MVRDV vence concurso para o novo plano diretor de Karlsruhe na Alemanha

MVRDV vence concurso para o novo plano diretor de Karlsruhe na Alemanha

A proposta de “jardim flutuante”, apresentada pelo MVRDV para o concurso internacional de reurbanização da área de Ettlinger Tor na cidade alemã de Karlsruhe, foi escolhida como uma das vencedoras — ao lado daquela lançada pelo escritório de arquitetura liderado pelo suíço Max Dudler. Com abordagens muito similares, as duas equipes compartilharam o primeiro lugar no pódio e a intenção dos organizadores é sobrepor as duas propostas para a criação de um novo plano diretor integrado, inspirado pelo caráter histórico da cidade além de promover novos usos, espaços púbicos e áreas verdes acessíveis aos moradores e visitantes da cidade alemã.

Cortesia de MVRDVCortesia de MVRDVCortesia de MVRDVCortesia de MVRDV+ 22

Ao longo dos séculos, parte da cidade de Karlsruhe gravitava ao redor do seu imenso castelo, crescendo de forma concêntrica e marcando uma clara divisão entre “as quadras densamente ocupadas do centro da cidade mais ao sul e este novo bairro repleto de áreas verdes, parques e florestas ao norte”. Com base nessa observação, o MVRDV propôs um plano diretor que pretende dissimular esse antagonismo, ocupando espaços vazios e ociosos do centro da cidade com novas áreas verdes além de propor a expansão do eixo da via Triumphalis, que parte do Palácio de Karlsruhe, para além da Kriegstraße, a mais importante avenida que marca uma evidente ruptura entre os distintos tecidos urbanos da cidade.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

Envolvendo a participação da comunidade local em todas as etapas e com consultas púbicas regulares, o processo de projeto desenvolvido pelo MVRDV começou com o lançamento de novas estruturas urbanas de quatro pavimentos, as quais procuram adaptar-se ao gabarito dos edifícios existentes para criar uma nova geografia construída capaz e acolher novos espaços e programas necessários para o desenvolvimento futuro da capital do estado de Baden-Württemberg. A partir deste ponto, foram sendo lançadas as áreas públicas, parques e vias diagonais que proporcionarão uma maior permeabilidade através do tecido urbano do centro de Karlsruhe. Como a cereja do bolo, jardins públicos e acessíveis foram criados nas coberturas dos principais edifícios propostos no plano diretor, contribuindo tanto com a redução do efeito da ilha de calor quanto com o conforto no interior dos edifícios.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

O ponto alto do projeto, sem dúvida, é a nova estrutura elevada sobre o antigo portão Ettlinger, um elemento urbano histórico responsável pela conexão entre os dois lados da cidade. Celebrando a reabertura e integração do tecido urbano de Karlsruhe, o MVRDV introduziu um “jardim flutuante”, suspenso sobre a majestosa Ettlinger-Tor-Platz. Caminhando sobre esta estrutura circular elevada será possível ter um panorama completo de toda a cidade, principalmente em direção ao Castelo de Karlsruhe, tornando-o acessível ao grande público. Acolhendo um centro comunitário e um hotel, a estrutura suspensa do jardim flutuante conta com um revestimento espelhado na parte inferior, “enquanto o jardim da cobertura foi concebido como uma representação conceitual do mapa da cidade.”

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

Karlsruhe é uma cidade com um caráter totalmente único. Nosso plano diretor é uma continuação e uma celebração dos elementos que a tornam tão especial. Com um ventre espelhado e um jardim no terraço formando uma réplica em miniatura do layout 'Fächerstadt', o ponto focal do nosso plano diretor se torna um monumento à própria cidade, aos edifícios existentes, a história do lugar e às pessoas que ali vivem. -- Winy Maas, sócio fundador do MVRDV.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

  • Nome do projeto: Ettlinger Tor Karlsruhe
  • Localização: Karlsruhe, Alemanha
  • Ano: 2020
  • Cliente: Stadt Karlsruhe
  • Área e programa: 106,000m2 masterplan de uso misto (escritórios, comércio, moradias)
  • Arquitetura: MVRDV
  • Sócio responsável: Winy Maas
  • Diretores de projeto: Sven Thorissen e Enno Zuidema
  • Equipe de projeto: Valentina Chiappa Nuñez, Alexander Forsch, Vanessa Mitteldorf, Evgenia Zioga, Nikos Margaritis, Stijn Lanters, Rocio Calzado Lopez, Isabella Suppa e Maria López Calleja
  • Imagens: Antonio Luca Coco, Pavlos Ventouris, Angelo la Delfa e Kirill Emelianov

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "MVRDV vence concurso para o novo plano diretor de Karlsruhe na Alemanha" [MVRDV Wins Competition to Design the Masterplan of the Ettlinger Tor Area in Karlsruhe, Germany] 13 Ago 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945091/mvrdv-vence-concurso-para-o-novo-plano-diretor-de-karlsruhe-na-alemanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.