UNStudio conclui obras de reforma da sede da Hanwha em Seul

O UNStudio acaba de concluir as obras de reforma da sede da Hanwha em Seul, enquanto a edificação permaneceu totalmente ocupada. As operações de reforma criaram um estabelecimento moderno que atende aos requisitos atuais de sustentabilidade.

UNStudio conclui obras de reforma da sede da Hanwha em Seul - Mais Imagens+ 14

Cortesia de UNStudio

Hanwha, líder mundial no mercado de painéis solares, decidiu por considerações ambientais remodelar seu prédio existente, localizado no Cheonggyecheon em Seul, em vez de demolir a estrutura e construir um novo edifício. Projetado pelo UNStudio em colaboração com Arup (consultor de sustentabilidade e fachada), Loos van Vliet (paisagista) e agLicht (consultoria de iluminação), o projeto resultou na criação de “clima interno saudável, um programa extremamente flexível e uma fachada completamente nova geradora de energia com painéis solares integrados”.

Cortesia de UNStudio

A sede de 57.696 m2 permaneceu completamente funcional em todas as operações de reforma da fachada, do interior dos espaços comuns, dos saguões, dos espaços de reunião, das áreas de auditório e do executivo, além do paisagismo. De fato, “por meio de um método eficiente de construção, UNStudio e Hanwha também foram capazes de garantir que os funcionários pudessem continuar trabalhando no edifício durante a reforma”. Três andares foram reformados por vez, tanto no interior quanto na sua fachada.

Cortesia de UNStudio

Expressando a identidade e as ambições do Grupo Hanwha, o desenho do edifício foi "guiado pelo entorno, influenciado pela natureza e impulsionado pelo meio-ambiente", criando um conceito de fachada sensível que melhora o espaço interno e reage ao programa e à localização. Na verdade, “variando a localização dos painéis da fachada, são criadas várias aberturas relacionadas ao programa”. Além disso, a fachada norte se abre para permitir a luz do dia, enquanto a fachada sul é mais opaca, devido ao impacto do sol na carga de calor do edifício.

Cortesia de UNStudio

Por meio de um gesto redutivo e integrado, o desenho da fachada da Hanwha HQ implementa sistemas totalmente inclusivos, que impactam significativamente o clima interior do edifício, melhoram o conforto do usuário e garantem altos níveis de sustentabilidade e acessibilidade. Por meio de estratégias de design totalmente integradas, as fachadas de hoje podem fornecer envoltórios responsivos e performativos que reagem contextualmente e conceitualmente ao ambiente local, enquanto determinam simultaneamente as condições interiores. - Ben van Berkel

Cortesia de UNStudio
Cortesia de UNStudio

  • Equipe do UNStudio: Ben van Berkel, Astrid Piber com Ger Gijzen, Marc Salemink, Sontaya Bluangtook e Martin Zangerl, Hyoseon Park, Gabriele Decandia, Andrea Wong, Daniele de Benedictis, Luke Tan, Jooyoun Yoon, Nina Soltani, Albert Gnodde, Shuang Zhang, Alberto Yi-Ju Tseng Philip Knauf Martinez
  • Consultoria local e arquiteto executivo: Gansam Partners
  • Consultoria paisagística: Loos van Vliet, Haarlem
  • Consultoria de fachadas e sustentabilidade: ARUP Hong Kong
  • Consultoria de iluminação interior e fachada: AG Licht, Colônia

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "UNStudio conclui obras de reforma da sede da Hanwha em Seul" [UNStudio Completes Remodeling Works of the Hanwha HQ in Seoul] 07 Mai 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938749/unstudio-conclui-obras-de-reforma-da-sede-da-hanwha-em-seul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.