Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos

Os seres humanos usam espelhos desde 600 aC, empregando a rocha obsidiana altamente polida como superfície reflexiva básica. Com o tempo, as pessoas começaram a usar pequenos pedaços de ouro, prata e alumínio de maneira semelhante, tanto por suas propriedades refletivas quanto por decoração. No século I dC, as pessoas começaram a usar o vidro para fazer espelhos, mas foi apenas durante o Renascimento Europeu que os fabricantes venezianos começaram a fabricar espelhos aplicando suportes metálicos nas folhas de vidro, permanecendo o método geral mais comum hoje em dia. Desde então, os espelhos continuam a desempenhar papel decorativo e funcional na arquitetura, proporcionando uma estética moderna e limpa, apesar de suas origens antigas. Abaixo, investigamos como os espelhos são feitos, fornecemos um pouco de sua história na arquitetura e oferecemos várias dicas para arquitetos que desejam usá-los em seus projetos.

Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 31 de 39
Los Terrenos / Tatiana Bilbao. Image © Rory Gardiner

Como os espelhos são feitos?

À moda dos fabricantes venezianos do início do século XIII, o espelho típico hoje em dia é feito prendendo uma folha de vidro a uma fina camada de revestimento metálico. Enquanto os trabalhadores venezianos da época tendiam a usar estanho, a maioria dos fabricantes atualmente aplica prata ou alumínio. Em 1835, Justus Von Leibig descobriu o processo moderno de prateação, que envolvia pulverizar uma fina camada de prata ou alumínio na parte de trás de uma folha de vidro. Esse procedimento permitiu a produção em massa de espelhos e tornou o produto muito mais acessível ao público em geral. O método contemporâneo de fabricação de espelhos é mais uma descendência desse processo, e envolve o aquecimento de alumínio ou prata em um estado fundido antes de pulverizá-lo sobre um prato de vidro.

Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 16 de 39
House on the Hill / MoDusArchitects. Image © Filippo Molena
Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 22 de 39
Residencia DBB / Govaert & Vanhoutte Architects. Image © Tim Van de Velde

Durante esse processo, as folhas de vidro são polidas com perfeição para garantir que não haja quedas ou impurezas, o que causaria distorções na imagem refletida. Da mesma forma, a superfície traseira do espelho é geralmente pintada para evitar danos ao revestimento metálico. Para uso doméstico típico, arquitetos devem considerar a espessura do espelho, que aumenta proporcionalmente à resistência do espelho. Para aplicações mais pesadas, o espelho deve ser projetado de uma maneira específica, dependendo do uso. Normalmente, um revestimento é aplicado para melhorar a durabilidade e a refletividade.

Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 24 de 39
La vida después de Madrid / Arhitektura d.o.o.. Image © Miran Kambic

Espelhos na Arquitetura

Nos tempos antigos, a maioria dos espelhos tinha no máximo 20 centímetros de diâmetro e eram usados principalmente para decoração. No entanto, uma exceção notável foi Pharos, o farol de Alexandria, que exibia um grande espelho de metal para refletir a luz do sol durante o dia. Este continuaria sendo um dos exemplos globais mais proeminentes do uso de espelhos na arquitetura por séculos.

Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 12 de 39
Icoma Headquarters / Estudio.Entresitio. Image © Montse Zamorano

Muito mais tarde, no final do século XVII, Louis Le Vau projetaria o famoso Salão dos Espelhos em Versalhes, que abrigava 357 espelhos e desafiava o antigo monopólio econômico dos venezianos na fabricação de espelhos. Como os espelhos ainda eram raros e caros, essa incorporação constituía uma imensa demonstração de riqueza pela monarquia francesa, além de sua função estética de refletir os amplos jardins externos.

Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 39 de 39
Versailles' Hall of Mirrors. Image © Wikimedia Commons User Myrabella

Seguindo esses exemplos destacados de espelhos na arquitetura monumental, esses elementos versáteis foram cada vez mais incorporados à arquitetura vernacular e nos países ocidentais foi estabelecida uma tradição de incorporar espelhos sobre a lareira da casa. Estruturadas em molduras elaboradas decoradas com padrões florais ou ornamentos clássicos, essas peças eram principalmente decorativas, embora a invenção posterior do espelho cheval, um espelho de corpo inteiro autônomo, tenha sido usado de maneira mais funcional. Naquela época, o espelho circular francês, normalmente fechado em uma moldura dourada neoclássica, também era extremamente popular.

Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 38 de 39
A neoclassical British mirror from 1765. Image © Metropolitan Museum of Art

Após essa proliferação de espelhos no design de interiores neoclássicos, finalmente chegamos à era moderna, que viu ainda mais inovações na maneira como os espelhos interagem com a arquitetura. Emparelhados com luzes LED e ambientes minimalistas, espelhos funcionais do banheiro e os conjuntos decorativos agora parecem limpos e modernos em comparação com seus elaborados antecessores neoclássicos. Os designers têm, agora, os meios para experimentar formas não convencionais, e a resistência e a durabilidade dos espelhos melhoraram tanto que podem cobrir grandes superfícies de móveis ou até as fachadas dos edifícios. Com o desenvolvimento de novas tecnologias que permitam essa flexibilidade, arquitetos contemporâneos devem considerar certas recomendações sobre como incorporar espelhos em seus trabalhos.

Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 27 de 39
Vizor / Studio11. Image © Dmitry Tsyrencshikov
Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 13 de 39
Casa Morgana / J. Mayer H. Image © David Franck

Dicas para projetar com espelhos

Dependendo do tamanho, forma, posicionamento e ornamentação de um espelho, ele pode servir a uma variedade de diferentes propósitos estéticos e funcionais em um ambiente arquitetônico. Embora os arquitetos devam considerar as especificidades de seu próprio projeto como o principal motivador de design e não temer experimentar ou inovar, compilamos várias recomendações aplicáveis a várias situações de como projetar com espelhos.

Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 33 de 39
forte_forte milano / forte_forte. Image © Paola Pansini
Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 18 de 39
Reforma en Olzinelles / AMOO | Aureli Mora + Omar Ornaque. Image © Jose Hevia

Um dos usos mais citados para projetar com espelhos é ampliar o espaço. Um espelho grande pode fazer com que uma sala pequena pareça muito maior do que é, principalmente se o espelho engloba uma parede inteira, é colocado em um local central ou mesmo com a forma de uma janela para criar a ilusão de abertura. Para aplicar esse truque com mais sucesso, no entanto, os arquitetos também devem considerar a iluminação. Espelhos devem ser colocados em áreas onde possam refletir melhor a luz natural vinda das janelas, tornando o espaço mais aberto e brilhante. Na foto abaixo de um espelho na Conversão de Lyceum University Building, um grande espelho circular localizado em um corredor mais escuro reflete áreas do espaço com mais luz natural para ampliar o corredor estreito e torná-lo mais brilhante. Emparelhado com paredes brancas, o design é minimalista e suave.

Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 19 de 39
Lyceum University Building Conversion / Andreas Martin-Löf Arkitekter. Image © Erik Lefvander

No entanto, os espelhos não precisam apenas refletir áreas ou janelas brilhantes - eles também podem ser usados para acentuar a arquitetura, refletindo ângulos ou espaços interessantes. Esse efeito pode ser difícil de conseguir, mas, quando bem feito, pode realmente elevar um espaço contemporâneo para parecer ainda mais bem pensado. No banheiro abaixo da Casa Edgar St., os espelhos refletem a convergência de três cores e materiais diferentes das paredes e do teto da sala, acentuando a angularidade e a materialidade do design.

Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 26 de 39
Casa Edgar St. / Alex Urena Design Studio. Image © Shaw Photography

Para um efeito mais artístico, os arquitetos podem usar luzes e formas para criar espelhos expressivos que dominam e embelezam um espaço. O espelho circular a seguir no PandaDoc Office, através de sua iluminação com uma luz colorida, desempenha um papel igualmente decorativo ou atraente como pendurar uma obra de arte cara no mesmo local. Da mesma forma, o espelho de formato incomum abaixo, da House on the Hill, da MoDusArchitects, transforma um banheiro padrão em um espaço especialmente moderno e contemporâneo.

Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 28 de 39
PandaDoc Office / Studio 11. Image © Dmitry Tsyrencshikov
Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 36 de 39
House on the Hill / MoDusArchitects. Image © Filippo Molena

Os arquitetos também podem projetar com espelhos combinando estética e funcionalidade. Um exemplo comum seria adicionar iluminações LED expressivas aos espelhos do banheiro: essas luzes não são apenas atraentes, mas também têm a função prática de iluminar o rosto dos usuários e permitir que eles façam sua maquiagem, arrumem seus cabelos ou apliquem cuidados com a pele com mais precisão. Da mesma forma, espelhos grandes em guarda-roupas e armários podem ajudar a abrir um espaço e refletir a luz, conforme indicado acima, mas também servem como espelhos de corpo inteiro para os usuários verificarem sua aparência e escolherem roupas.

Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 37 de 39
Apartamento TN / South Arquitetura. Image © Cristiano Bauce
Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 9 de 39
House on the Hill / MoDusArchitects. Image © Filippo Molena
Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 25 de 39
La vida después de Madrid / Arhitektura d.o.o.. Image © Miran Kambic

Obviamente, esses exemplos dizem respeito apenas a usos interiores de espelhos. Para arquitetos que desejam experimentar fachadas espelhadas, as possibilidades são igualmente infinitas. Assim como espelhos internos colocados em janelas opostas podem ajudar a trazer o exterior para dentro, fachadas espelhadas projetam o exterior sobre interiores particulares. Essa escolha geralmente é mais eficaz para estruturas isoladas em amplos espaços naturais, como florestas ou planícies gramadas. Em vez de interromper a beleza do ambiente natural com projetos artificiais, os arquitetos nesses casos simplesmente permitem que a natureza fale por si. No entanto, nem todas as estruturas com fachadas espelhadas devem estar em espaços totalmente naturais.

Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 11 de 39
COTOOP Studio / TOOP architectuur. Image © Tim Van de Velde
Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 21 de 39
Green Orchard / Paul Archer Design. Image Courtesy of Paul Archer Design
Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 14 de 39
Mirrors / bandesign. Image © Shigetomo Mizuno

A famosa cafeteria de Bandesign em Gifu, no Japão, é cercada por outros edifícios, mas usa seus espelhos deliberadamente para refletir as flores de cerejeira plantadas artificialmente, amplificando o efeito dessas belas árvores nativas.

Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 5 de 39
The Mirror Window / Kosaku Matsumoto. Image © Nobutada Omote
Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos - Imagem 8 de 39
Mirror Garden / ARCHSTUDIO. Image © Ning Wang

As possibilidades de projetar com espelhos são diversas, e os arquitetos contemporâneos têm a oportunidade de experimentar mais à medida que novos desenvolvimentos em tecnologia continuam se desenvolvendo. Quer sirvam simplesmente para acentuar uma estrutura existente ou para dominar um novo desenho, os espelhos são elementos versáteis e potencialmente atraentes que podem elevar a arquitetura a novos níveis.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cao, Lilly. "Espelhos na arquitetura: possibilidades de espaços refletidos" [Mirrors in Architecture: Possibilities of Reflected Space] 28 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942185/espelhos-na-arquitetura-possibilidades-de-espacos-refletidos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.