Projeto de Peter Zumthor para o LACMA recebe apenas 5% de aprovação do público

Projeto de Peter Zumthor para o LACMA recebe apenas 5% de aprovação do público

Uma recente pesquisa conduzida pela The Citizens’ Brigade to Save LACMA, uma organização civil para salvar o museu LACMA, em Los Angeles, mostrou que apenas 5% da população é a favor da construção do projeto de Peter Zumthor, enquanto que 50% aprova a renovação dos edifícios existentes.

Uma pesquisa on-line com 2.746 entrevistados constatou que apenas 5% dos participantes aprovam a atual proposta para o novo LACMA, projetada por Peter Zumthor. A pesquisa também permitiu ao público revisar e votar nas seis principais propostas que resultaram do concurso internacional de ideias “LACMA Not LackMA”. As seis equipes selecionadas são Barkow Leibinger, Coop Himmelb(l)au, Kaya Design, Paul Murdoch Architects, Reiser + Umemoto e TheeAe. Destas, três propuseram construir um edifício inteiramente novo, euquanto que outras três recomendaram trabalhar com o conjunto arquitetônico existente.

Paul Murdoch Architects. Cortesia de LACMA Not LackMA
Paul Murdoch Architects. Cortesia de LACMA Not LackMA
Coop Himmelb(l)au. Cortesia de LACMA Not LackMA
Coop Himmelb(l)au. Cortesia de LACMA Not LackMA

De acordo com as estatísticas coletadas, houve um empate entre a proposta “LACMA Wing” de Coop Himmelb(l)au, e o “Campus Unificado”, de Paul Murdoch Architects, ambos propondo novas estruturas. Por outro lado, “Reimagining / Reestruturing” de Kaya Design foi escolhido por aqueles que preferem a ideia de transformar os edifícios existentes.

Kaya Design. Cortesia de LACMA Not LackMA
Kaya Design. Cortesia de LACMA Not LackMA

É evidente que o público amante da arte e da arquitetura considera que os planos do LACMA carecem muito do espaço necessário para honrar a coleção enciclopédica do museu. [...] Ao contrário do processo fechado do LACMA, queríamos que o público – os contribuintes do condado de Los Angeles – expressasse sua opinião sobre um projeto que reduz o espaço para exposições e cria um buraco orçamentário para o condado no momento em que os serviços essenciais carecem de fundos. - Joseph Giovannini, copresidente da The Citizens’ Brigade to Save LACMA.

Cortesia de LACMA Not LackMA
Cortesia de LACMA Not LackMA

A pesquisa também destaca que 50% dos entrevistados concordam que os edifícios existentes “deveriam ter sido preservados” ou “reformados, atualizados e usados como base para a ampliação do museu”. Além disso, 35% disseram não se importar com a reutilização das edificações existentes e preferem um novo edifício, desde que este seja grande o suficiente para conter as coleções. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Projeto de Peter Zumthor para o LACMA recebe apenas 5% de aprovação do público" [Recent Poll Shows that Only 5% Approve Zumthor LACMA Scheme] 03 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940676/projeto-de-peter-zumthor-para-o-lacma-recebe-apenas-5-percent-de-aprovacao-do-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.