UNStudio vence concurso para Centro Nacional Coreano de Futebol em Seul

UNStudio vence concurso para Centro Nacional Coreano de Futebol em Seul

O UNStudio, em colaboração com Johan Cruijff ArenA, desenvolveu o plano geral vencedor para o Centro Nacional de Futebol Coreano em Seul. Com foco em saúde, bem-estar, ciência, tecnologia, educação e promoção de um estilo de vida saudável, o projeto foi selecionado como vencedor em um concurso internacional fechado que ocorreu em março deste ano.

© Brick Visual

Encomendado pela Associação Coreana de Futebol (KFA), o novo Centro Nacional de Futebol de Seul, abrigará dois programas: será o lar da equipe nacional coreana e de seus treinadores, além de um laboratório para as gerações futuras, ajudando a promover suas carreiras.

Na fase de concepção do plano, o UNStudio reuniu uma equipe de especialistas do setor, incluindo uma equipe internacional dos principais gerentes de estádios de futebol, juntamente com especialistas em ciência do esporte e coleta de dados digitais, para gerar um projeto “baseado nas lições aprendidas com os principais clubes de futebol e centros de treinamento do mundo”.

© Brick Visual

A Holanda é uma nação futebolística muito orgulhosa. Temos muitos jogadores e treinadores de ponta em equipes em todo o mundo. Como inventores do 'Total Football', para nós o futebol não é apenas um esporte; é uma expressão de cultura, ciência e filosofia. O futebol une as pessoas, proporciona a elas um senso de coletividade, de pertencimento e de orgulho nacional. - Ben van Berkel, fundador e arquiteto principal, UNStudio.

© Brick Visual

Localizado em um terreno de 450.427 m2 em Cheonan-shi, Chungnam-do, o novo Centro Nacional de Futebol (NFC) implantou instalações compartilhadas para todos os gêneros e idades. Projetado para desenvolver os melhores jogadores da liga, o projeto também é um destino para os fãs de futebol curtirem a história do esporte no país. Com dois estádios e mais de uma dúzia de tipologias de campos esportivos, pistas de corrida e ginásios cobertos, a intervenção também abriga clínicas para os médicos especializados em esportes e centros de tratamento. A praça pública central, o ponto focal do plano, é cercada pelos três volumes principais, o museu, o estádio coberto e o estádio aberto.

Na Holanda, entendemos a importância de treinar jogadores de futebol desde tenra idade. Investimos muito em nossa juventude, bem como em novas tecnologias, ferramentas e técnicas de ponta para a educação e a excelência do futebol - Ben van Berkel, fundador e arquiteto principal, UNStudio.

Cortesia de UNStudio

Por fim, para a competição, o UNStudio criou também um manual urbano da marca para servir de modelo aos principais aspectos arquitetônicos e urbanos do plano geral e descreve especificações para várias escalas de detalhes que seguem os princípios originais do projeto, com foco em saúde, bem-estar, ciência e tecnologia.

Cortesia de UNStudio

  • Cliente: Associação de Futebol da Coreia, (KFA)
  • Localização: Cheonan-shi, Chungnam-do, Coreia
  • Área: 450,427 m2
  • Programa: Plano Diretor do Campus e Estratégia de Marca Urbana, 1 Estádio ao ar livre com instalações de gerenciamento (1000-1500 lugares), 1 Estádio coberto com instalações de apoio, equipe de saúde e instalações da equipe nacional do Museu de Futebol Coreano, campos de treinamento e recreação, albergue da juventude e comércio.
  • Status: 1° Lugar Competição
  • UNStudio: Ben van Berkel, Gerard Loozekoot with Harlen Miller, Crystal Tang, and Suhan Na, Luigi Olivieri, Zirong Zhao
  • Assessores: Amsterdam ArenA – Stadium Logistics e Sports Science: Henk Markerink, Sander van Stiphout, Max Reckers
  • Visualização: Brick Visual

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "UNStudio vence concurso para Centro Nacional Coreano de Futebol em Seul" [UNStudio Creates Winning Master Plan for the Korean National Football Centre in Seoul] 16 Jul 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943518/unstudio-vence-concurso-para-centro-nacional-coreano-de-futebol-em-seul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.