LabCidade cria série de mapas temáticos sobre a difusão espacial da COVID-19

O LabCidade da FAUUSP tem realizado diversos estudos sobre os modos de mapear a COVID-19 no território de São Paulo.

Inicialmente, eles demonstraram como alguns mapas escondiam informações e impossibilitavam a elaboração de políticas públicas efetivas de combate à pandemia.

Para ampliar a discussão e na palavra dos próprios pesquisadores "no sentido de contribuir e incidir sobre as políticas públicas emergenciais necessárias", eles trazem novas alternativas através de mapas para compreender a difusão espacial da COVID-19 em São Paulo.

O mapa interativo a seguir foi feito a partir das informações antes disponibilizadas via DATASUS, quando os dados gerados eram oferecidos em formato aberto. Junto dele, foi realizada uma série de outros mapas que ajudam a compreender a disseminação do vírus no território paulista.

  • Para ver os outros mapas criados pelo laboratório, clique aqui.

Infelizmente, como os próprios pesquisadores afirmam, alguns dias após a divulgação deste trabalho, o Ministério da Saúde retirou as informações do seu portal de dados abertos, o DATASUS. "Essa mudança dificulta ainda mais a compreensão sobre a disseminação da pandemia no território brasileiro, limitando inclusive a formulação de estratégias adequadas para seu enfrentamento".

Para mais informações, acesse o site do LabCidade.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "LabCidade cria série de mapas temáticos sobre a difusão espacial da COVID-19" 14 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941387/labcidade-cria-serie-de-mapas-tematicos-sobre-a-difusao-espacial-da-covid-19> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.