ODA projeta bairro jardim na orla de Chengdu, China

O escritório ODA, de Nova Iorque, foi convidado a participar de um novo plano diretor para a cidade de Chengdu, na China, e propôs um empreendimento de 70 mil metros quadrados com um programa diversificado, composto por quatro torres residenciais, um parque comercial de varejo e espaços verdes. Segundo os arquitetos, o projeto é um experimento urbano que pretende reorganizar as prioridades no domínio público.

ODA projeta bairro jardim na orla de Chengdu, China - Imagem 2 de 9ODA projeta bairro jardim na orla de Chengdu, China - Imagem 3 de 9ODA projeta bairro jardim na orla de Chengdu, China - Imagem 4 de 9ODA projeta bairro jardim na orla de Chengdu, China - Imagem 5 de 9ODA projeta bairro jardim na orla de Chengdu, China - Mais Imagens+ 4

ODA projeta bairro jardim na orla de Chengdu, China - Imagem 2 de 9
Cortesia de Filippo Bolognese Images

Desenvolvido para desafiar a tipologia tradicional da rua voltada para o transporte motorizado, o projeto inclui pontos de conexão intermodais para balsas, bicicletas, pedestres e veículos. Os espaços comerciais são organizados em um ciclo contínuo para envolver a comunidade, ao passo que a experiência na escala da rua permite o engajamento entre espaços abertos e internos. 

ODA projeta bairro jardim na orla de Chengdu, China - Imagem 3 de 9
Cortesia de Filippo Bolognese Images

No nível do solo, a arquitetura se mescla com a agricultura urbana, coberturas verdes, pátios e recursos hídricos, enquanto que o nível mais baixo se conecta aos canais de água, bares, clubes e vida noturna. Os escritórios e residências são projetados com acesso externo direto, incluindo escadas externas, áreas de estar sombreadas e jardins comunitários. 

ODA projeta bairro jardim na orla de Chengdu, China - Imagem 4 de 9
Cortesia de Filippo Bolognese Images

Eran Chen, fundador do escritório, comentou: "Nós nos esforçamos para criar mais intimidade nas comunidades através de projetos que ofereçam um equilíbrio entre interior e exterior, onde possamos instituir tecnologias que promovam a saúde e o bem-estar e criar uma comunidade que pareça culturalmente autêntica e, no entanto, universal. Esse desenvolvimento oferece uma oportunidade de testar novas formas de arranjos urbanos que não são possíveis em áreas metropolitanas estabelecidas. Exige inovação, criando um bairro onde as muitas peças se encaixam de um modo novo."

Via ODA

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "ODA projeta bairro jardim na orla de Chengdu, China" [ODA Designs Tiered Garden Complex as its First Project in China] 17 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937587/oda-projeta-bairro-jardim-na-orla-de-chengdu-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.