Foster + Partners divulga projeto de uso misto e estação de metrô em Sydney, Austrália

O escritório britânico Foster + Partners revelou recentemente imagens do seu projeto de uso misto Pitt Street OSD sobre uma estação de metrô na região central de Sydney, Austrália. Estendendo-se no subsolo por um quarteirão inteiro, o empreendimento oferece uma torre de escritórios de 39 pavimentos e "um centro vibrante de uso misto, com restaurantes, comércio e entretenimento" no térreo.

Foster + Partners divulga projeto de uso misto e estação de metrô em Sydney, Austrália - Imagem 4 de 4
Empreendimento na Pitt Street, Sydney. Imagem cortesia de Foster + Partners

Respondendo ao contexto em que se localiza, o edifício apresenta uma paleta material que envolve tonalidades de arenito e bronze. Refletindo o status de cidade global, o projeto "irá reforçar e enquadrar um dos principais portais para a cidade com um desenho que celebra a rica herança arquitetônica do distrito e anuncia o futuro do centro de Sydney". O projeto do metrô de Sydney é realizado em colaboração com a Cox Architecture e a Bates Smart.

Foster + Partners divulga projeto de uso misto e estação de metrô em Sydney, Austrália - Imagem 2 de 4
Empreendimento na Pitt Street, Sydney. Imagem cortesia de Foster + Partners

O projeto na Pitt Street é inspirado por seu contexto singular, ao lado do parque, reunindo escritórios, transporte, comércio e locais públicos de forma coerente. O projeto se baseia na escala e na materialidade de seus vizinhos, com entradas destacadas por incisões que se estendem verticalmente e articulam o edifício como um agrupamento de três formas. Cada uma dessas formas responde às vistas sobre marcos da cidade, como o porto, o Hyde Park e a Prefeitura. – Ross Palmer, sócio sênior da Foster + Partners

Foster + Partners divulga projeto de uso misto e estação de metrô em Sydney, Austrália - Imagem 3 de 4
Empreendimento na Pitt Street, Sydney. Imagem cortesia de Foster + Partners

Uma pele de vidro permite que a luz natural penetre o saguão da estação ao longo do dia. Ao bloco térreo sobrepôem-se três torres envidraçadas de cantos curvos – um maciço urbano que cria uma ligação entre a estação e o edifício. 

Voltada para o sul, a fachada principal recebe muito pouca exposição solar e quase não conta com proteção por brises, ao passo que nas elevações leste e oeste, a área envidraçada é substancialmente reduzida para diminuir o ganho de calor no interior da edificação.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Foster + Partners divulga projeto de uso misto e estação de metrô em Sydney, Austrália" [Foster + Partners Unveils its Latest Project, a Mixed-Use Over Station Development in Central Sydney, Australia] 17 Ago 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945492/foster-plus-partners-divulga-projeto-de-uso-misto-e-estacao-de-metro-em-sydney-australia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.