntas). Nas configurações de Pattern, os usuários recebem 11 opções para recriar padrões e motivos populares na indústria, com parâmetros adicionais para controlar os ângulos das linhas e o número de colunas e linhas em um padrão. Nas configurações de Tiles, os usuários podem experimentar a materialidade da textura, com uma vasta coleção de pedras, tijolos, madeiras, concretos, metais e preenchimentos sólidos, todos os quais podem ser ajustados por brilho, contraste, matiz e saturação. Os usuários também têm controle total sobre a largura e a altura dos ladrilhos e até mesmo a estética de os ladrilhos parecerem feitos à mão ou cortados à máquina. Nas configurações finais de Joints, o usuário pode escolher o material utilizado para unir os ladrilhos, bem como sua cor e dimensionamento.

Ferramenta gratuita permite criar texturas para imagens arquitetônicas - Imagem 9 de 14
Courtesy of Architextures

Architextures se destaca devido à intuitividade de sua experiência ao usuário. Nenhum software ou download adicional é necessário, enquanto o próprio aplicativo responde instantaneamente às mudanças de parâmetro. Ao contrário de serviços semelhantes que exibem apenas uma imagem completa no final do processo, Architextures se beneficia de uma interface que permite aos usuários verem sua textura sendo criada e ajustada em tempo real. Além da extrema economia de tempo, esta interface amigável também resultou em uma plataforma atraente além de sua base principal de profissionais de arquitetura e estudantes, com artistas 3D e designers de jogos também se juntando à comunidade de usuários.

Ferramenta gratuita permite criar texturas para imagens arquitetônicas - Imagem 13 de 14
Courtesy of Architextures
Ferramenta gratuita permite criar texturas para imagens arquitetônicas - Imagem 10 de 14
Courtesy of Architextures

À medida que as formas como os arquitetos e designers usam os materiais evoluem, junto com as propriedades físicas dos próprios materiais, Architexures continuarão a adicionar novos elementos e recursos que agilizam o fluxo de trabalho do usuário. O site também está investigando a possibilidade de colaborar com fabricantes de produtos e materiais, permitindo que arquitetos e designers especifiquem e experimentem materiais específicos no início do processo projetual.

Explore mais a ferramenta em https://architextures.org/create

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Souza, Eduardo. "Ferramenta gratuita permite criar texturas para imagens arquitetônicas" [A Free Tool to Create Textures for Architectural Images] 15 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947360/ferramenta-gratuita-permite-criar-texturas-para-imagens-arquitetonicas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.