MVRDV vence concurso para o novo plano diretor de Karlsruhe na Alemanha

MVRDV vence concurso para o novo plano diretor de Karlsruhe na Alemanha

A proposta de “jardim flutuante”, apresentada pelo MVRDV para o concurso internacional de reurbanização da área de Ettlinger Tor na cidade alemã de Karlsruhe, foi escolhida como uma das vencedoras — ao lado daquela lançada pelo escritório de arquitetura liderado pelo suíço Max Dudler. Com abordagens muito similares, as duas equipes compartilharam o primeiro lugar no pódio e a intenção dos organizadores é sobrepor as duas propostas para a criação de um novo plano diretor integrado, inspirado pelo caráter histórico da cidade além de promover novos usos, espaços púbicos e áreas verdes acessíveis aos moradores e visitantes da cidade alemã.

MVRDV vence concurso para o novo plano diretor de Karlsruhe na Alemanha - Mais Imagens+ 17

Ao longo dos séculos, parte da cidade de Karlsruhe gravitava ao redor do seu imenso castelo, crescendo de forma concêntrica e marcando uma clara divisão entre “as quadras densamente ocupadas do centro da cidade mais ao sul e este novo bairro repleto de áreas verdes, parques e florestas ao norte”. Com base nessa observação, o MVRDV propôs um plano diretor que pretende dissimular esse antagonismo, ocupando espaços vazios e ociosos do centro da cidade com novas áreas verdes além de propor a expansão do eixo da via Triumphalis, que parte do Palácio de Karlsruhe, para além da Kriegstraße, a mais importante avenida que marca uma evidente ruptura entre os distintos tecidos urbanos da cidade.

Cortesia de MVRDV

Envolvendo a participação da comunidade local em todas as etapas e com consultas púbicas regulares, o processo de projeto desenvolvido pelo MVRDV começou com o lançamento de novas estruturas urbanas de quatro pavimentos, as quais procuram adaptar-se ao gabarito dos edifícios existentes para criar uma nova geografia construída capaz e acolher novos espaços e programas necessários para o desenvolvimento futuro da capital do estado de Baden-Württemberg. A partir deste ponto, foram sendo lançadas as áreas públicas, parques e vias diagonais que proporcionarão uma maior permeabilidade através do tecido urbano do centro de Karlsruhe. Como a cereja do bolo, jardins públicos e acessíveis foram criados nas coberturas dos principais edifícios propostos no plano diretor, contribuindo tanto com a redução do efeito da ilha de calor quanto com o conforto no interior dos edifícios.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

O ponto alto do projeto, sem dúvida, é a nova estrutura elevada sobre o antigo portão Ettlinger, um elemento urbano histórico responsável pela conexão entre os dois lados da cidade. Celebrando a reabertura e integração do tecido urbano de Karlsruhe, o MVRDV introduziu um “jardim flutuante”, suspenso sobre a majestosa Ettlinger-Tor-Platz. Caminhando sobre esta estrutura circular elevada será possível ter um panorama completo de toda a cidade, principalmente em direção ao Castelo de Karlsruhe, tornando-o acessível ao grande público. Acolhendo um centro comunitário e um hotel, a estrutura suspensa do jardim flutuante conta com um revestimento espelhado na parte inferior, “enquanto o jardim da cobertura foi concebido como uma representação conceitual do mapa da cidade.”

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

Karlsruhe é uma cidade com um caráter totalmente único. Nosso plano diretor é uma continuação e uma celebração dos elementos que a tornam tão especial. Com um ventre espelhado e um jardim no terraço formando uma réplica em miniatura do layout 'Fächerstadt', o ponto focal do nosso plano diretor se torna um monumento à própria cidade, aos edifícios existentes, a história do lugar e às pessoas que ali vivem. -- Winy Maas, sócio fundador do MVRDV.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

  • Nome do projeto: Ettlinger Tor Karlsruhe
  • Localização: Karlsruhe, Alemanha
  • Ano: 2020
  • Cliente: Stadt Karlsruhe
  • Área e programa: 106,000m2 masterplan de uso misto (escritórios, comércio, moradias)
  • Arquitetura: MVRDV
  • Sócio responsável: Winy Maas
  • Diretores de projeto: Sven Thorissen e Enno Zuidema
  • Equipe de projeto: Valentina Chiappa Nuñez, Alexander Forsch, Vanessa Mitteldorf, Evgenia Zioga, Nikos Margaritis, Stijn Lanters, Rocio Calzado Lopez, Isabella Suppa e Maria López Calleja
  • Imagens: Antonio Luca Coco, Pavlos Ventouris, Angelo la Delfa e Kirill Emelianov

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "MVRDV vence concurso para o novo plano diretor de Karlsruhe na Alemanha" [MVRDV Wins Competition to Design the Masterplan of the Ettlinger Tor Area in Karlsruhe, Germany] 13 Ago 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945091/mvrdv-vence-concurso-para-o-novo-plano-diretor-de-karlsruhe-na-alemanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.