UNStudio projeta masterplan sustentável para ilha na Coreia do Sul

UNStudio projeta masterplan sustentável para ilha na Coreia do Sul

O escritório holandês UNStudio projetou recentemente um masterpla para a Ilha de Gyeongdo, um novo destino de turismo sustentável na Coréia do Sul. Movidos pela natureza, os edifícios e espaços públicos de 470.000 m2 estão centrados nas qualidades de um ambiente verde.

UNStudio projeta masterplan sustentável para ilha na Coreia do Sul - Mais Imagens+ 6

Cortesia de Plomp

Elaborado a partir de diretrizes de resiliência, o projeto contrasta com a maioria das cidades coreanas, oferecendo um ambiente onde natureza e cultura coexistem em harmonia. 

Inspirado no jardim coreano, o masterplan mescla diferentes tipologias de ambientes naturais e artificiais. A diversidade de paisagens busca refletir o conceito de jardim de formas variadas, específicas para cada edifício que será construído. Além disso, o projeto conta com uma exuberante floresta que oferece aos visitantes “uma paisagem dinâmica e mutável". 

Cortesia de Plompmozes

Localizada na parte sul da península coreana, a 2 km da costa da cidade de Yeosu, a ilha está completamente integrada ao ecossistema aquático e terrestre. O novo empreendimento “oferece um rico programa de comodidades, atividades e infraestrutura, incluindo, entre outros, um hotel, villas privativas, apartamentos de veraneio, um parque aquático, um shopping center e uma marina". 

Cortesia de UNStudio

Com foco em design sustentável, o masterplan e o projeto das edificações seguem tanto estratégias passivas como ativas. “Considerando a orientação para o maior ganho solar, um zoneamento compacto e denso para eficiência nos investimentos em infraestrutura, e estratégias de bio-arquitetura, o projeto reúne qualidades de sustentabilidade e resiliência”.

Cortesia de UNStudio

O masterplan conta com três bairros distintos: o Gyeongdo Gateway, o Sunrise Waterfront e o Sea Breeze Coast. O primeiro consiste na entrada principal da ilha e conta com um porto, uma estação de teleférico, uma marina e uma ponte. O Sunrise Waterfront constitui a principal zona de lazer, com hotéis, apartamentos, villas privativas, um parque aquático e uma praia artificial. O Sea Breeze Coast, por sua vez, faz parte da área mais isolada e protegida da ilha, e recebe um hotel 5 estrelas e um conjunto de residências.

Cortesia de UNStudio
Cortesia de UNStudio

  • Cliente: YKDevelopment, Ltd.
  • Projeto: UNStudio
  • Estratégia econômica: Saskia Leenstra (NL), LDP (UK)
  • Comunicação digital: squint/opera (UK)
  • Paisagimo: Or/Else (NL)
  • Gestão de recursos hídricos: Nelen & Schuurmans (NL)
  • Tráfego:MIC (IT)
  • Visualizações: Plomp (NL), Flying Architecture (CZ)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "UNStudio projeta masterplan sustentável para ilha na Coreia do Sul" [UNStudio Designs Gyeongdo Island, a new Sustainable Leisure Destination in South Korea] 01 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940596/unstudio-projeta-masterplan-sustentavel-para-ilha-na-coreia-do-sul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.