Portal GeoSampa disponibiliza mapa de toda a cidade de São Paulo em 3D

A Prefeitura de São Paulo acaba de disponibilizar a cartografia 3D de toda a cidade no Portal GeoSampa. A nova ferramenta possibilita visualizar edificações, árvores, obras de engenharia, entre outras geometrias, tridimensionalmente no mapa. O conteúdo também está disponível para download.

A publicação do Modelo Digital de Superfície (MDS) permitirá que servidores municipais, pesquisadores, urbanistas e interessados em geral realizem estudos aplicados, além de desenvolver soluções para o município. É possível, por exemplo, analisar a disposição de redes de energia em relação às árvores de uma rua ou praça, de modo a otimizar as atividades de manutenção e zeladoria; verificar as áreas mais ou menos verticalizadas, onde há vegetação urbana; consultar os diferentes padrões de ocupação e outras características da cidade.

Os dados foram obtidos por meio de aerolevantamento realizado entre maio e julho de 2017 pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano, Fazenda e Verde e Meio Ambiente. Trata-se do segundo produto obtido a partir da tecnologia de laser, – também conhecida como LiDAR (Light Detection and Ranging) – que não apresenta apenas uma imagem de satélite ou fotografia área do território, mas uma representação geométrica de alta resolução da cidade.

Como consultar e baixar o mapa 3D? 

Para visualizar o levantamento LiDAR 3D, acesse o Portal GeoSampa, clique no ícone LiDAR 3D, localizado na barra vertical à esquerda, selecione a área desejada no mapa e escolha MDS (Modelo Digital de Superfície) ou MDT (Modelo Digital de Terreno). Por fim, clique em visualizar para abrir uma nova aba de seu navegador e veja o modelo 3D da área escolhida.

Os arquivos também estão disponíveis para download em formato LAZ (LAS compactado), tendo precisão na ordem de 10cm e densidade média de 10 pontos/m2.  Para baixá-los, clique em “Download de Arquivos” e selecione o tipo MDS. 

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Portal GeoSampa disponibiliza mapa de toda a cidade de São Paulo em 3D" 02 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938497/portal-geosampa-disponibiliza-mapa-de-toda-a-cidade-de-sao-paulo-em-3d> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.