Des-embranquecendo a cidade #4: Ferve Território — Firmeza Permanente

A coletiva Terra Preta Cidade é um lugar inventado a partir do desejo de cinco mulheres negras, residentes em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, de burlar o distanciamento geográfico, para promover e celebrar o encontro. Emmily Leandro, Gabriela Gaia, Luciana Mayrink, Malu de Barros e Natalia Alves dão forma e voz à esse exercício de criação de um território virtual, partilhado — que é tanto uma aposta política quanto estética -, através do podcast Des-embranquecendo a Cidade, que chega ao seu quarto episódio com o tema: "Ferve Território — Firmeza Permanente".

"Nesse contexto excepcional causado pela pandemia covid-19 experienciamos um diálogo entre nós, integrantes do Terra Preta, no formato virtual e compartilhamos agora nesse episódio. Emmily Leandro apresenta o trabalho que realizou na especialização — Residência em Planejamento e Gestão Urbana , realizada em parceria entre a FAU-USP e a Prefeitura Municipal de São Paulo na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Trazendo muitas questões que ressaltam dessa experiência e que estão presentes na pesquisa, Emilly ressalta a articulação local como tecnologia ancestral que se destaca e sua importância como instrumento de luta e resistência na construção das transformações e no enfrentamento aos atravessamentos que ocorreram no território de Perus, em São Paulo". 

Veja o artigo completo aqui.

Decorar ponto de jongo é decorar memória
Jongo é flecha de boca e é memória

Estamos dentro de um contexto da periferia
Temos que ter o respeito a tradição
Mas África é uma constante reinvenção
O jongo tem identidade do lugar onde ele está

Professor Almir Moreira — Jongo em Perus

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Terra Preta Cidade. "Des-embranquecendo a cidade #4: Ferve Território — Firmeza Permanente" 01 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942831/des-embranquecendo-a-cidade-number-4-ferve-territorio-firmeza-permanente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.