Projeto-piloto em São Paulo vai usar calçadas e ruas como área para bares e restaurantes

A cidade de São Paulo vai testar um projeto-piloto que transforma ruas e calçadas normalmente destinadas a vagas de automóveis em áreas externas para bares e restaurantes. A iniciativa foi batizada de "Ocupa Rua" e é capitaneada pela Prefeitura de São Paulo com o escritório de arquitetura Metro Arquitetos Associados e a crítica gastronômica Alexandra Forbes.

O principal objetivo é garantir a segurança das pessoas na reabertura gradual dos bares e restaurantes (seguindo os novos protocolos de higiene e capacidade reduzida), mas também aproveita a oportunidade apresentada pela nova realidade para tentar ampliar o espaço para as pessoas nas ruas da cidade, em uma reocupação dos espaços públicos.

Como mostra o mapa na última imagem desse post no Instagram logo acima, os primeiros trechos a serem readequados serão nos arredores da Praça da República. Se bem sucedida, a solução pode ser adotada por outras cidades também. O projeto foi criado de forma a oferecer opções de rápida instalação e custo baixo. E vem na toada de soluções similares feitas em cidades europeias, a exemplo das estufas em restaurante de Amsterdã.

Cortesia de Metro Arquitetos Associados

O projeto foi pensado também para que os estabelecimentos não consigam mudar o layout para acrescentar mais mesas e cadeiras, o que iria contra as recomendações de saúde pública. Para isso, foram sugeridos vasos de plantas grandes e pesados, que irão isolar os clientes dos carros, além de um outro sistema de vasos menores para separar as mesas e manter o distanciamento obrigatório.

Cortesia de Metro Arquitetos Associados

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, a flexibilização do uso das vias públicas já estava sendo analisada há um tempo por um grupo multidisciplinar da prefeitura. Outra ação em análise neste momento pelo poder público é a simplificação dos procedimentos, isenção de taxas e a possibilidade de autodeclarações para obtenção de Termo de Permissão de Uso (TPU) para as autorizações em questão.

Cortesia de Metro Arquitetos Associados

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre Produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre as recomendações técnicas para criar uma arquitetura saudável em seus futuros projetos. Além disso, lembre-se de revisar os conselhos e informações mais recentes sobre COVID-19 no site da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Via Haus

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Luan Galani. "Projeto-piloto em São Paulo vai usar calçadas e ruas como área para bares e restaurantes" 16 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943865/projeto-piloto-em-sao-paulo-vai-usar-calcadas-e-ruas-como-area-para-bares-e-restaurantes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.