Famoso por embrulhar edifícios, Christo morre aos 84 anos

Christo Vladimirov Javacheff, mais conhecido como Christo, faleceu de causas naturais aos 84 anos de idade. O artista búlgaro, conhecido, entre outras obras, por embalar o Pont Neuf em Paris e o Reichstag em Berlim, desenvolveu ao longo dos anos, junto com sua falecida esposa Jeanne-Claude, intervenções arquitetônicas de larga escala em espaços urbanos e rurais.

A obra de Christo e Jeanne-Claude borra os limites da arte, contaminando outras disciplinas – sobretudo a arquitetura. Entre suas  famosas intervenções estão Wrapped Coast na Austrália, Valley Curtain no Colorado, Surrounded Islands em Miami, Pont Neuf Wrapped em Paris, The Umbrellas no Japão e na Califórnia, Wrapped Reichstag em Berlim, The Floating Piers no lago italiano Iseo e The London Mastaba, em Londres.

The Floating Piers. Image © Wolfgang Volz

Nascido em 1935 na Bulgária, Christo estudou na Academia de Belas Artes de Sofia. Mudou-se para Paris em 1958, onde conheceu sua esposa e parceira Jeanne-Claude Denat de Guillebon. Sem dominar o idioma inglês, a dupla se mudou para Nova Iorque em 1964, onde passou o resto da vida. Jeanne-Claude foi companheira de Christo até sua morte em 2009.

A beleza, a ciência e a arte sempre triunfarão. – Christo, 1958.

Começando por envolver objetos, Christo queria que suas intervenções assumissem escalas maiores. Nos anos 60 e 70, esboçou suas aspirações, esperando realizadas-los um dia. Em 1969, "embrulhou" o Museu de Arte Contemporânea de Chicago e depois, no mesmo ano, "empacotou" um milhão de metros quadrados da costa de Sydney, na Austrália.

November 2015: Christo in his studio working on a preparatory drawing for The Floating Piers. Image © Wolfgang Volz

Polêmicos, os projetos de Christo sempre enfrentaram obstáculos burocráticos e duras críticas. Amado pelo público, suas intervenções “pitorescas” eram muito aguardadas e recebiam milhares de visitantes. Alcançou a fama com uma intervenção chamada Surrounded Islands, em que envolveu 11 pequenas ilhas na Baía de Biscayne, no sul da Flórida, com polipropileno rosa, criando a impressão de que estas ilhas eram flores tropicais flutuantes.

The Floating Piers. Image © Wolfgang Volz

Em 1985, "embrulhou" a Pont Neuf em Paris com 44.000 metros quadrados de tecido. Após a queda do Muro de Berlim em 1989, seu esboço de 1971 de um Reichstag empacotado ganhou vida e o trabalho foi concluído em 1995.

The London Mastaba, Serpentine Lake, Hyde Park, 2016-18. Image © Wolfgang Volz

Em 2016, Christo ofereceu ao público a chance de andar sobre a água, com sua instalação intitulada The Floating Piers, no norte da Itália, que usou quase dois quilômetros de tecido para criar uma passarela flutuante que conectava duas pequenas ilhas. Em 2018, no Lago Serpentine, em Londres, o artista criou uma pirâmide flutuante feita com tambores de óleo.

Com planos de embrulhar o Arco do Triunfo em Paris com tecido azul reciclável, Christo faleceu antes de realizar sua intervenção. No entanto, o projeto – concebido em 1962 e previsto para setembro de 2021 – está em andamento. O estúdio de Christo divulgou uma declaração oficial afirmando que, segundo os desejos do artista, L'Arc de Triomphe, Wrapped será realizado e acontecerá entre 18 de setembro e 3 de outubro de 2021.

Christo, L'Arc de Triomphe, Wrapped (Project for Paris) Place de l'Etoile – Charles de Gaulle, 2019. Image by André Grossmann. Image Cortesia de 2019 Christo

Além disso, a grande exposição do artista no Centre Pompidou, reunindo trabalhos realizados em parceria com Jeanne-Claude durante o período em que moravam em Paris, estará em exibição este ano de 1º de julho a 19 de outubro de 2020.

Via The New York Times.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Famoso por embrulhar edifícios, Christo morre aos 84 anos" 01 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940772/famoso-por-embrulhar-edificios-christo-morre-aos-84-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.