Mecanoo vence concurso internacional para projetar o Senezh Management LAB na Rússia

O escritório holandês Mecanoo foi contemplado no concurso internacional de arquitetura para o desenvolvimento do Senezh Management LAB. O masterplan ganhador destaca uma arquitetura que responde aos seus arredores e gera um ambiente rico com uma variedade diversificada de funções e espaços.

Mecanoo vence concurso internacional para projetar o Senezh Management LAB na Rússia - Mais Imagens+ 4

Cortesia de Mecanoo

O projeto apresenta três funções principais organizadas em regiões: zona de ensino, o parque e a zona à beira-mar. O projeto vencedor é enquadrado pela paisagem natural e incluí salas de aula, uma biblioteca moderna, um jardim de inverno, salas de seminários e apartamentos. O projeto reúne diferentes tipos de espaços sob uma única cobertura de madeira, aumentando a eficiência energética do edifício. O edifício reúne futuros especialistas, professores e convidados do campus, com uma abordagem que gerou uma forte identidade para o Senezh Management LAB.

Cortesia de Mecanoo

O edifício principal do campus, “Agora-Senezh”, fica localizado no centro da zona de aprendizado e foi imaginado como o local de encontro principal. Nomeada a partir da Ágora grega, o principal local de discussão e troca de idéias na cidade, a estrutura foi concebida com os mesmos princípios, fornecendo “uma nova geração de edifícios educacionais que facilitam novos tipos de estilos de aprendizagem, promovendo a comunidade, a pluralidade e a diversidade.”

Cortesia de Mecanoo

Pensado como um único ambiente, “um abrigo para a aprendizagem e um catalisador para o progresso”, sem hierarquia ou transição, o Agora-Senezh conecta todas as atividades que ocorrem no campus. Incentivando o desenvolvimento de idéias, “a vida do campus estará concentrada na Ágora, promovendo encontros entre estudantes, funcionários, professores e convidados”. Espaços educacionais compactos e flexíveis acomodam configurações modernas de estudo. Colocadas no nível do solo, as salas de aula também promovem a máxima interação e o contato humano.

Cortesia de Mecanoo

Por outro lado, o parque oferece uma ampla variedade de atividades ao ar livre e recreativas, com ciclovias, trilhas para caminhadas, campos esportivos, além de uma sala de concertos, pista de dança, cinema ao ar livre e pavilhões. Um programa temporário para o parque visa manter o espaço ocupado durante todo o ano. Neste projeto, a arquitetura e a experiência de aprendizado se expandem em direção ao parque, integrando o componente natural ao campus.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Mecanoo vence concurso internacional para projetar o Senezh Management LAB na Rússia" [Mecanoo Wins International Competition to Design the Senezh Management LAB Campus in Russia] 30 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938401/mecanoo-vence-concurso-internacional-para-projetar-o-senezh-management-lab-na-russia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.